Os Livros da Minha Vida por Beatriz Matos

Hoje voltamos à rubrica Os Livros da Minha Vida para conhecermos os livros da vida da Beatriz Matos, autora do blog Entrelinhas. Querem saber quais são?

*

 Olá a todos, desde já muito obrigada a ti minha querida pelo convite que aceitei com todo o gosto. A verdade é que nunca sei muito o que falar sobre mim (risos) mas vamos tentar.. Ora então, sou a Beatriz Matos na flor da idade 20 anos , sou blogger há uns aninhos, sou sonhadora, amo ler, sou batalhadora, sou otimista ,sou lutadora pelo que quero.

E a minha lista de livros que me marcaram de alguma forma foram :

Memorial do Convento – José Saramago

Wook.pt - Memorial do Convento

Nesta obra, Saramago retrata a personalidade do rei D. João V e narra também a vida de vários operários anónimos que contribuíram na quixotesca construção do Convento de Mafra. Entre esses operários estava também Baltasar, e o romance foca, entre outras coisas, o seu grande amor por Blimunda, mulher dotada do estranho poder de ver o interior das pessoas. Os dois conhecem um padre, Bartolomeu de Gusmão, que entrou na história como pioneiro da aviação. O trio inicia a construção de um aparelho voador, a Passarola, que sobe em direcção ao Sol, sendo que este atrai as vontades, que estão presas dentro da Passarola. Blimunda, ao ver o interior das pessoas, recolhe as suas vontades, descritas pelo autor como nuvens abertas ou nuvens fechadas. Após o primeiro voo da passarola, Bartolomeu foge para Espanha, perseguido pela Inquisição. Blimunda e Baltasar vão tratando de esconder e de fazer a manutenção à passarola, que estava dissimulada por arbustos em Monte Junto. Um dia, Baltasar ficou preso à passarola, enquanto fazia a sua manutenção, e os cabos que a impediam de se elevar nos céus rebentaram, tendo sido levado pelos ares. A aeronave despenhou-se e Baltasar foi capturado pela Inquisição, acusado de bruxaria. No epílogo da acção, Blimunda recolhe a vontade de Baltasar, enquanto este morre, condenado à fogueira.

 

O Diário de Anne Frank

Wook.pt - O Diário de Anne Frank

Escrito entre 12 de Junho de 1942 e 1 de Agosto de 1944, O Diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa de seu pai, revelando ao mundo o dia a dia de dois longos anos de uma adolescente forçada a esconder-se, juntamente com a sua família e um grupo de outros judeus, durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão. Todos os que se encontravam naquele pequeno anexo secreto acabaram por ser presos em Agosto de 1944, e em Março de 1945 Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, a escassos dois meses do final da guerra na Europa. O seu diário tornar-se-ia um dos livros de não ficção mais lidos em todo o mundo, testemunho incomparável do terror da guerra e do fulgor do espírito humano.

As Gémeas de Auschwitz – Eva Mozes Kor e Lisa Rojany Buccieri

Wook.pt - As Gémeas de Auschwitz

Eva e Miriam, tinham apenas 10 anos quando a sua família foi levada para Auschwiz. Gémeas, foram separadas da sua família logo à chegada, para se tornarem em mais um dos pares de cobaias nas experiências do sádico Mengele, médico conhecido como o Anjo da Morte. A partir daí só podiam contar uma com a outra para se ajudarem a sobreviver.

Foi sem querer que te quis – Raul Minh’Alma

Wook.pt - Foi Sem Querer Que Te Quis

Quando menos esperamos a vida traz-nos aquilo que tentamos rejeitar. Como era possível Beatriz ter-se apaixonado, sem querer, por Leonardo? A primeira impressão que teve dele foi a pior possível. Era um jovem rico, mal-educado e mimado. Tudo o que mais desprezava em alguém. No entanto, o avô de Leonardo, um homem sábio e profundo conhecedor da vida, viria a aproximá-los. Ao perceber a necessidade de Beatriz em reencontrar o caminho da felicidade depois de várias desilusões amorosas, ele promete dar-lhe a receita para ser feliz no amor. Um segredo escrito e guardado num envelope que ela só poderia abrir depois de cumprida uma tarefa: ajudar Leonardo a fazer as pazes com o seu passado e a tornar-se uma pessoa melhor. O que Beatriz não sabia é que esta missão iria transformar a sua própria vida para sempre.

 

Amor de Outono a Outono – Leonardo Torres Pereira

Wook.pt - Amor de Outono a Outono

Amor de Outono a Outono, uma história apaixonante, entre dois amigos de longa data, com histórias de vida muito semelhantes, que a vida decidiu juntar e um amor lhes presentear. Uma história de amor que fica marcada logo desde inicio, por um amor que ambos não quiseram desvendar, um ao outro, por encontros e desencontros, vontades e contra vontades, de tristezas e alegrias, mas que por fim termina com o amor a falar mais alto e a triunfar.

 

Por Treze Razões – Jay Asher

Wook.pt - Por Treze Razões

Não podes parar o futuro, nem voltar atrás ao passado. A única maneira de perceberes o mistério… é carregando no play. Clay Jensen não quer ter nada a ver com as cassetes gravadas por Hannah Baker. Hannah está morta. Os seus segredos foram enterrados com ela. Mas a voz de Hannah diz a Clay que o nome dele está gravado naquelas cassetes e que ele é, em parte, responsável pela sua morte. Clay ouve as gravações ao longo da noite. Ele segue as palavras gravadas de Hannah pela pequena cidade onde vive… e o que descobre muda a sua vida para sempre.

 

Tudo, Tudo… e nós – Nicola Yoon

Wook.pt - Tudo, Tudo... e Nós

Madeline Whittier observa o mundo pela janela. Tem uma doença rara que a impede de sair de casa. Apesar disso, Maddy leva uma vida tranquila na companhia da mãe e da sua enfermeira – até ao dia em que Olly, um rapaz vestido de preto, se muda para a casa ao lado e os seus olhares se cruzam pela primeira vez. De repente, torna-se impossível para Maddy voltar à velha rotina e ignorar o fascínio do exterior – mesmo que isso ponha a sua vida em risco. Nicola Yoon escreveu um livro comovente com uma mensagem para leitores de todas as idades.

 

O que dizem os teus olhos – Florencia Bonelli

Wook.pt - O que dizem os teus olhos

Argentina, 1961. Francesca de Gecco é uma jovem de 21 anos, filha de imigrantes italianos. Embora a sua família seja humilde, com a ajuda de um parente rico Francesca recebe uma educação primorosa e inicia uma brilhante carreira de jornalista. No entanto, vítima de uma terrível deceção amorosa, que somente o tempo e a distância podem curar, a jovem jornalista aceita um cargo de secretária na embaixada argentina em Genebra, cidade que será apenas a primeira etapa de uma jornada especial. A vida é generosa para com o coração de Francesca e oferece-lhe uma nova oportunidade para o amor: do outro lado do mundo, os palácios mais deslumbrantes do deserto árabe, conhecerá Kamal Al-Saud, um príncipe herdeiro da coroa saudita. Porém, no meio de tantos obstáculos, conseguirá Francesca ultrapassar as diferenças entre ela e Kamal e abraçar a felicidade?

 

Acho que a lista poderia continuar, porém deixo-vos com estes que tiveram importância.

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s