Jeanne D’Aragon nasceu em Domrémy, na França, em 1412. Ao longo do seu crescimento mostrou ter uma fé fora do normal qe a fazia confessar-se várias vezes por dia. Joana (em português) alegava ter visões e ouvir vozes divinas do arcanjo Miguel, de Santa Margarida e da Santa Catarina, que a instruíam a ajudar as forças de Carlos VII e livrar a França do domínio da Inglaterra, o que a levou a lutar na Guerra dos Cem Anos.
Este filme de 1999 é um drama biográfico que retrata a vida de Joana.
Joana D’arc sempre foi uma personalidade histórica que me despertou interesse. Por acaso dei com este filme a passar na televisão, e fiquei de imediato agarrada ao ecrã. O filme já tem uns anos, mas não deixa nada a desejar. Não temos a sensação de estar a ver um filme desactualizado, sentimos que podia ter sido feito agora. A história, claro, interessou-me logo e se houve algo que me agarrou ainda mais foi a fantástica interpretação das personagens por parte dos actores. Conseguem realmente transmitir as emoções que aquelas pessoas poderiam estar a sentir.
É um filme realista, forte e com uma história interessante, um filme que nos agarra e ao mesmo tempo nos ensina um pouco de história. Fantástico.
Filme recomendado!