Lançamentos literários debaixo de olho [Junho 2020]

Hoje voltamos para mais um lançamentos literários debaixo de olho, para vos mostrar o que nos despertou a atenção para o mês de junho. E vamos ser sinceros, este mês há muitos lançamentos literários que merecem destaque! Vejam lá se não é verdade…

O Carteiro de Auschwitz – Joe Rosenblum

Wook.pt - O Carteiro de Auschwitz

O Carteiro de Auschwitz é a história verdadeira de um adolescente a quem tentaram roubar a vida e os sonhos. Apanhado no turbilhão do Holocausto, este jovem sobreviveu a uma sequência de dramas tão angustiantes que se torna difícil aceitá-los como factos reais. Uma confiança inabalável, uma bondade sem limites, um exemplo perfeito de bravura e caráter. Joe Rosenblum era ainda criança quando assistiu à invasão nazi da sua pequena cidade na Polónia. Foi por pouco que escapou à execução em massa de que foi vítima o irmão. Joe mudou-se primeiro para uma quinta, onde trabalhou, e cujos proprietários o protegeram e o ajudaram a prover o sustento da família durante algum tempo. Depois, viu-se obrigado a refugiar-se junto de ex-prisioneiros russos. a sua inacreditável jornada de sobrevivência começa após ser capturado pelos alemães. O mensageiro secreto que sobreviveu ao campo de concentração mais terrível da história. Inteligente, criativo e extremamente pragmático, Joe desafiou a morte, transportou a esperança e deu um exemplo perfeito de humanidade, otimismo e perseverança. com uma bondade sem limites, ele entregou mensagens secretas aos prisioneiros, salvou crianças da câmara de gás e devolveu a luz e a esperança ao coração dos homens num dos períodos mais terríveis da história mundial. Uma poderosa mensagem de fé e esperança na humanidade.

 

A Ilha – Ragnar Jónasson

Wook.pt - A Ilha

Ellidaey é uma ilha islandesa completamente isolada do mundo exterior, de uma paisagem bela e implacável. Mas é também um bom lugar para fazer alguém desaparecer. Quando um grupo de quatro amigos decide passar um fim de semana num antigo pavilhão de caça daquela ilha, um deles não regressa com vida. A inspetora Hulda Hermannsdóttir é chamada a investigar o caso, acabando por descobrir que, dez anos antes, outra morte ocorreu dentro do mesmo grupo de amigos, lançando a suspeita de que poderá haver ligação entre os dois trágicos acontecimentos. Num lugar inóspito e de uma escuridão inexorável, Hulda está determinada a descobrir e a revelar os segredos que se escondem por detrás da tenebrosa ilha, ao mesmo tempo que ilumina o seu próprio passado sombrio.

 

Os Pilares do Céu – Tom Pugh

Wook.pt - Os Pilares do Céu

No início do século XV, a vida na Europa era sustentada por um sistema de crenças que se manteve inalterado durante milhares de anos. O longo monopólio da Igreja sobre o conhecimento foi apenas quebrado na primeira metade do século, quando se redescobriu os trabalhos de Lucrécio e Platão. As ideias contidas nas suas obras desempenharam um papel fundamental na libertação de uma espantosa onda de pensamento novo conhecida como a Renascença, que conduziu ao colapso da visão do mundo promovida e refinada pela Igreja Cristã durante o milénio anterior. Quando Isabel I foi coroada rainha de Inglaterra, a Europa católica não demonstrou muita preocupação com a súbita aparição de uma monarca protestante no trono de Inglaterra. Porém, à medida que os meses se transformaram em anos, os governantes da Europa católica começaram a ficar impacientes…
Uma complexa teia de intrigas adensa-se. Em Londres, o chefe dos espiões suspeita de um traidor no Conselho Privado da Rainha Isabel. Em França, um médico ilustre é mantido num lugar secreto e forçado a produzir falsificações que podem desencadear uma guerra. Em Roma, o Papa prepara a excomunhão da Rainha. Rumores selvagens e apocalípticos adiantam-se – um Evangelho perdido nas mãos de Cristo, rainhas hereges, profetas prisioneiros… Apenas uma coisa parece estar certa: a guerra está a chegar e um inferno profano ameaça consumir toda a Europa.

 

Consciência Quântica – Amir Goswami

Wook.pt - Consciência Quântica

As inquietações da vida moderna e a nossa própria condição humana acabaram por exigir e provocar o surgimento de uma nova visão do mundo, unificadora, que busca a integração de mente e espírito na ciência. Desta forma, edificou-se um novo paradigma científico, focado na ideia de que a consciência (não a matéria) é o substrato de tudo o que existe. Há mais de duas décadas que Amit Goswami, um dos principais líderes espirituais da atualidade, se dedica a difundir uma nova visão do mundo, a consciência quântica. A Física Quântica é aqui muito mais do que uma disciplina académica. É a chave para a compreensão da nossa existência. Recorrendo a uma visão que integra ciência e espiritualidade, este livro transformador faz uso dos princípios quânticos para explicar pensamentos, sentimentos e intuições; sonhos; carma, morte e reencarnação; evolução e propósito, entre outros temas cruciais, para que entendamos, afinal, quem somos. A física quântica não é apenas o futuro da ciência, é também a chave para a interpretação e compreensão do universo, de Deus, da consciência, da vida, da morte e do sentido da existência.

