Lars Kepler é o pseudónimo de Alexander Ahndoril e Alexandra Coelho Ahndoril, um casal sueco que escreve em conjunto. O primeiro livro desta dupla, O Hipnotista, alcançou um impressionante sucesso mundial e já foi adaptado ao cinema. Alexandra Coelho Ahndoril, nascida em 1966, é filha de mãe portuguesa.
:format(jpeg):mode_rgb():quality(40)/discogs-images/A-5045207-1549736724-9510.jpeg.jpg)
Em O Porto das Almas conhecemos Jasmin, uma mulher soldado que um dia, no exercicio das suas funções, morre por alguns minutos e vai parar a uma cidade portuária, a entrada para o mundo dos mortos. Mas Jasmin salva-se e, ao voltar ao mundo dos vivos, ninguém acredita nela. Anos mais tarde o carro onde ele segue com o filho pequeno, Dante, sofre um acidente e Dante fica entre a vida e a morte. Jasmim percebe que a única alternativa para salvar o filho é voltar à cidade portuária e trazê-lo de volta. E então ela vai…
Este livro é um thriller sobrenatural que sem dúvida sai da mesmice a que estamos habituados. Demorei a encaixar o porquê de a cidade portuária ser uma cidade chinesa, mas quando surge (finalmente) a explicação para isso no livro, ficou mais fácil. Tenho de admitir que a leitura de Lars Kepler não é uma das minhas leituras preferidas, já tinha antes tentado ler um livro desta dupla e a escrita deles não me agarra verdadeiramente. No entanto reconheço que são livros muito bem escritos, apenas não fazem o meu género.
Já a história, por sua vez, é excelente. O toque sobrenatural, o thriller e o suspense que mistura, dão-nos uma obra repleta de arrepios e reviravoltas. A luta de Jasmim para trazer Dante de volta faz-nos passar por todos os sentimentos e mais alguns: raiva, medo, terror, esperança, desespero…
O livro não acabou exactamente como eu esperava, mas serviu para “me encher as medidas”. Acho que a finalização que faltou é, na verdade, um ponto positivo em vez de um negativo. Torna-o numa história mais humana, onde nem tudo é perfeito e cor-de-rosa.
Livro recomendado!
4*