Resumo de Leituras [Novembro de 2019]

Génesis – Edward O. Wilson

Wook.pt - Génesis

Em Génesis, Wilson aborda as seis grandes fases da evolução que levaram à sociedade humana, argumentando que essas transições têm um factor importante em comum, nomeadamente que  «Em cada grande transformação na evolução é necessário, num nível inferior de organização biológica, o altruísmo para alcançar o nível superior, da célula para o organismo e do organismo para a sociedade». É um livro curto, de uma leitura extremamente fácil para quem, como eu, não tem assim tantos conhecimentos na matéria. Edward O. Wilson foi realmente bom a escrever de forma acessível e eloquente. O livro é claro e uma leitura leve e bastante interessante para quem quiser começar a compreender melhor a nossa própria evolução. Livro recomendado!

 

O Colecionador – John Fowles

Nesta obra Frederick Clegg é um funcionário municipal que não tem nada de extraordinário. Coleccionador de borboletas, não tem além desse mais nenhum hobbie interessante nem sequer amigos com quem se divertir, sendo até mesmo considerado algo estranho no seu trabalho. Gosta de observar Miranda, uma jovem com quem se cruza de vez em quando, mas nunca se apresentou sequer. Na opinião dele, pertencem a classes muito diferentes. Até que um dia Frederick ganha um prémio e torna-se milionário. Então, compra uma velha casa isolada, restaura-a e… rapta Miranda. Uma obra realmente perturbadora, claustrofóbica e que esconde nas entrelinhas uma grande reflexão sobre a humanidade. Não parece ter sido escrito em 1963. É muito actual! Muito recomendado!

 

Cem Anos de Solidão – Gabriel García Márquez

Em Cem Anos de Solidão conhecemos a história da família Buendía, desde o seu patrono José Arcádio ao último dos Buendía, Aureliano. Com eles conhecemos também a história de Macondo, a terra de que os primeiros Buendía foram também fundadores. Eu amei cada página, cada personagem, cada uma das suas histórias individuais. Esta foi sem dúvida uma das melhores obras do ano e que vai entrar directamente na minha lista de preferidos. Não acredito que esperei tanto tempo para o ler! Livro muito recomendado! Opinião completa aqui.

 

Alteração Primata – Vybarr Cregan-Reid

250x (3)

Vybarr Cregan-Reid é autor e investigador académico. Nesta obra ele começa por nos contar um pouco da história humana, a nossa evolução genética e a forma como a nossa vida actual nos está a afectar. O autor defende que existem muitas obras que falam sobre como os seres humanas estão a afectar o clima, mas que esta é a primeira que nos conta como se estão a afectar a eles próprios. É um livro útil, que não se lê em 2 ou 3 dias mas não faz mal. É um livro muito bom para nos deixar com a consciência um pouquinho mais pesada pelo que andamos a fazer a nós próprios e que talvez até consiga criar em nós melhores hábitos. Pelo menos é um ponto de partida para que tentemos.  Uma obra com muita, muita informação e que merece uma leitura sem pressas. E um daqueles livros que todos deveríamos ler, pelo bem da nossa saúde. Livro recomendado!

 

As Crianças Invisíveis – Patrícia Reis

As Crianças Invisíveis

Em As Crianças Invisíveis conhecemos A Casa, um lar de crianças institucionalizadas e, claro, aquelas que a integram. No centro da narrativa temos M., conhecemos a história do seu abandono, a sua infância e vemos como cresce. Conhecemos as suas dificuldades, as relações que vai conseguindo ou não criar, as suas indas e vindas e tudo o que presencia. Esta é uma obra sobre abandono, maus-tratos e adopção. A realidade de M. parece-nos a nós quase um mundo à parte. Mas na verdade ele está mesmo aqui ao lado, existe, é real. E é tão chocante. Crianças abandonadas, mal tratadas, espancadas, violadas, adoptadas e devolvidas… Um livro surpreendente, tocante, que me deixou de lágrima ao canto do olho e me fez sentir impotente. Uma história dura, que afinal não é bem uma história, porque é demasiado real para isso. Um abre-olhos, que me pôs a pensar mais uma vez na incrível crueldade da raça humana. Como é possível?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s