Vinte livros infanto-juvenis para falar sobre preconceito

As crianças são o futuro, segundo se diz. Ora, para que o futuro se possa basear na igualdade e respeito, convém ensinar-lhes desde cedo esses valores, não é?

Hoje, trazemos uma lista com vinte livros infanto-juvenis que prometem vir desmistificar muitos preconceitos. Querem saber quais são?

Três com Tango – Justin Richardson e Peter Parnell

Wook.pt - Três com Tango

Livro na Wook

Na casa dos pinguins havia dois pinguins que eram um bocadinho diferentes. Um chamava-se Roy e o outro chamava-se Silo. Roy e Silo eram dois rapazes, mas faziam tudo juntos. Faziam vénias um ao outro. Caminhavam juntos. Cantavam um para o outro. E nadavam juntos. Onde quer que Roy fosse, Silo também ia…
Três com Tango é a história verdadeira de um invulgar casal de pinguins-de-barbicha que, graças ao seu tratador do Zoo do Central Park em Nova Iorque, pôde ter um filhote. Rob Gramzay, depois de observar as suas tentativas infrutíferas para chocar uma pedra, colocou-lhes um ovo no ninho, contribuindo para que assim nascesse Tango, o primeiro pinguim-fêmea a ter dois pais. Este livro infantil inaugural de Justin Richardson e Peter Parnell foi um êxito e, desde a sua publicação em 2005, já arrecadou vários prémios; apesar de também ter sido censurado pelo setor conservador, opositor aos novos modelos de família. A história combina texto informativo e literário num perfeito equilíbrio. As ilustrações expressivas cumprem uma função descritiva, com imagens realistas e algumas composições em formato de vinheta para representar a passagem do tempo.

O Jaime é uma Sereia – Jessica Love

Wook.pt - O Jaime é uma Sereia

Todos os sábados de manhã, o Jaime vai com a avó à natação. Mas no dia em que vê três mulheres vestidas de sereias no metro, tudo muda. O Jaime fica maravilhado. Quando chega a casa, só consegue pensar numa coisa: tornar-se também ele uma sereia. Mas o que irá dizer a avó? Belo e terno, o livro de estreia de Jessica Love é uma maravilhosa celebração da individualidade e uma vitória do amor incondicional.

Oliver Button é uma Menina – Tomi DePaola

Wook.pt - Oliver Button é uma Menina

Livro na Wook

Publicada em 1979, esta obra, que aborda os estereótipos e preconceitos de género, é tão atual e necessária como então. Oliver Button, vítima de bullying na sua escola por parte dos rapazes, pelo facto de não gostar de jogar à bola, nem de os acompanhar; mas apoiado pelas raparigas e incentivado pela sua professora de dança e pelos pais, apesar de uma certa relutância inicial, provará, ao não desistir dos seus sonhos, que é na verdade um cantor, um dançarino, um artista e muito mais… uma estrela, como todos reconhecerão no final.

Uma Grande Família – Elisenda Roca e Rocio Bonilla

Wook.pt - Uma Grande Família

Livro na Wook

Vai haver uma festa no bairro e há muito para fazer e preparar. As famílias juntam-se para se ajudarem e há um grande reboliço no ar. «Estás a ver? Somos diferentes, somos únicos, somos de muitas cores. Mas numa coisa somos iguais: todos ajudamos e gostamos uns dos outros. Somos uma grande família!» Um livro sobre diferentes familias, diferentes etnias e, também, sobre o enorme valor da amizade.

Meninos de Todas as Cores – Luísa Ducla Soares

Wook.pt - Meninos de Todas as Cores

Livro na Wook

Esta colectânea de contos vive da variedade. Inclui histórias de índole tradicional, outras dos tempos modernos mas, entre todas, sobressai a que lhe dá o título: Meninos de Todas as Cores, que a OIKOS e a UNICEF adoptaram como base de uma campanha conjunta contra o racismo e a segregação. Foi ponto de partida para uma maleta pedagógica, diversas exposições e tem percorrido o país em teatro de marionetas.

Não Faz Mal Ser Diferente – Todd Parr

Wook.pt - Não Faz Mal Ser Diferente

Livro na Wook

O que nos individualiza e diferencia dos outros? Não faz mal ser adotado. Não faz mal andar sobre rodas. Não faz mal ter orelhas grandes. Usando palavras simples e ilustrações ousadas, este livro original e divertido vai ensinar aos mais pequenos que não faz mal ser diferente, muito pelo contrário!

Racismo e Intolerância – Louise Spilsbury

Wook.pt - Racismo e Intolerância

Livro na Wook

Por vezes, as crianças ouvem palavras nas notícias que não entendem e que as deixam preocupadas. Com ilustrações lindíssimas e uma linguagem acessível, Racismo e Intolerância procura responder às suas perguntas e oferecer soluções encorajadoras. O racismo e o preconceito existem ainda hoje na nossa sociedade. As crianças vivem estas situações, assistem a elas e perguntam-se como agir. Nunca é cedo demais para as ajudar a entender e a lidar com estas situações e para que saibam que podem fazer a diferença.

