Diz-nos o google que este é um dos temas mais pesquisados no que toca ao mundo dos livros. Por isso hoje trazemos (finalmente!) uma lista sobre os livros relacionados com a espiritualidade que nós realmente recomendamos! Preparados?
Astrologia Kármica – Sussuca Ferreira
Já falamos deste livro aqui e achamos que ele não pode faltar nesta lista. Nesta obra Sussuca começa por fazer uma espécie de introdução sobre os signos, os karmas e mais um ou outro pormenor importante. Depois, apresenta-nos a tabela dos karmas, em que nos conta qual o nosso karma. E depois, apresenta-nos todos os karmas dessa tabela, explicando-nos o que são, o que fomos mais vezes em outras vidas, como são os extremos do karma, como são os homens e as mulheres que lhe pertencem e que caminho devem idealmente seguir. Por último fala também dos dharmas que cada um deve seguir para “curar” o seu karma. É sem dúvida a melhor obra sobre este tema que conheço e está infelizmente esgotado há anos, mas podem sempre procurar numa biblioteca ou num alfarrabista.
O Fazedor de Cercas – Floro Freitas de Andrade
O Fazedor de Cercas leva-nos numa viagem à Antiga China, a um tempo de há três ou quatro mil anos. Só alguns séculos depois nasceria Lao-Tsé. Mas os Homens Antigos já conheciam o Tao e sabiam vivê-lo. Em dias tão distantes, não éramos diferentes. As nossas necessidades básicas eram as de hoje e os mais angustiantes problemas existenciais pediam soluções – como agora. Aqueles homens antigos, no entanto, haviam encontrado respostas originalíssimas às mais intrigantes perguntas. E vivenciavam-nas. Acaso seria possível chegar-lhes, chegar lá, onde parecem isolados, num Tempo inacessível? Até onde nos pode levar a imaginação? E quem a leva? Os Homens Antigos estão lá, à nossa espera. Apesar das dificuldades, não é tão grande nem «concreta» a escorregadia distância que nos separa deles. Afinal, o Tempo foi sempre uma ilusão de ir, tanto assim que se condensa e concretiza, inteiro, em cada aqui e agora. É normal, portanto, que seja possível chegar lá. A nossa imaginação é a mesma daqueles tempos. E igualmente denso (como outrora) permanece o mistério que a leva. Talvez seja útil alguma orientação nessa não-estrada, quem sabe um mapa em branco… ou uma bússola, contanto que não indique direcção alguma, mas apenas possibilidades. Talvez este livro sirva de orientação e torne mais fácil e segura a nossa viagem ao encontro dos Homens Antigos.
Manuscrito encontrado em Accra – Paulo Coelho
Sim, eu sei que há por aí muito preconceito com Paulo Coelho, e é verdade que ele tem livros que não são lá grande coisa. Ainda assim há alguns que são realmente muito bons, e este é um deles. A 14 de Julho de 1099, enquanto Jerusalém se prepara para a invasão dos cruzados, um grego conhecido como «O Copta» convoca uma reunião com os jovens e velhos, homens e mulheres da cidade. A multidão, formada por cristãos, judeus e muçulmanos, chega à praça do palácio de Herodes pronta para ouvir um discurso inflamatório sobre como se preparar para o combate, mas não é isso que o Copta tem a dizer. Tudo indica que a derrota é iminente, e que o mundo, tal como o conhecem, está prestes a chegar a um fim. Mas o grego apenas quer instigar as pessoas a buscarem a sabedoria existente na sua vida quotidiana, forjada a partir dos desafios e dificuldades que têm de enfrentar. O verdadeiro conhecimento, acredita, está nos amores vividos, nas perdas sofridas, nos momentos de crise e de glória e na convivência diária com a inevitabilidade da morte.
