Lançamentos literários infantis debaixo de olho [Janeiro a Junho 2020]

Tenho por hábito trazer ao blog, todos os meses, os lançamentos literários que me despertaram a atenção. No entanto nem sempre trago no meio deles os lançamentos infantis. Por isso hoje vim tentar corrigir essa minha falha e trazer alguns livros infantis que foram lançados já em 2020 e prometem muitas e boas leituras aos mais novos. Ora vejam lá…

O Bando – Gemma Koomen

Wook.pt - O Bando

Na orla da floresta, existe uma grande árvore. Se espreitares através dos seus ramos, conseguirás ver os pequeninos Guardiões das Árvores sempre muito atarefados. A Sílvia prefere ficar sozinha em vez de se juntar aos jogos barulhentos dos outros Guardiões das Árvores. Até que, um dia, faz um amigo especial que irá ajudá-la a mudar de ideias. O início da primavera e o desabrochar da natureza são aqui explicados de forma magistral, com ilustrações belas e irresistíveis para as crianças. Ideal para momentos de partilha entre família.

 

A Sinfonia dos Animais – Dan Brown

Wook.pt - A Sinfonia dos Animais

O Rato Maestro está a preparar uma grandiosa surpresa sinfónica! Consegues descobrir o que anda ele a planear? Procura as pistas que ele vai deixando em todas as páginas! Estás pronto para uma grande aventura? Vem viajar pelos bosques e pelos mares com o Rato Maestro e os seus amigos músicos! Entre outros, vais conhecer uma grande baleia-azul, chitas velozes, escaravelhos minúsculos e cisnes graciosos – cada animal com o seu segredo para te contar e a sua música para escutar. Se ouvires com atenção as melodias da Sinfonia dos Animais, encontrarás cada um deles algures na música. Nesta história, cada animal tem uma característica que o distingue e transporta um instrumento musical. Individualmente, podem não parecer muito importantes, mas em grupo tornam-se surpreendentes. Quando – conduzidos pelo Rato Maestro – se juntam numa orquestra, o resultado é uma sinfonia afinada e maravilhosa, em que todos os músicos e instrumentos se revelam imprescindíveis e se completam. As ilustrações de Susan Batori conferem um sentido de humor adequado às crianças, com pistas adicionais escondidas nas páginas e nos cenários, para aguçar a curiosidade dos leitores mais atentos.

 

Era Duas Vezes o Barão Lamberto – Gianni Rodari

Wook.pt - Era Duas Vezes o Barão Lamberto

”Era duas vezes o barão Lamberto” é uma obra divertida e disparatada onde, ao longo de doze capítulos e um epílogo, têm lugar as peripécias de um velho e endinheirado senhor aristocrata que, graças a um remédio egípcio muito antigo, vê a sua saúde melhorar consideravelmente, entre outros efeitos surpreendentes. Trata-se aqui de um texto com elaborada estrutura narrativa, plena de pontos de inflexão que introduzem novas personagens e tramas que contribuem para manter desperta a atenção e a curiosidade do leitor. A naturalidade e a fluidez do estilo, a precisão na descrição dos lugares e a riqueza lexical fazem com que nos questionemos se estamos perante uma história real ou fictícia; ao mesmo tempo que demonstra até que ponto Rodari é capaz de nos transportar apenas com a imaginação. De destacar ainda é também o humor inteligente, patente nos jogos de palavras, nos diálogos surrealistas e nos recursos provenientes da literatura do absurdo que nos colocam perante uma prosa deveras brilhante. Em consonância com o seu compromisso social, Rodari também introduz nesta obra reflexões éticas sobre temas como o materialismo, a maldade, os direitos dos trabalhadores ou o sensacionalismo informativo. E isto porque a sua finalidade primordial enquanto escritor consistia precisamente em reivindicar o inconformismo, a rebeldia e inclusivamente a liberdade do próprio público para pôr em causa o fio da narrativa. Ao mesmo tempo, as ilustrações de Javier Zabala são cúmplices desse tom humorístico, não só pelos seus traços irregulares e esboçados, como também pelas suas cenas abertas à fantasia e algum simbolismo.

