Vamos aproveitar esta quarentena e pôr finalmente no papel aquela história que anda há imenso tempo na nossa cabeça? Ou, quem sabe, criar uma nova história? Hoje trazemos 5 dicas de escrita para principiantes, para que todos possam começar já a escrever!
Leia muito e estude o português
Porque uma boa história não se baseia apenas num bom enredo. Também é preciso saber fazer uso de todos os recursos linguísticos disponíveis. Leia muito, veja que livros o cativam mais e porquê. O uso de um bom português, de um português correcto, também faz toda a diferença se o seu objectivo for cativar leitores. Ninguém gosta de ler um texto cheio de erros. Sim, isto vai dar trabalho. Mas nunca ouviram dizer que os bons resultados são 2% de talento e 98% de esforço?
Escreva diariamente
Crie um ambiente sossegado onde possa escrever à vontade todos o dias, nem que seja apenas por uma hora. Um local onde não o interrompam e onde não se deixe levar em distracções. Desliga o som do telemóvel, a televisão e faça o que fizer não vá a redes sociais! Aquele período é apenas ara a sua escrita, isole-se. E o mais importante, escreve todos os dias!
Evite cair em rotinas!
Pode parecer contraditório depois do ponto anterior, mas a verdade é que se se prender demasiado às rotinas vai acabar por prender a inspiração. Se lhe apetecer escrever de repente fora do seu ambiente de escrita, escreva. E anote todas as boas ideias que tenha. Pode pensar que vai lembrar-se depois, mas acredite, não vai ser a mesma coisa!
Faça exercícios
Vai encontrar imensos exercícios na internet e imensos livros com exercícios de escrita criativa por aí. Por vezes, alguns podem parecer-lhe parvos quando os estiver a ler, mas faça-os ainda assim. São uma excelente forma de desbloquear e são realmente óptimos a fazer-nos pensar fora da caixa. Por vezes saem textos totalmente inesperados e muito bons destes exercícios!
Não tente complicar demais
Deixe simples. Não tente fazer um enredo mirabolante ou corre o risco de se atrapalhar a meio e nunca acabar. Da mesma forma, não tente usar palavras extremamente complicadas que ninguém vai entender. Mantenha simples e deixe fluir.