 

O Livro do seu bebé – Hugo Rodrigues

Wook.pt - O Livro do seu Bebé

É nos primeiros 1000 dias do bebé — que correspondem aos nove meses de duração média de uma gravidez mais os dois primeiros anos de vida — que ocorre a maior parte do crescimento e desenvolvimento corporal da criança e se estabelecem as bases para o seu estado de saúde, crescimento e desenvolvimento intelectual. Neste livro, o pediatra Hugo Rodrigues – presença frequente na TV e na imprensa, para além de autor do site de pediatria mais visitado do país – revela como lidar da melhor maneira com esse período crucial. Começando pelos cuidados a ter ainda durante a gravidez, passando por orientações adaptadas às diferentes idades do bebé acerca da alimentação, sono, higiene, segurança e desenvolvimento cognitivo, esta obra de referência é um guia completo e abrangente que procura responder às principais preocupações dos pais.

 

D. Manuel I – Isabel Stilwell

Wook.pt - D. Manuel I - Duas Irmãs para um Rei

Uma história fascinante de um homem que não nasceu para ser rei, que chegou ao trono depois de ver morrer o sobrinho e ver assassinar o irmão e o cunhado. Isabel, viúva de Afonso, filho de D. João II, resistiu ao casamento. Mas Manuel era determinado. Desde aquele dia em que os seus olhares se cruzaram em Moura, sabia que Isabel havia de ser sua. Por ela faria tudo, inclusive expulsar os hereges de Portugal, e depois os judeus. Mas mais uma vez a roda da fortuna girava e a sua felicidade durou pouco. Isabel morria no parto, e o seu único filho não sobreviveria. Era preciso garantir a descendência. Maria, irmã de Isabel, esperara, apaixonada, e o seu tempo tinha chegado. Seria rainha de Portugal e mãe de dez filhos, entre eles seis varões. Um dos reis mais importantes da nossa História, construtor do império global português, numa época fascinante dos Descobrimentos, em que Lisboa se enche de espiões e especiarias.

 

Sempre Tu – Colleen Hoover

Wook.pt - Sempre Tu

Morgan e a sua filha adolescente, Clara, parecem não ter nada em comum. Depois de ter engravidado e casado quando era muito jovem, Morgan viu-se obrigada a adiar os seus sonhos, e está determinada a não deixar que a filha cometa os mesmos erros. Clara não quer seguir os passos da mãe, que considera demasiado previsível, e é na sua tia Jenny que encontra uma confidente. Quando Chris, marido de Morgan e pai de Clara, sofre um trágico e inexplicável acidente, o equilíbrio precário entre mãe e filha é quebrado e as consequências parecem alastrar-se às pessoas que as rodeiam. Enquanto tentam reconstruir as suas vidas, Morgan encontra conforto num amigo do passado e Clara aproxima-se de Miller, uma companhia que a sua família não aprova. À medida que novos segredos e mal-entendidos surgem entre mãe e filha, ambas terão de lutar por uma reconciliação, antes que as suas diferenças e ressentimentos consigam afastá-las de modo irremediável.

 

Um do Nós Mente – Karen M. Mcmanus

Wook.pt - Um de Nós é o Próximo

A sequela de Um de Nós Mente. om a morte de Simon uma série de fóruns e aplicações surgiram a imitá-lo, mas desde que os quatro de Bayview recuperaram do choque e seguiram com as suas vidas, que mais ninguém conseguiu preencher o vazio de fofocas que o mestre deixou. O problema é ninguém conhecer os segredos mais íntimos dos colegas. Até agora. E, desta vez, não é uma aplicação. É um jogo. Verdade ou consequência. Phoebe é o primeiro alvo. Se escolher não jogar, é revelado um segredo. E o dela é negro! A seguir o alvo é Maeve e, melhor do que ninguém, ela sabe que deve escolher a consequência. Quando o tempo está a terminar, a situação fica perigosa. Os desafios tornam-se mortais, e se Maeve aprendeu alguma coisa com o que aconteceu à sua irmã Bronwyn no ano passado, é que não pode contar com a ajuda da polícia. Nem com a sua proteção. Simon morreu, mas alguém está determinado em manter o seu legado em Bayview High. No entanto, as regras agora são outras!