Mais um do Paulo Coelho sim, mas é porque este também é mesmo bom. O Alquimista conta a história de Santiago, um pastor andaluz que viaja da sua terra natal para o deserto egípcio, em busca de um tesouro enterrado debaixo das pirâmides. Pelo caminho encontra uma cigana, um homem que se considera a si próprio rei, e um alquimista, cada um dos quais vai ajudar Santiago na sua demanda. O que começa por ser uma jornada em busca de bens materiais acaba por se transformar na descoberta do tesouro que existe em cada um de nós. A história de Santiago, com a sua tremenda riqueza humana, é um testemunho intemporal do poder transformador dos sonhos e da importância de escutarmos o coração. Um livro que já é até recomendado pelo plano nacional de leitura!
O Livro dos Espíritos – Alan Kardec
Sim, eu sei, lá por uma pessoa querer desenvolver a sua espiritualidade não quer dizer que queira enveredar pelo espiritismo. Mas este livro tem algumas “teorias” que todos devíamos conhecer para, depois, tirarmos as nossas próprias conclusões. O Livro dos Espíritos, publicado pela primeira vez em 1857, é o marco fundador do Espiritismo. Com perguntas feitas pelo autor e respostas dadas pelos Espíritos, este livro junta as vozes da Terra e do Céu, sendo o Guia Fundamental desta doutrina.
E se Deus marcasse um encontro consigo? As férias de Mackenzie Allen Philip com a família na floresta do estado de Oregon tornaram-se num pesadelo. Missy, a filha mais nova, foi raptada e, de acordo com as provas encontradas numa cabana abandonada, brutalmente assassinada. Quatro anos mais tarde, Mack, mergulhado numa depressão da qual nunca recuperou, recebe um bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar à malograda cabana. Ainda que confuso, Mack decide regressar à montanha e reviver todo aquele pesadelo. O que ele vai encontrar naquela cabana mudará o seu mundo para sempre. Depois de lerem o livro, vejam o filme. Está excepcional!
As Sete Leis Espirituais do Sucesso – Deepak Chopra
Se o leitor está convencido que o sucesso pessoal e material é sempre o resultado de esforço árduo, de planos friamente calculados ou de uma ambição desmedida, Deepak Chopra vai deitar abaixo essas suas certezas. Neste livro verdadeiramente revolucionário, ele oferece-lhe uma outra visão de como as coisas acontecem quando estamos atentos às leis simples mas infinitamente poderosas que regem a harmonia do universo. É quando as compreendemos e nos sintonizamos com elas que temos maiores probabilidades de alcançar o sucesso, que não só se traduzirá em serenidade e bem-estar mas sobretudo fará nascer em nós profundos sentimentos de alegria e de realização pessoal.
O Poder do Agora – Eckhart Tolle
Um texto que nos traz uma lição simples e singela: como usar o potencial do presente, como viver no agora. A nossa mente tende sempre a seguir um caudal de pensamentos, dirigindo-se para o passado ou para o futuro, esquecendo-se constantemente do presente. Mas é no presente, e na consciência do presente, que podemos encontrar a paz e a libertação. De forma prática e acessível, esta obra, uma apresentação do misticismo clássico para os tempos modernos, dá-nos a ver como aceder ao poder ilimitado do agora.
O Monge que Vendeu o seu Ferrari – Robin Sharma
O Monge que Vendeu o Seu Ferrari é um best-seller inquestionável que oferece aos leitores uma série de lições simples e eficazes sobre como viver melhor. Combinando de uma forma inovadora a sabedoria espiritual do Oriente com os princípios ocidentais de sucesso e trabalho, mostra, passo a passo, como viver uma vida de coragem, equilíbrio, alegria.
Muitas Vidas, Muitos Mestres – Dr. Brian Weiss
Como psicoterapeuta tradicional o Dr. Brian Weiss sentiu-se espantado e ao mesmo tempo céptico quando uma das suas pacientes começou a recordar traumas de vidas passadas que pareciam conter a chave de pesadelos actuais e ataques de ansiedade. No entanto, esse cepticismo cedeu quando ela começou a canalizar mensagens do “espaço entre vidas” que continham revelações notáveis. Usando a terapia de vidas passadas foi capaz de curar a paciente e iniciar uma nova fase da sua carreira. Um livro inspirador!
