Já ouviram falar do Parque dos Poetas, em Oeiras?
O parque dos Poetas é um parque urbano único em Portugal e um dos maiores da Europa, ocupando actualmente uma extensão de 22,5 hectares.
Uma ideia que pretendia a criação de um espaço vocacionado para o lazer, o desporto e a cultura mas que inicialmente se pensava mais pequena. A primeira parte do parque a ser inaugurada, a 7 de Junho de 2003, incluía apenas esculturas de 20 poetas do século XX, esculturas essas da autoria de Francisco Simões. Em 2013 foram acrescentados outros 13 vultos literários, desde os Trovadores à Renascença, numa área de sete hectares, e em Julho de 2015, dá-se por concluída a totalidade deste projecto, com a representação de 17 poetas da época do Barroco (Séc. XVIII) aos poetas do Romântico (Séc. XIX) e 10 poetas representativos dos Países ou Território de Expressão ou Cultura Portuguesa.
Ao todo estão aqui representados 60 poetas dos quais 50 portugueses e 10 de países ou territórios de expressão portuguesa.
A selecção dos poetas representados foi feita com ajuda de instituições como a Sociedade Portuguesa de Autores, as Faculdades de Letras de Lisboa, Porto e Coimbra, a Biblioteca Nacional, a Associação Portuguesa de Escritores, a Universidade Nova de Lisboa e as Embaixadas dos diferentes países de origem dos escritores e para a escolha dos artistas plásticos foram indagadas entidades como a Academia e a Sociedade Nacional de Belas Artes, a Associação Internacional de Críticos de Arte e as Faculdades de Belas Artes de Lisboa e Porto.
Uma frase que li algures no site do projecto dizia que “O Parque dos Poetas é para ser folheado” e tenho de dizer que é mesmo isso. Este é um parque para ser folheado, com tempo. As esculturas estão instaladas em espaços em forma de pétalas e mais pétalas há pelo chão, com poemas.
Eu adoro poesia. E andar por este parque, a ver as homenagens a tantos poetas que adoro e os seus poemas, foi simplesmente fabuloso. Não consegui ver o parque todo, apesar de ter conseguido ver todos os meus poetas preferidos, mas vou com certeza voltar para ver o resto. É um passeio agradável, para fazer com calma num dia de sol, levar um piquenique e comer por lá. E é grátis!
Muito recomendado! Se quiserem saber mais sobre este projecto podem visitar o site em Parque dos Poetas.
[…] via Parque dos Poetas [Oeiras] […]
GostarLiked by 1 person