Book Haul [Outubro e Novembro 2019]

A Noite e a Madrugada – Fernando Namora

Resultado de imagem para a noite e a madrugada medicos escritores"

Da colecção do jornal Público intitulada Médicos Escritores, que podem consultar na integra clicando aqui, o primeiro livro a entrar para as minhas estantes nestes dois meses foi A Noite e a Madrugada de Fernando Namora. Nesta obra lado a lado com o mundo ilegal do contrabando raiano, reflecte-se a actividade profissional de Namora, tantas vezes presente nos seus escritos. Um autor que é muito menos lido do que merecia!

 

 

Nos Mares do Fim do Mundo – Bernardo Santareno

Resultado de imagem para nos mares do fim do mundo medicos escritores"Na história da literatura portuguesa do século XX, este livro é um objecto estranho e raro onde a poesia e a realidade cruzam mãos num cenário onde domina a natureza inóspita que realça o elemento humano. «Nos Mares do Fim do Mundo foi, em grande parte, escrito a bordo do arrastão “David Melgueiro”, na primeira campanha de 1957, a primeira também em que eu servi na frota bacalhoeira portuguesa, como médico. Mas depois desta, tomei parte numa segunda, em 1958, agora a bordo do “Senhora do Mar” e do navio-hospital “Gil Eannes”, em que assisti sobretudo aos barcos de pesca à linha: Assim pude de facto conhecer, por vezes intimamente, todos os aspectos da vida dos pescadores bacalhoeiros portugueses, em mares da Terra Nova e da Gronelândia, e completar este livro.»

 

Eterno Feminino – Júlio Dantas

Resultado de imagem para eterno feminino julio dantas"

“Foi, seguramente, a mais bella festa mundana a que assisti no estrangeiro. E foi também aquella em que a Mulher – o maior de todos os misterios que palpitam á superfície da terra – me apareceu sob um aspecto mais perturbador e mais funesto”, escreve Júlio Dantas em Madame Mephistopheles, um dos textos da compilação Eterno Feminino. Publicado em 1929, o livro encontra-se dividido em três partes: Tanagras Modernas, Galeria de Retratos e Pinturas Antigas que reúnem pequenos contos e ensaios sobre a vivência feminina ao longo de vários séculos.

 

Génesis – Edward O. Wilson

Wook.pt - Génesis

Neste livro, Edward O Wilson, biólogo evolucionista de Harvard, aborda as seis grandes fases da evolução que levaram à sociedade humana. Argumenta que essas transições têm um factor importante em comum «Em cada grande transformação na evolução é necessário, num nível inferior de organização biológica, o altruísmo para alcançar o nível superior, da célula para o organismo e do organismo para a sociedade». De todas as espécies que alguma vez existiram, somente os seres humanos atingiram um nível inigualável de inteligência e organização social. Iluminando as origens do ser humano e da própria vida, Edward O Wilson apresenta uma investigação acessível e eloquente sobre as teorias evolutivas que explicam o nosso comportamento. Uma visão concisa e lúcida da evolução humana centrada na verdadeira fonte da nossa supremacia a capacidade de trabalhar em conjunto. Já lemos e podem ver a nossa opinião completa aqui.

 

Alteração Primata – Vybarr Cregan-Reid

Wook.pt - Alteração Primata

Este é um livro sobre a história do homem, de onde veio e quem é hoje. A nossa aparência e a forma como nos movemos, descansamos, dormimos, pensamos, comemos e comunicamos mudaram drasticamente desde que o Homo Sapiens começou a andar pelo planeta, há mais de 300.000 anos. Nos últimos 200 anos, os humanos causaram tal impacto que a actual época geológica está prestes a ser designada por Antropoceno, ou a Era do Homem. Ao mudarmos o mundo, os novos hábitos mudaram o nosso corpo e alteraram o DNA. Baseada em estudos científicos recentes em várias áreas, esta obra apresenta uma análise abrangente, rigorosa e pertinente sobre como o mundo que criámos nos tem modificado. Entre outros temas, o autor aborda as alterações provocadas no homem pela revolução agrícola, industrial e digital. Falámos dele aqui.

 

A Pomba – Patrick Süskind

Wook.pt - A PombaO primeiro livro de Patrick Süskind foi o romance O Perfume, que imediatamente o celebrizou como autor e que continua a ser um livro de culto para sucessivas gerações de leitores atraídos por uma verdadeira obra-prima. A sua segunda obra de ficção, A Pomba, foi também alvo de um exceçcional acolhimento internacional. Nesta novela, o porteiro Jonathan, figura central do livro, que partilha a sua monótona existência entre a mansarda que habita e o banco onde trabalha, vê a sua vida abalada de um momento para o outro quando um pássaro ferido tomba a seus pés. A partir deste fait-divers, Patrick Süskind constrói uma pequena maravilha.

 

A Equação do Casamento – Luiz Hanns

Wook.pt - A Equação do Casamento

Não percebemos ainda quão complexo é o actual projecto de felicidade no casamento. Não fomos preparados para ele. Ainda pensamos que o amor resolve tudo ou que, com bom senso, equacionaremos as coisas. Contudo, as estatísticas mostram que a maioria não consegue fazê-lo. O número crescente de divórcios, o incremento das queixas, a insatisfação matrimonial e a dificuldade dos solteiros em achar um companheiro são testemunhos da árdua tarefa de ajustar tantas expectativas. Testada e consolidada nos últimos quatro anos pelo reputado psicanalista Luiz Hanns, em consultas, cursos práticos e workshops, a Equação do Casamento é um método universal, simples e eficaz que permite reconhecer rapidamente os padrões e ciclos dos relacionamentos duradouros, bem como identificar as convergências e divergências no casal — e poderá ajudá-lo a melhorar ou salvar o seu casamento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s