Tenho por hábito trazer ao blog, todos os meses, os lançamentos literários que me despertaram a atenção. No entanto nem sempre trago no meio deles os lançamentos infantis. Por isso hoje vim tentar corrigir essa minha falha e trazer alguns livros infantis que foram lançados já em 2020 e prometem muitas e boas leituras aos mais novos. Ora vejam lá…
Na orla da floresta, existe uma grande árvore. Se espreitares através dos seus ramos, conseguirás ver os pequeninos Guardiões das Árvores sempre muito atarefados. A Sílvia prefere ficar sozinha em vez de se juntar aos jogos barulhentos dos outros Guardiões das Árvores. Até que, um dia, faz um amigo especial que irá ajudá-la a mudar de ideias. O início da primavera e o desabrochar da natureza são aqui explicados de forma magistral, com ilustrações belas e irresistíveis para as crianças. Ideal para momentos de partilha entre família.
A Sinfonia dos Animais – Dan Brown
O Rato Maestro está a preparar uma grandiosa surpresa sinfónica! Consegues descobrir o que anda ele a planear? Procura as pistas que ele vai deixando em todas as páginas! Estás pronto para uma grande aventura? Vem viajar pelos bosques e pelos mares com o Rato Maestro e os seus amigos músicos! Entre outros, vais conhecer uma grande baleia-azul, chitas velozes, escaravelhos minúsculos e cisnes graciosos – cada animal com o seu segredo para te contar e a sua música para escutar. Se ouvires com atenção as melodias da Sinfonia dos Animais, encontrarás cada um deles algures na música. Nesta história, cada animal tem uma característica que o distingue e transporta um instrumento musical. Individualmente, podem não parecer muito importantes, mas em grupo tornam-se surpreendentes. Quando – conduzidos pelo Rato Maestro – se juntam numa orquestra, o resultado é uma sinfonia afinada e maravilhosa, em que todos os músicos e instrumentos se revelam imprescindíveis e se completam. As ilustrações de Susan Batori conferem um sentido de humor adequado às crianças, com pistas adicionais escondidas nas páginas e nos cenários, para aguçar a curiosidade dos leitores mais atentos.
Era Duas Vezes o Barão Lamberto – Gianni Rodari
”Era duas vezes o barão Lamberto” é uma obra divertida e disparatada onde, ao longo de doze capítulos e um epílogo, têm lugar as peripécias de um velho e endinheirado senhor aristocrata que, graças a um remédio egípcio muito antigo, vê a sua saúde melhorar consideravelmente, entre outros efeitos surpreendentes. Trata-se aqui de um texto com elaborada estrutura narrativa, plena de pontos de inflexão que introduzem novas personagens e tramas que contribuem para manter desperta a atenção e a curiosidade do leitor. A naturalidade e a fluidez do estilo, a precisão na descrição dos lugares e a riqueza lexical fazem com que nos questionemos se estamos perante uma história real ou fictícia; ao mesmo tempo que demonstra até que ponto Rodari é capaz de nos transportar apenas com a imaginação. De destacar ainda é também o humor inteligente, patente nos jogos de palavras, nos diálogos surrealistas e nos recursos provenientes da literatura do absurdo que nos colocam perante uma prosa deveras brilhante. Em consonância com o seu compromisso social, Rodari também introduz nesta obra reflexões éticas sobre temas como o materialismo, a maldade, os direitos dos trabalhadores ou o sensacionalismo informativo. E isto porque a sua finalidade primordial enquanto escritor consistia precisamente em reivindicar o inconformismo, a rebeldia e inclusivamente a liberdade do próprio público para pôr em causa o fio da narrativa. Ao mesmo tempo, as ilustrações de Javier Zabala são cúmplices desse tom humorístico, não só pelos seus traços irregulares e esboçados, como também pelas suas cenas abertas à fantasia e algum simbolismo.
Sociedade dos Unicórnios Mágicos – Selwin E. Phipps
A Sociedade dos Unicórnios Mágicos existe há vários séculos e dedica-se a estudar, compreender e proteger a incrível magia dos unicórnios. Sempre esteve envolta em mistério… até agora! Após séculos de mistério, a mítica Sociedade dos Unicórnios Mágicos publica o seu manual oficial. Com ilustrações impressionantes, este livro especial galopa através da história dessas criaturas míticas e olha para o seu futuro mágico. Um livro-tesouro que reúne tudo o que se sabe sobre os unicórnios: os factos, a ficção, o onde e o porquê dessas criaturas indescritíveis.
Lar Doce Lar – Francesca Pirrone
Nina está sem casa há alguns meses e pensa: «Como vou sobreviver ao inverno sem abrigo?” Então, pergunta às amigas: «Alguma de vocês me pode hospedar?» e as respostas não são o que ela esperava… Um livro que aborda o conceito da hospitalidade, perpassando a partilha, a solidariedade e a amizade.
Adjoa, endireita-te! Em Djougou, para que uma menina cresça, põem-lhe coisas na cabeça: café, feijão, bananas, sonhos, jerricãs e até segredos difíceis de guardar. E é de dentes cerrados e cabeça erguida, como lhe ensinaram, que Adjoa nos diz como foi pesando cada objecto, cada gesto e sentimento, desde pequenina a crescida. Uma história contada em jeito poético e inusitado, que nos mostra como se podem transformar objectos de dor em actos de amor.
