Receituário Literário [1]

Eu não sou muito apologista disto de Biblioterapia. Acho que pode ser útil sim, se aplicada pelos profissionais adequados (psicólogos!!) mas fora isso acho que não só é relativamente inútil como se pode tornar bastante perigosa.

Ainda assim resolvi vir aqui fazer esta brincadeira, mas é mesmo só em jeito de brincadeira. Quero deixar bem claro, antes de mais, que se o seu problema é sério, então deve consultar um profissional, não um qualquer biblioterapeuta sem a devida formação (há muitos).

E agora vamos lá aos livros para “curarem” os seus males! 😉

Comer, Orar, Amar – Elizabeth Gilbert

Wook.pt - Comer, Orar, Amar

Livro Físico

Sinopse: Aos 34 anos, Elizabeth Gilbert, escritora premiada e destemida jornalista da GQ e da SPIN, descobre que afinal não quer ser mãe nem viver com o marido numa casa formidável nos subúrbios de Nova Iorque e parte sozinha numa viagem de 12 meses com três destinos marcados: o prazer na Itália, o rigor ascético na Índia, o verdadeiro amor na Indonésia. Irreverente, espirituosa, senhora de um coloquialismo exuberante, Elizabeth não abandona um minuto a sua auto-ironia e conta-nos tudo acerca desta fuga desesperada ao sonho americano que começou no momento em que encontrou Deus.
Recomendado para: Males de amor, pouca vontade de viver e experimentar coisas novas, indecisão crónica.
Possíveis efeitos secundários: Vontade de viajar e abandonar tudo. É aconselhado ter cuidado e verificar bem as finanças pessoais antes de ceder.

Mulherzinhas – Louisa May Alcott

Wook.pt - Mulherzinhas

Livro Físico

Sinopse: Nesta obra conhecemos a história das quatro irmãs Meg, Jo, Beth e Amy e da sua mãe. Quando o pai delas parte para a guerra, numa época em que ainda são os homens o maior (senão o único) sustento de uma família, estas mulheres vêem-se a braços com sérias dificuldades financeiras. Ainda assim conseguem prosseguir sem nunca perder a vontade de viver, a alegria, a esperança e sem nunca desistirem dos seus sonhos.
Recomendado para: combater o egoísmo, a raiva, a ganância e o medo; criar e manter uma vida de princípios e honra.
Possíveis efeitos secundários: Sonhar acordado e criar mais ideais do que aqueles que se conseguem alcançar.

Lá, Onde o Vento Chora – Delia Owens

Wook.pt - Lá, onde o vento chora

Livro Físico

Sinopse: Kya tem apenas seis anos de idade quando vê a mãe sair de casa, com uma maleta azul e sapatos de pele de crocodilo, e percorrer o caminho de areia para nunca mais voltar. À medida que todas as outras pessoas importantes na sua vida a vão igualmente abandonando, Kya aprende a ser autossuficiente: sensível e inteligente, sobrevive completamente sozinha no pantanal a que chama a sua casa, faz amizade com as gaivotas e observa a Natureza que a rodeia com a atenção que lhe permite aprender muitas lições de vida. O isolamento em que vive durante tantos anos influencia o seu comportamento: solitária e fugidia, Kya é alvo dos mais cruéis comentários por parte dos moradores da pacata cidade de Barkley Cove. E quando o popular e charmoso Chase Andrews aparece morto, todos os dedos apontam na direção de Kya, a miúda do pantanal. É então que o impensável acontece.
Recomendado para: Stress citadino, ansiedade, vidas rotineiras, falta de curiosidade e de gosto pela aventura.
Possíveis efeitos secundários: Tristeza ligeira, gosto pela solidão, vontade de fugir para a natureza.

Para Onde Vão os Guarda-Chuvas – Afonso Cruz

Wook.pt - Para Onde Vão os Guarda-Chuvas

Livro Físico

Sinopse: O pano de fundo deste romance é um Oriente efabulado, baseado no que pensamos que foi o seu passado e acreditamos ser o seu presente, com tudo o que esse Oriente tem de mágico, de diferente e de perverso. Conta a história de um homem que ambiciona ser invisível, de uma criança que gostaria de voar como um avião, de uma mulher que quer casar com um homem de olhos azuis, de um poeta profundamente mudo, de um general russo que é uma espécie de galo de luta, de uma mulher cujos cabelos fogem de uma gaiola, de um indiano apaixonado e de um rapaz que tem o universo inteiro dentro da boca. Um magnífico romance que abre com uma história ilustrada para crianças que já não acreditam no Pai Natal e se desdobra numa sublime tapeçaria de vidas, tecida com os fios e as cores das coisas que encontramos, perdemos e esperamos reencontrar.
Recomendado para: Falta de poesia na vida, desesperança, xenofobia e falta de tolerância com o próximo.
Possíveis efeitos secundários: Espanto, choque e talvez um pouco de raiva ao terminar.

A Incrível Viagem do Faquir que Ficou Fechado num Armário Ikea
Romain Puértolas

Wook.pt - A incrível viagem do faquir que ficou fechado num armário Ikea

Livro Físico

Sinopse: Ajatashatru Larash Patel, faquir de profissão, que vive de expedientes e truques de vão de escada, acorda certa manhã decidido a comprar uma nova cama de pregos. Abre o jornal e vê uma promoção aliciante: uma cama de pregos a €99,99 na loja Ikea mais próxima, em Paris. Veste-se para a ocasião – fato de seda brilhante, gravata e o seu melhor turbante – e parte da Índia com destino ao aeroporto Charles de Gaulle. Uma vez chegado ao enorme edifício azul e maravilhado com a sapiência expositiva da megastore sueca, decide passar aí a noite a explorar o espaço. No entanto, um batalhão de funcionários da loja a trabalhar fora de horas obriga-o a esconder-se dentro de um armário, prestes a ser despachado para Inglaterra. Para o faquir, é o começo de uma aventura feita de encontros surreais, perseguições, fugas e aventuras inimagináveis, que o levam numa viagem por toda a Europa e Norte de África.
Recomendado para: Mau humor e falta de riso na vida, excesso de realidade, xenofobia e horizontes fechados.
Possíveis efeitos secundários: falta de vontade de voltar à realidade, vontade forte de viajar e mudar de vida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s