A Verdade sobre o Caso Harry Quebert – Joël Dicker

A verdade sobre o caso Harry Quebert eBook de Joël Dicker ...

Livro Físico

“Na pior das hipóteses, pensava eu simplesmente, ele é um homem, e os homens têm demónios. O problema consiste apenas em saber até que ponto se pode tolerar estes demónios.”

“Há pessoas que julgam amar-se e, então, casam-se. E depois, um dia, sem querer, sem se aperceberem, descobrem o amor. E sentem-se fulminadas. Naquele momento, é como se o hidrogénio entrasse em contacto com o ar: uma explosão fenomenal que devasta tudo. Trinta anos de casamento frustrado destruído num ápice, como se uma gigantesca fossa séptica levada à ebulição explodisse, salpicando tudo à sua volta.”  

No verão de 1975 algo de terrível acontece na pacata cidade de Aurora: Nola, uma jovem de 15 anos, desaparece sem deixar rasto. Trinta e três anos depois o seu corpo é descoberto, enterrado no quintal do famoso escritor Harry Quebert, que rapidamente é preso e se torna no principal suspeito da morte da jovem. É então que Marcus Goldman, também escritor, regressa a Aurora, para ajudar a repor a verdade e inocentar o seu velho amigo. Mas será Harry assim tão inocente?

Há bastante tempo que eu tinha vontade de ler este livro, mas a verdade é que ele era tão falado e havia tanto marketing em volta dele que eu ficava de pé atrás. Por vezes, quando isso acontece, a leitura acaba por se revelar uma verdadeira desilusão. Mas não foi, de todo, o que aconteceu aqui.

A verdade sobre o caso Harry Quebert é um livro bem grande, com as suas quase 700 páginas. Por isso a leitura acaba por estender-se durante algum tempo. Ainda assim, quando termina, damos por nós a não querer que tivesse terminado. Isso só pode significar que é um livro bom, não é?!

É um livro bem escrito, com personagens realistas e com que o leitor empatiza facilmente. Tem imensas personagens o que faz com que o caso se prolongue e traz várias reviravoltas inesperadas e emocionantes à história. É uma história tremendamente complexa e é incrível a maneira como o autor conseguiu escrever tudo aquilo e não deixar pontas soltas. Eu, pelo menos, não encontrei nenhuma. E para além do caso policial existe ainda, como pano de fundo, o processo criativo dos escritores o que, na minha opinião, é um toque maravilhoso para a história. E é, também, um livro profundo.

É claro que não consegui desvendar quem era o criminoso antes de isso ser claramente dito na história. Também há outras surpresas que nos deixam de queixo caído perto do final, embora aí eu já tivesse desconfiado de qualquer coisa.

Sem dúvida um livro que vale muito, muito a pena. Vou ler mais deste autor!

Muito recomendado! 5*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s