Parque dos Poetas [Oeiras]

20191101_172257

Já ouviram falar do Parque dos Poetas, em Oeiras?

O parque dos Poetas é um parque urbano único em Portugal e um dos maiores da Europa, ocupando actualmente uma extensão de 22,5 hectares.

Uma ideia que pretendia a criação de um espaço vocacionado para o lazer, o desporto e a cultura mas que inicialmente se pensava mais pequena. A primeira parte do parque a ser inaugurada, a 7 de Junho de 2003, incluía apenas esculturas de 20 poetas do século XX, esculturas essas da autoria de Francisco Simões. Em 2013 foram acrescentados outros 13 vultos literários, desde os Trovadores à Renascença, numa área de sete hectares,  e em Julho de 2015, dá-se por concluída a totalidade deste projecto, com a representação de 17 poetas da época do Barroco (Séc. XVIII) aos poetas do Romântico (Séc. XIX) e 10 poetas representativos dos Países ou Território de Expressão ou Cultura Portuguesa.

Ao todo estão aqui representados 60 poetas dos quais 50 portugueses e 10 de países ou territórios de expressão portuguesa.

A selecção dos poetas representados foi feita com ajuda de instituições como a Sociedade Portuguesa de Autores, as Faculdades de Letras de Lisboa, Porto e Coimbra, a Biblioteca Nacional, a Associação Portuguesa de Escritores, a Universidade Nova de Lisboa e as Embaixadas dos diferentes países de origem dos escritores e para a escolha dos artistas plásticos foram indagadas entidades como a Academia e a Sociedade Nacional de Belas Artes, a Associação Internacional de Críticos de Arte e as Faculdades de Belas Artes de Lisboa e Porto.

Uma frase que li algures no site do projecto dizia que “O Parque dos Poetas é para ser folheado” e tenho de dizer que é mesmo isso. Este é um parque para ser folheado, com tempo. As esculturas estão instaladas em espaços em forma de pétalas e mais pétalas há pelo chão, com poemas.

 Eu adoro poesia. E andar por este parque, a ver as homenagens a tantos poetas que adoro e os seus poemas, foi simplesmente fabuloso. Não consegui ver o parque todo, apesar de ter conseguido ver todos os meus poetas preferidos, mas vou com certeza voltar para ver o resto. É um passeio agradável, para fazer com calma num dia de sol, levar um piquenique e comer por lá. E é grátis!

Muito recomendado! Se quiserem saber mais sobre este projecto podem visitar o site em Parque dos Poetas.

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s