A Magia do Silêncio – Kankyo Tannier
Não se limite a sobreviver – faça uma pausa, ouça o silêncio e seja feliz. Ultrapassados pela falta de tempo, pelo excesso de informação e por uma vida profissional e pessoal que muitas vezes exige mais do que podemos dar, às vezes explodimos e sentimo-nos perdidos, cansados e fartos de tudo. Através de exercícios simples e práticos, este livro conduz-nos no caminho do silêncio e da felicidade: o silêncio das palavras; o silêncio visual, e o silêncio corporal.
O Livro Tibetano da Vida e da Morte – Sogyal Rinpoche
Esta obra-prima da espiritualidade budista é considerada uma das mais completas do género. O mestre tibetano Sogyal Rinpoche dá-nos um verdadeiro manual sobre a vida e a morte, ensinando princípios fundamentais sobre a natureza da mente, a meditação, o Karma e a reencarnação, entre muitos outros. Com raízes profundas na tradição milenar tibetana, com especial ênfase no clássico Livro Tibetano dos Mortos, mas baseada numa investigação contemporânea, a sua obra alcança um âmbito sem precedentes. Equivale a uma caminhada espiritual plena de compaixão, de carinho e de amor ao próximo, capaz de transformar a vida de todos, independentemente das suas convicções.
Curar as Cinco Feridas – Lise Bourbeau
«Todos nós vimos ao mundo com feridas que temos de aprender a aceitar. Estas desenvolveram-se ao longo de numerosas encarnações e, de acordo com o nosso plano de vida, algumas serão mais dolorosas do que outras. O sofrimento tem um grau diferente para cada um e a maior parte de nós não sabe de onde ele vem, nem o que fazer para o suspender. Tudo o que sabemos é que inúmeras pessoas e situações nos fazem reagir e, portanto, sofrer. Por isso, é tão interessante descobrir a fonte dos nossos sofrimentos. Porque são chamadas as feridas da alma? Porque a alma já não suporta ser constantemente afastada do seu plano de vida, quando deixamos o nosso ego dirigir a nossa vida. Ela sofre na medida em que o objectivo das suas encarnações é viver no amor verdadeiro e na aceitação de si, a fim de conseguir viver a sua condição divina.»
Porque existimos? Qual é a nossa missão durante esta vida? Que propósito tem a nossa passagem por este planeta? Nós não somos apenas uma gota de água num vasto oceano; através da força transformadora do amor, podemos compreender que somos, na verdade, o próprio oceano. E o amor é o propósito comum a todos os seres humanos. É certo que cada um de nós tem a sua missão e o seu caminho, mas o destino é comum: descobrir como o amor pode transformar as nossas vidas individuais e colectivas. Propósito é um guia único para todos aqueles que sintam o irresistível apelo da jornada espiritual e queiram descobrir, em si mesmos, as coordenadas da transcendência. Desafia-nos a experimentar, por nós próprios, o sentido do amor autêntico – esse poder que nos habita, nos move e nos liberta.
Alguém no Céu Gosta de Si – Arielle Ford
51 histórias de pessoas extraordinárias que tiveram contacto com uma experiência incomum, uma manifestação do divino. Reúne 51 histórias de pessoas extraordinárias que tiveram contacto com uma experiência incomum, uma manifestação do divino. Histórias de assombro e felicidade plena, anjos, ocorrências milagrosas, de experiências próximas da morte, intervenções divinas, de curas, transformações e de coincidências fantásticas. Muitas destas histórias revelam pedaços escondidos de sabedoria que tornarão a vida de quem as lê mais rica e gratificante. O universo tem um sentido e uma razão, e o que acontece nas nossas vidas não é meramente casual.