Histórias de Dom Quixote – Miguel de Cervantes, adapt. por John Lang
Terríveis gigantes? Temíveis leões? Exércitos de mouros? Nada que amedronte o nobre Dom Quixote na sua busca de aventuras, acompanhado do seu fiel escudeiro, Sancho Pança. Os dois vão enfrentar tudo e todos, numa história em que nada é o que parece.
Descobre ainda a reação do Aladino ao cruzar-se com este valente cavaleiro! A coleção #Clássicos reúne as mais fantásticas obras da literatura juvenil e apresenta um momento em que os heróis e as heroínas falam dos livros uns dos outros! Numa linguagem deliciosa e com ilustrações surpreendentes, estas histórias são absolutamente irresistíveis!
A Menina que Queria Desenhar o Mundo – Adélia Carvalho
Um dia, uma menina decide desenhar o mundo. Parecia difícil que tudo coubesse num pedaço de papel. Só que um pequeno risco depressa ganha asas e leva a menina a conhecer terras distantes.
O Macaco Rabujento -Suzzane Lang
Quim Panzé, o chimpanzé, está de péssimo humor – sem razão aparente. Os amigos dele não conseguem compreender. Como pode ele estar de mau humor num dia tão bonito? Todos o incentivam a levantar a cabeça, a sorrir, a fazer coisas que os fazem felizes. Mas o Quim não aguenta ouvir tantos conselhos e acaba por perder o controlo. Será que só precisa que o deixem em paz quando fica rabugento? O hilariante bestseller do New York Times sobre como lidar com sentimentos inexplicáveis – e o perigo de os reprimir.
O Avô Tem Uma Borracha na Cabeça – Rui Zink
O que fazer quando alguém de quem gostamos nos começa a esquecer? Esta é a história da amizade entre um avô que lentamente vai perdendo as memórias e o neto inventor que se dedica a descobrir uma cura. Através da sensibilidade de uma criança, chega-nos a lição mais importante: o amor é mais forte do que o esquecimento.
Uma Missão Secreta em Londres – Geronimo Stilton
«Tremem-me os bigodes de medo! Estou em Londres, nas margens do Tamisa, e vou apresentar um grande número de ilusionismo… aaa… pelo menos assim o espero! Tenho de fazer desaparecer, por momentos, o Big Ben! E tudo começou quando o meu amigo Zero Zero Kapa me convidou para uma missão secreta em Londres…»
Histórias das Mil e Uma Noites – Amy Steedman
Há muitos, muitos anos, na Pérsia antiga, quando existiam ainda génios, bravos marinheiros e pássaros extraordinários, viveu uma mulher corajosa que, durante mil e uma noites, contou histórias fantásticas para salvar a própria vida. Não gostavas de a conhecer? Desvenda os mistérios do exótico Oriente e descobre o que mais deslumbrou Dom Quixote de La Mancha A coleção #Clássicos reúne as mais fantásticas obras da literatura juvenil e apresenta um momento em que os heróis e as heroínas falam dos livros uns dos outros. Numa linguagem deliciosa e com ilustrações surpreendentes, estas histórias são absolutamente irresistíveis.
O Que Fazer Com Uma Ideia? – Kobi Yamada
No que se transformam as ideias? Coisas grandes, coisas corajosas, coisas inteligentes, coisas tontas. Coisas como histórias, desenhos, jornais, invenções, comunidades, produtos e curas. Esta é a história de uma ideia e um menino que decide mostrá-la ao mundo.
Greta e os Gigantes – Zoë Tucker e Zoe Persico
A Greta adora a maravilhosa floresta onde vive, rodeada de natureza e de todo o tipo de animais. Quando os Gigantes chegam e começam a cortar árvores, a destruir plantas e a construir cidades tão grandes como eles, a Greta percebe que a sua floresta está prestes a morrer. É então que ela tem uma ideia que pode salvar o planeta…
Um livro inspirado na história de Greta Thunberg, nomeada para o Nobel da Paz e Vencedora do Right Livelihood Award 2019 «por inspirar e amplificar as exigências políticas para ações climáticas urgentes». Algumas coisas que os mais novos podem fazer para ajudar a Greta:
– Anda, corre, usa a bicicleta, o autocarro ou o comboio, em vez do carro ou do avião.
– Pergunta à tua professora se podem escrever ao Primeiro-Ministro ou alguém do governo para vos ajudarem na luta contra as alterações climáticas.
– Tem cuidado com as tuas coisas. Quando se estragarem, arranja-as, em vez de comprares novas.
A Pequena Semente – Eric Carle
No outono, algumas sementes de flores são arrastadas para longe por um vento forte. Entre elas, encontra-se uma mais pequena que, apesar da sua delicadeza, evita os perigos que a ameaçam ao longo de uma viagem pelas estações do ano em que cruza o mar, uma montanha alta e gelada ou o deserto… Quando o vento por fim cessa e cai no solo, a pequena semente consegue também impedir que os pássaros a devorem ou ser pisada. E é assim que ela se transforma numa flor imensa que todos vêm admirar. Depois, chega novamente o outono e é agora a vez de o vento lhe levar as suas próprias sementes…Mais uma vez, e de uma forma só simples na aparência, Eric Carle incentiva as crianças a aprenderem sobre o mundo que as rodeia, descrevendo atravé de cores e frases poéticas o ciclo natural de uma planta ao longo de um ano.