 

Sociedade dos Unicórnios Mágicos – Selwin E. Phipps

Wook.pt - Sociedade dos Unicórnios Mágicos

A Sociedade dos Unicórnios Mágicos existe há vários séculos e dedica-se a estudar, compreender e proteger a incrível magia dos unicórnios. Sempre esteve envolta em mistério… até agora! Após séculos de mistério, a mítica Sociedade dos Unicórnios Mágicos publica o seu manual oficial. Com ilustrações impressionantes, este livro especial galopa através da história dessas criaturas míticas e olha para o seu futuro mágico. Um livro-tesouro que reúne tudo o que se sabe sobre os unicórnios: os factos, a ficção, o onde e o porquê dessas criaturas indescritíveis.

 

Lar Doce Lar – Francesca Pirrone

Wook.pt - Lar Doce Lar

Nina está sem casa há alguns meses e pensa: «Como vou sobreviver ao inverno sem abrigo?” Então, pergunta às amigas: «Alguma de vocês me pode hospedar?» e as respostas não são o que ela esperava…  Um livro que aborda o conceito da hospitalidade, perpassando a partilha, a solidariedade e a amizade.

 

Endireita-te – Rémi Courgeon

Wook.pt - Endireita-te

Adjoa, endireita-te! Em Djougou, para que uma menina cresça, põem-lhe coisas na cabeça: café, feijão, bananas, sonhos, jerricãs e até segredos difíceis de guardar. E é de dentes cerrados e cabeça erguida, como lhe ensinaram, que Adjoa nos diz como foi pesando cada objecto, cada gesto e sentimento, desde pequenina a crescida. Uma história contada em jeito poético e inusitado, que nos mostra como se podem transformar objectos de dor em actos de amor.

 

Histórias de Dom Quixote – Miguel de Cervantes, adapt. por John Lang

Wook.pt - Histórias de Dom Quixote

Terríveis gigantes? Temíveis leões? Exércitos de mouros? Nada que amedronte o nobre Dom Quixote na sua busca de aventuras, acompanhado do seu fiel escudeiro, Sancho Pança. Os dois vão enfrentar tudo e todos, numa história em que nada é o que parece.
Descobre ainda a reação do Aladino ao cruzar-se com este valente cavaleiro! A coleção #Clássicos reúne as mais fantásticas obras da literatura juvenil e apresenta um momento em que os heróis e as heroínas falam dos livros uns dos outros! Numa linguagem deliciosa e com ilustrações surpreendentes, estas histórias são absolutamente irresistíveis!

 

A Menina que Queria Desenhar o Mundo – Adélia Carvalho

Wook.pt - A Menina que Queria Desenhar o Mundo

Um dia, uma menina decide desenhar o mundo. Parecia difícil que tudo coubesse num pedaço de papel. Só que um pequeno risco depressa ganha asas e leva a menina a conhecer terras distantes.

 

O Macaco Rabujento -Suzzane Lang

Wook.pt - O Macaco Rabugento

Quim Panzé, o chimpanzé, está de péssimo humor – sem razão aparente. Os amigos dele não conseguem compreender. Como pode ele estar de mau humor num dia tão bonito? Todos o incentivam a levantar a cabeça, a sorrir, a fazer coisas que os fazem felizes. Mas o Quim não aguenta ouvir tantos conselhos e acaba por perder o controlo. Será que só precisa que o deixem em paz quando fica rabugento? O hilariante bestseller do New York Times sobre como lidar com sentimentos inexplicáveis – e o perigo de os reprimir.

