Criar um negócio pode ser um sonho de vida, mas a verdade é que não é nada fácil e, se não for bem pensado pode tornar-se num autêntico pesadelo. Por isso hoje trazemos cinco dicas reais para quem quer começar um negócio mas não sabe como o fazer. Vamos a isto?
1.
Teste, experimente
Acontece muito alguém ter uma ideia de negócio que lhe parece realmente excelente mas quando finalmente põe as mãos à obra percebe que…odeia aquilo. Um exemplo: há uns tempos uma amiga minha decidiu começar a fazer bolos decorados para vender. Ela adorava ver aqueles bolos lindíssimos nos programas de TV e nas páginas da internet e achava que também ia adorar fazê-los. Fez uns workshops, comprou todos os materiais e mais alguns que achou que iria precisar e quando foi pôr mãos à obra percebeu que não gostava nada daquilo. Por isso antes de investir tempo e dinheiro pense: isso é mesmo algo que se imagina a fazer a tempo inteiro? Ou dificilmente passará de um hobby onde gastará duas ou três horas por semana? Teste, experimente e se chegar à conclusão que isso não é para si não se preocupe: é sempre tempo de recomeçar, com novas ideias. Elas hão-de surgir.
2.
Investigue o mercado e defina o público alvo
O risco de criar um novo negócio já é, só por si, um enorme risco. Por isso não queira começar logo em grande, a vender cem coisas diferentes para todos os tipos de público. Comece pequeno. Defina um público alvo. Vale mais a pena investir em vender dois tipos de blusas de qualidade e, assim, definir o possível público alvo, do que querer partir logo para a abertura de uma loja com 50 tipos de blusas, 30 de calças e 20 de calções, onde as pessoas vão só ver e acabam por nunca comprar o suficiente para que você recupere o seu investimento. Mais para a frente, quando a venda dos dois tipos de blusas realmente estiver a render, pode optar por investir noutro e depois noutro. Mas com calma, pés e cabeça.
3.
A melhor publicidade é um cliente satisfeito
Marketing e publicidade são coisas muito importantes e fazem imensa diferença mas sabem qual é a melhor publicidade possível para qualquer negócio? Um cliente satisfeito! Por isso, nunca se esqueça, o cliente tem sempre (ou quase) razão. Quantos de nós já dissemos alguma vez “não volto lá” por ter sido mal atendido? Pois. Então já sabe, gentileza e simpatia, sempre!
4.
Estude
Até pode parecer fácil, mas a verdade é que montar um negócio não se baseia só em comprar a matéria prima, transformá-la e vender o produto final. Há mais, muito mais. É preciso legalizá-lo, ter os impostos em dia, definir uma estratégia de vendas, calcular o stock necessário, definir o público alvo e conhecer as suas necessidades, saber como e onde vender, criar uma estratégia de marketing atractiva… Por isso, antes de meter mãos à obra, pesquise e estude. Prepare-se.
5.
Seja auto-suficiente mas saiba delegar
No início, pode não ter orçamento para ter alguém a trabalhar consigo e, por isso, ter de fazer tudo sozinho. Não se assuste com isso. Tenha os pés assentes na terra, não entre em pânico e defina prioridades. Qualquer um é capaz, se realmente quiser, de criar um negócio. No entanto, prepare-se também para pedir e aceitar ajuda. Tenha férias e fins-de-semana. Não deixe de viver para viver apenas para o seu negócio ou vai acabar por endoidecer. Vai ter de despender muito tempo para que dê certo, sim, mas é preciso que exista sempre um equilíbrio na sua vida. Saiba alcançá-lo.