O Dia em que os Lápis Desistiram – Drew Daywalt

Wook.pt - O Dia em que os Lápis Desistiram

Livro na Wook

Os lápis de cor também se zangam. O lápis preto está cansado de ser usado apenas para desenhar contornos, o azul já não aguenta pintar mais oceanos, e o amarelo e o laranja já nem sequer falam um com o outro, pois cada um reclama ser a verdadeira cor do sol. E agora? O que vai fazer o Duarte? Um livro que pretende, através de um história simples, ensinar às crianças que o mundo está repleto de cores e diversidade.

O Lobo que queria mudar de cor – Oriane Lallemand

Wook.pt - O Lobo que Queria Mudar de Cor

Livro na Wook

O lobo decide que está na hora de mudar de cor. Mas será fácil? Verde, vermelho ou amarelo, são apenas algumas cores que o lobo vai experimentar até perceber que é especial ser-se assim: apenas um lobo. Um livro que se propõe ensinar as crianças a gostarem delas próprias, tal como são.

O Meu Amigo Zeca Tum-Tum – José Fanha

Wook.pt - O Meu Amigo Zeca Tum-Tum

Livro na Wook

E tudo começou num grande encontrão. A minha história e a do Zeca começou assim mas antes de terminar muita coisa vai acontecer porque a minha escola é um mundo onde habitam alunos muito diferentes, eu, o Zeca, o Pirapóra, o Tiago Ping-Pong, a Maria Sarabandovitch e ou outros, muitos outros, todos diferentes e todos iguais… uma história fantástica cheia de voltas e reviravoltas onde José Fanha nos conta, como só ele sabe fazer, uma história que se podia passar  em qualquer escola do nosso país.  Com a globalização e as suas implicações raciais, culturais e socioeconómicas, a interculturalidade ganhou uma dimensão acrescida e tem na Escola e nos seus agentes um meio efectivo de aplicação. O que se pretende transmitir é a necessidade de uma sociedade sem “diferenças”, onde haja espaço para todos, sem qualquer tipo de discriminação. Com “O Meu Amigo Zeca Tum Tum”, conceitos como igualdade, tolerância ou cidadania global deixam de ser abstracções para os jovens – são realidades que eles conhecem de todos os dias.   

És Importante – Christian Robinson

Wook.pt - É Importante

Livro na Wook

Qual é coisa, qual é ela que não se mede em cm ou percentis, nem se avalia de satisfaz a muito bom? Somos nós, és tu, sou eu. Somos importantes porque existimos e todas as vidas fazem a diferença. Em casa, na escola, no mundo… Vamos começar? Grande ou pequeno. O último e o primeiro. Lá longe ou aqui perto. És importante. Podes às vezes sentir-te só e achar que não és capaz. Mas és importante. Mesmo se caíres e tiveres de começar tudo outra vez…
Um novo álbum de Christian Robinson, ilustrador de OUTRO e GASTON, para dizer a todas as crianças: tu és importante.

Outro – Christian Robinson

Wook.pt - Outro

Livro na Wook

E se… encontrasses uma outra perspectiva? Descobrisses um outro mundo? Conhecesses um outro eu? O que farias? Outro transporta-nos para uma Alice num país das maravilhas para mais pequenos. Um lugar só de crianças, de brincadeiras e de passeios fora de horas.

Endireita-te – Rémi Courgeon

Wook.pt - Endireita-te

Livro na Wook

Adjoa, endireita-te! Em Djougou, para que uma menina cresça, põem-lhe coisas na cabeça: café, feijão, bananas, sonhos, jerricãs e até segredos difíceis de guardar. E é de dentes cerrados e cabeça erguida, como lhe ensinaram, que Adjoa nos diz como foi pesando cada objecto, cada gesto e sentimento, desde pequenina a crescida. Uma história contada em jeito poético e inusitado, que nos mostra como se podem transformar objectos de dor em actos de amor.

Há Classes Sociais – Equipo Plantel

Wook.pt - Há Classes Sociais

Livro na Wook

Todos os homens são iguais. Mas há coisas que os tornam desiguais: a força, o poder, o dinheiro e a cultura. Este livro fala-nos de dominantes e dominados, de ricos e pobres, das classes alta, média e trabalhadora, e de como todos eles vivem e vêem o mundo de maneira diferente. Nos últimos anos, as diferenças entre ricos e pobres aumentaram. Como podemos traçar um futuro mais justo?

