O Fazedor de Cercas – Floro freitas de Andrade

Wook.pt - O Fazedor de Cercas

Livro Físico

Floro Freitas de Andrade nasceu em 1933 em Rio Grande do Sul, no Brasil

Nesta história vamos até à China Antiga, há mais de três mil anos atrás. Aqui encontramos um fazedor de cercas de bambu, um homem simples que pouco parece saber de excepcional, mas que acaba por dar mostras de uma grande sabedoria. Um livro sobre o Tao, num tempo em que ainda não se conhecia o Tao.

Comprei este livro há vários meses na Feira do Livro de Lisboa, que no ano passado foi em Setembro (ver bookhaul) e ele tem estado por aqui. Agora peguei-lhe e… que decepção.

Não me interpretem mal. Acredito sinceramente que o livro não é mau de todo. Há uns anos atrás, digo-vos, eu teria adorado esta leitura. Mas agora, lendo hoje, tenho de admitir que nem sequer a terminei.

Este é um livro que pretende ser uma lição sobre a vida e as nossas relações uns com os outros e tudo o que isso engloba. É um livro que pretende ensinar e não esconde isso. A história está lá, mas é pouca, escassa e passa longe de ser o objectivo. O objectivo é ensinar e quase posso dizer que não há uma única linha nesta obra que não pretenda levar-nos a uma aprendizagem.

Filosófico, quase poético, quase inspirador mas a mim em particular admito que não me acrescentou nada. Soa, diria eu, quase a um livro de auto-ajuda. Fraquinho, um bocado fraquinho.

Não recomendo. 1*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s