 

A Rapariga do Lago – Charlie Donlea

Wook.pt - A Rapariga do Lago

Nenhum suspeito. Nenhum motivo aparente. Apenas uma rapariga que inesperadamente é encontrada morta. Alguns lugares parecem demasiado belos para serem tocados pelo horror. A pequena cidade de Summit Lake, aninhada nas montanhas de Blue Ridge, na Carolina do Norte, é um desses lugares. Mas, há duas semanas, Becca Eckersley, uma estudante universitária de Direito, filha de um advogado poderoso, foi aí brutalmente assassinada. A cidade está em estado de choque e a polícia não dispõe de qualquer pista relevante. De início, a repórter de investigação Kelsey Castle pensa que este é um caso simples de resolver. No entanto, a brutalidade do crime e os esforços para o manterem longe do mediatismo prenunciam algo bastante mais sinistro do que um crime aleatório perpetrado por um estranho. À medida que Kelsey investiga, apesar dos avisos e dos perigos que surgem no horizonte, ela começa a sentir uma crescente ligação à rapariga assassinada. E quanto mais descobre sobre as amizades de Becca e a sua vida amorosa – bem como sobre os seus segredos -, mais Kelsey se convence de que reconstituir os passos da vítima poderá ajudá-la a superar o seu próprio passado sombrio…

 

Voar Depois de Cair – Isabel Baía Marques

Wook.pt - Voar Depois de Cair

Porque damos tanto? Porque recebemos tão pouco quando damos tanto? Porque nos desgastamos em relações tóxicas? O que falta? O que não estamos a ver? Serão as relações amorosas um género de jogo com regras? Como melhorar as nossas relações amorosas? Será que temos de começar primeiro por nós? Voar depois de Cair é muito mais do que um simples livro de desenvolvimento pessoal, trata-se de um livro de superação na primeira pessoa! Vai colocar à prova toda a tua visão, os teus pensamentos, crenças e ideias! Vai dar-te a conhecer o outro lado da história e fazer perceber porque afinal tudo tem dado errado nas tuas relações. Cansada do padrão repetitivo dos seus relacionamentos – dar demais, receber de menos; atirar-se de cabeça e parti-la sempre; fazer do amor a única prioridade; encolher o peito para caber noutro e apaixonar-se perdidamente pela pessoa «errada» –, a autora iniciou um caminho de descoberta sobre a saída do labirinto em que se encontrava fazia muito tempo. As linhas de Voar depois de Cair percorrem de forma prática todo esse processo, incluindo mais de duas centenas de textos inspiradores escritos no decorrer desse caminho. Se queremos mudar algo fora, é imprescindível começar por mudar algo dentro. E, inevitavelmente, alguma coisa vai mudar. Porque tu vais finalmente mudar! Eu sei que sentes que a vida é sempre a perder. Mas não será que é preciso perder para ganhar? Eu sei que sentes que, por mais que faças, há sempre algo que falha. Mas não será que sempre que falhas, falhas melhor? Eu sei que sentes que, por mais que dês aos outros, acabas sempre por ser tu a cair. Mas será que não há quedas que te fazem voar? Na verdade, não se trata das vezes que cais, quando cais, e se cais. Trata-se da raça com que te levantas. Não é o quanto apanhas da vida. É a coragem majestosa de, mesmo ferida, agarrares em ti, curares cada dor, renovares-te, e voltares ao combate! Mais forte!

 

O Comboio das Crianças – Viola Ardone

Wook.pt - O comboio das crianças

Amerigo, um menino de sete anos, deixa a vida que sempre conheceu em Nápoles e parte num comboio. Não sozinho, mas no meio de milhares de outras crianças do Sul de Itália que atravessam o país para passarem alguns meses com uma família do Norte, enquanto a sua terra natal se reconstrói do caos e da destruição. Com o espanto típico de uma criança de sete anos e a astúcia de um rapaz de rua, Amerigo mostra-nos uma Itália que renasce da guerra e conta-nos como, mesmo renunciando a tudo – até ao amor da própria mãe -, é nessa viagem que descobre o seu verdadeiro destino.

 

À Procura de Summerland – Lucy Adlington

Wook.pt - À Procura de Summerland

Outubro, 1946. A guerra acabou e deixou milhares de crianças judias órfãs. Com 15 anos, Brigid é uma delas. Sem os pais, sem voz e sem a sua música, Brigid ruma a Inglaterra apenas com uma ideia: encontrar Summerland, a luxuosa casa de campo de que a mãe tanto falava. Aí, na terra do verão, Brigid tentará obter as respostas que tanto procura sobre a sua família. Brigid percebe, no entanto, que Summerland não é um lugar de sonho, mas uma mansão decrépita habitada por fantasmas. A dona da casa é arrogante, os criados austeros e os habitantes preconceituosos… Ainda assim, Brigid acaba por fazer de Summerland o seu lar e tenta começar uma nova vida. Aquela casa, apesar de fria, parece-lhe bem melhor do que ter de se esconder num guarda-vestidos, com fome e perseguida por nazis. Mas o que será de Brigid quando todos descobrirem quem ela é e o que procura? Continuará ela a salvo em Summerland? Inspirada em acontecimentos reais, esta é uma fascinante história de amor, preconceito e perdão.