O Estranho – Kjell Ring

Wook.pt - O Estranho

Livro na Wook

Um rei e o seu povo vivem em paz até ao dia em que a chegada de um estranho deixa o país numa grande agitação. Ele não se parece com eles. Na verdade, este estranho parece ser tão diferente que as pessoas encontram grande dificuldade em falar com ele, optando pelo caminho fácil da suspeição num cenário infelizmente já familiar: guardas, políticos ignorantes, a ameaça da força militar… O Estranho, novamente relevante nos nossos dias, é uma pequena história repleta de grandes temas, e que celebra de forma esperançosa o triunfo da aceitação e da empatia sobre a ignorância e o preconceito.

Malala, a Menina que Queria ir à Escola
Adriana Carranca

Wook.pt - Malala, A Menina Que Queria Ir à Escola

Livro na Wook

A história emocionante de uma criança na sua luta pelo direito à educação. A ocupação talibã da sua região natal impôs às mulheres a proibição de frequentarem o ensino e Malala, na altura uma menina de 12 anos, não se conformou. Esta é a história da vida inspiradora de Malala, onde se explica aos mais jovens os acontecimentos e como a coragem de uma menina pode, de facto, mudar o mundo.

Rosa Rebuçado – Adelia Turin

Wook.pt - Rosa Rebuçado

Livro na Wook

Pascoalina e outras elefantinhas vivem isoladas num jardim de anémonas e peónias – o seu alimento para conseguir um aspeto físico caracterizado pela cor de rosa rebuçado da sua pele, que reforçam com sapatos, laços e rendas do mesmo tom. Todas cumprem as expetativas dos seus pais, exceto ela, que sofre as reprovações dos seus progenitores ate ao momento em que estes desistem que ela seja como as demais. Sob esta história fabulada, subjazem questões como a superficialidade do culto pela imagem, ou a crítica a uma sociedade que predestina o futuro dos seus indivíduos e os classifica em função do seu género. Porem, “Rosa Rebuçado” e sobretudo um canto a liberdade e a igualdade, realçado pelas ilustrações de Nella Bosnia, que potenciam a mensagem do texto a base de figuras realistas e cores vivas.

Teodorico e as Mães Cegonhas – Ana Zanatti

Wook.pt - Teodorico e as Mães Cegonhas

Livro na Wook

A Cegonha Branca e a Cegonha Rosa eram muito, muito amigas. Certo dia, ao sobrevoarem a cidade, encontraram um bebé abandonado. Generosas e protectoras como são as cegonhas, nem pensaram duas vezes: levaram o menino para o seu ninho. Viviam felizes os três, num ninho muito confortável no ramo mais alto da Árvore dos Sorrisos e tinham amigos espalhados pelo mundo graças às viagens que faziam todos os anos na época das migrações. Mas um dia, ao regressarem à floresta onde habitavam, aconteceu uma desgraça terrível e o Teodorico assim fora baptizado o menino foi separado das suas mães adoptivas. Esperavam-no dias muito difíceis, mas uma esperança pequenina veio espreitar-lhe à janela Vem também espreitar esta história emocionante que te vai fazer voar muito alto.

Um Dia na Vida de Marlon Bundo –  Marlon Bundo e Jill Twiss

Wook.pt - Um Dia na Vida de Marlon Bundo

Livro na Wook

O programa vencedor dos Emmys, “Last Week Tonight com John Oliver” apresenta um livro infantil ilustrado, sobre um coelhinho muito especial que se apaixona por outro coelhinho. Conhece o Marlon Bundo, um coelhinho solitário que vive no Observatório Naval com o seu avô – o Vice-Presidente dos Estados Unidos da América. Mas, num Dia Muito Especial, a vida do Marlon está prestes a mudar para sempre… Com uma mensagem de tolerância e respeito pela diferença, este livro infantil fala-nos sobre a importância do amor, a amizade e a democracia. Doce, divertido e magistralmente ilustrado, este livro é dedicado a todos os coelhinhos que se sentiram diferentes.

Um Crocodilo de Vestido – Jeanne Willis

Wook.pt - Um Crocodilo de Vestido!

Livro na Wook

O Alfredo encontrou um vestido perdido e ao vesti-lo sentiu-se maravilhosamente. Mas, nesse momento, umas hienas maldosas viram-no e começaram a gozar com ele. Atrapalhado, o Alfredo diz que está apenas a preparar-se para um espetáculo no qual será a estrela. A verdade é que não havia espetáculo nenhum, mas agora elas iam espalhar a novidade a toda a gente, incluindo ao pai do Alfredo — um crocodilo motoqueiro, de aspecto masculino e feroz. O Alfredo fica apavorado… o que irá o pai dizer quando o vir assim vestido? Será que já não gostará mais dele? Será que lhe dará um fanico? Uma fabulosa e divertida histo´ria sobre sermos nós próprios, inclusão e respeito pela diferença.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s