 

O Avô Tem Uma Borracha na Cabeça – Rui Zink

Wook.pt - O avô tem uma borracha na cabeça

O que fazer quando alguém de quem gostamos nos começa a esquecer? Esta é a história da amizade entre um avô que lentamente vai perdendo as memórias e o neto inventor que se dedica a descobrir uma cura. Através da sensibilidade de uma criança, chega-nos a lição mais importante: o amor é mais forte do que o esquecimento.

 

Uma Missão Secreta em Londres – Geronimo Stilton

Wook.pt - Uma Missão Secreta em Londres

«Tremem-me os bigodes de medo! Estou em Londres, nas margens do Tamisa, e vou apresentar um grande número de ilusionismo… aaa… pelo menos assim o espero! Tenho de fazer desaparecer, por momentos, o Big Ben! E tudo começou quando o meu amigo Zero Zero Kapa me convidou para uma missão secreta em Londres…»

 

Histórias das Mil e Uma Noites – Amy Steedman

Wook.pt - Histórias das Mil e Uma Noites

Há muitos, muitos anos, na Pérsia antiga, quando existiam ainda génios, bravos marinheiros e pássaros extraordinários, viveu uma mulher corajosa que, durante mil e uma noites, contou histórias fantásticas para salvar a própria vida. Não gostavas de a conhecer? Desvenda os mistérios do exótico Oriente e descobre o que mais deslumbrou Dom Quixote de La Mancha A coleção #Clássicos reúne as mais fantásticas obras da literatura juvenil e apresenta um momento em que os heróis e as heroínas falam dos livros uns dos outros. Numa linguagem deliciosa e com ilustrações surpreendentes, estas histórias são absolutamente irresistíveis.

 

O Que Fazer Com Uma Ideia? – Kobi Yamada

Wook.pt - O que Fazer com uma Ideia?

No que se transformam as ideias? Coisas grandes, coisas corajosas, coisas inteligentes, coisas tontas. Coisas como histórias, desenhos, jornais, invenções, comunidades, produtos e curas. Esta é a história de uma ideia e um menino que decide mostrá-la ao mundo.

 

Greta e os Gigantes – Zoë Tucker e Zoe Persico

Wook.pt - Greta e os Gigantes

A Greta adora a maravilhosa floresta onde vive, rodeada de natureza e de todo o tipo de animais. Quando os Gigantes chegam e começam a cortar árvores, a destruir plantas e a construir cidades tão grandes como eles, a Greta percebe que a sua floresta está prestes a morrer. É então que ela tem uma ideia que pode salvar o planeta…
Um livro inspirado na história de Greta Thunberg, nomeada para o Nobel da Paz e Vencedora do Right Livelihood Award 2019 «por inspirar e amplificar as exigências políticas para ações climáticas urgentes». Algumas coisas que os mais novos podem fazer para ajudar a Greta:
– Anda, corre, usa a bicicleta, o autocarro ou o comboio, em vez do carro ou do avião.
– Pergunta à tua professora se podem escrever ao Primeiro-Ministro ou alguém do governo para vos ajudarem na luta contra as alterações climáticas.
– Tem cuidado com as tuas coisas. Quando se estragarem, arranja-as, em vez de comprares novas.

 

A Pequena Semente – Eric Carle

Wook.pt - A Pequena Semente

No outono, algumas sementes de flores são arrastadas para longe por um vento forte. Entre elas, encontra-se uma mais pequena que, apesar da sua delicadeza, evita os perigos que a ameaçam ao longo de uma viagem pelas estações do ano em que cruza o mar, uma montanha alta e gelada ou o deserto… Quando o vento por fim cessa e cai no solo, a pequena semente consegue também impedir que os pássaros a devorem ou ser pisada. E é assim que ela se transforma numa flor imensa que todos vêm admirar. Depois, chega novamente o outono e é agora a vez de o vento lhe levar as suas próprias sementes…Mais uma vez, e de uma forma só simples na aparência, Eric Carle incentiva as crianças a aprenderem sobre o mundo que as rodeia, descrevendo atravé de cores e frases poéticas o ciclo natural de uma planta ao longo de um ano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s