Pelos Caminhos Assombrados de Portugal – Vanessa Fidalgo

Wook.pt - Pelos Caminhos Assombrados de Portugal

Da curiosidade, da singularidade e da profícua imaginação popular nasceram a maioria das histórias que povoam a nossa tradição oral. Transmitidas de boca em boca e depois de geração em geração até aos dias de hoje, as histórias de fantasmas, bruxas e antigos heróis – que ninguém sabe ao certo se realmente existiram – tornaram-se parte imprescindível da identidade de uma comunidade. Num país onde é quase impossível encontrar uma aldeia ou encruzilhada que não tenha uma lenda povoada de detalhes misteriosos e criaturas sobrenaturais – nem que seja um simples “bicho papão” para amedrontar os forasteiros -, Pelos Caminhos Assombrados de Portugal, o novo livro da jornalista Vanessa Fidalgo, propõe uma visita a muitos dos cantos e recantos de Portugal onde a memória popular não falhou e onde, sem receios nem vergonhas, há um povo que continua a identificar-se com a sua história, as suas tradições populares e a mais peculiar herança dos seus antepassados: o seu património oral.

 

O Cérebro Consciente – Joseph LeDoux

Wook.pt - O Cérebro Consciente

Um dos mais reputados neurocientistas de hoje apresenta-nos uma história da evolução da vida, desde os organismos unicelulares até à complexidade dos animais e humanos atuais. Este passeio apaixonante pela evolução da vida terrestre lança uma nova luz sobre o modo como os sistemas nervosos evoluíram nos animais, como se desenvolveu o cérebro e o que significa ser humano. Viajando ao longo da linha do tempo da evolução, mostra como até os organismos unicelulares mais primitivos tiveram de resolver problemas semelhantes aos que nós e as nossas células enfrentamos diariamente. Pelo caminho, examina o nosso lugar na natureza, de que maneira a evolução dos sistemas nervosos potenciou a capacidade dos organismos para sobreviverem e prosperarem, e como o aparecimento daquilo a que a espécie humana chama «consciência» possibilitou não só os seus atos mais belos mas também os mais horrendos.

 

Uma Aventura Voadora – Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Wook.pt - Uma Aventura Voadora

Um príncipe das arábias decide visitar a Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, arte que sobremaneira ele aprecia, e decide fazer um concurso com falcões cujo prémio é uma jóia valiosíssima. Os ladrões decidem roubar a jóia, mas, como se encontra muito bem guardada, não a conseguem roubar. A alternativa é raptar o filho do príncipe e pedir um resgate. Vamos ver como atuam os nossos heróis para resolver mais este crime.

 

A Bibliotecária – Salley Vickers

Wook.pt - A Bibliotecária

Em 1958, Sylvia Blackwell, recém-licenciada de uma das novas escolas de bibliotecários do pós-guerra, assume um emprego como Bibliotecária Infantil numa biblioteca degradada na vila de East Mole. A sua missão é despertar o entusiasmo das crianças de East Mole pela leitura. Mas o caso amoroso de Sylvia com o médico da vila casado e a amizade com a sua filha precoce, o filho do vizinho e a neta negligenciada da senhoria acendem os preconceitos da comunidade, ameaçando-lhe o emprego e a própria existência da biblioteca, com consequências dramáticas para todos. A Bibliotecária é um testemunho comovente da alegria de ler e do poder dos livros em mudar e inspirar todos nós.

 

A Balada de Iza – Magda Szabó

Wook.pt - A Balada de Iza

Após a morte do marido, um juiz afastado do cargo por motivos políticos, Etelka deixa a sua casa na província e muda-se para o apartamento da filha na moderna e buliçosa Budapeste dos anos pós-Segunda Guerra Mundial. Iza, uma médica respeitada, diligente e militante como o pai, organiza a vida da mãe até ao último pormenor, procurando eliminar quaisquer vestígios do passado e da sua dor. No entanto, arredada de todas as tarefas e decisões, a frágil e nostálgica Etelka vê-se encurralada numa espécie de não-existência, silenciosa e solitária. O amor de Iza controla o seu destino, tal como o de todos os que a rodeiam, alheio às consequências últimas dos seus veredictos. Retrato da relação entre mãe e filha, crónica complexa de um desenraizamento, A Balada de Iza é igualmente a descrição fiel de uma sociedade húngara sob o peso do estalinismo e uma das obras maiores de Magda Szabó.

 

 

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s