Hoje, trazemos uma lista com algumas revistas literárias que podem ler na internet e que vale bem a pena conhecer. Ora vejam lá…
Criada pela FNAC, a Estante define-se como uma revista “para viver fora da estante, sem limites de suporte”. Sobre livros, autores, ideias e ideais é uma das minhas preferidas. Embora eu prefira lê-la em papel o site também é bastante interessante e pode ser consultado em http://www.revistaestante.fnac.pt/ .
A Wook, como não podia deixar de ser, tem também o seu blog e a sua revista literária. O blog pode ser consultado em https://www.wook.pt/wookacontece/ e a revista pode ser obtida através de download gratuito. É um daqueles blogs que espreito regularmente para saber novidades literárias, apesar de não ser um dos mais actualizados. Ainda assim, vale a pena!
A revista Caliban é um projeto editorial coletivo, multi e interdisciplinar, formado por pessoas de vários países como Portugal, Brasil, Angola e Moçambique. Descobri esta revista recentemente mas, por enquanto, estou a gostar. Que me dizem?
Pode ser lida no link revistacaliban.net.
Esta é uma revista de origem brasileira, mas que ainda assim promete ser interessante também para quem vive deste lado de cá do oceano. Na sua descrição podemos ler “Fundada em 2010, a revista Pessoa firma-se como espaço de criação, experimentação e divulgação da literatura de língua portuguesa. Evoca um dos maiores poetas de todos os tempos numa proposta simples, que é a de promover a experiência de leitura literária, com todas as suas imbricações políticas e estéticas. Polifônica, divide-se em seções de ficção, poesia, crônica, crítica, tradução e ensaio que dão acesso a uma visão abrangente da produção literária atual. Apresenta obras de escritores – tanto consagrados quanto estreantes – de dicções e traços variados, numa clara valorização da pluralidade. Também é pioneira na articulação regular com autores de outros países de língua portuguesa, partilhando vários aspectos da herança comum dada pela língua e se constituindo num importante acervo da literatura contemporânea lusófona.” Pode ser lida no link www.revistapessoa.com/.