Resumo de Leituras [Outubro de 2019]

As Gémeas de Auschwitz – Eva Mozes Kor com Lisa Rojany Buccieri

250x (9)

As gémeas Eva e Miriam Mozes nasceram na Roménia em 1934. Em 1944, quanto tinham apenas 10 anos, a sua família foi obrigada a entrar num dos temidos comboios para Auschwitz. Por serem gémeas verdadeiras foram separadas dos pais Alexander e Jaffa e das duas irmãs mais velhas logo à chegada e seleccionadas para as terríveis experiências do Doutor Mengele, o Anjo da Morte. Nunca mais viram a sua família. O facto de Eva vir a público recordar aquilo por que passou parece-me a mim um acto extremo de coragem. Mas mais que isso, é também uma mensagem linda sobre perdão. Um livro maravilhoso.

 

E se Amanhã o Medo – Ondjaki

Wook.pt - E se Amanhã o Medo

Em E Se Amanhã o Medo temos um conjunto de pequenos contos e histórias. É um livro muito pequeno, com cerca de 100 páginas, que se lê em menos de nada. Mas é também um livro incrível. A escrita de Ondjaki nesta obra é verdadeira poesia, apesar de ser uma obra em prosa. Cada palavra é mágica, cheia de silêncios e do que se disse em se dizer. É um livro de pés no chão, um livro de paz mas com um tanto ou quanto de solidão e tristeza nas entrelinhas também. Pequeno, sim, mas muito saboroso.

 

Inspeção – Josh Malerman

Wook.pt - Inspeção

Nesta obra J tem 12 anos e é aluno de uma escola muito peculiar. Vive numa torre erguida nas profundezas de uma floresta, com o seu P.A.I. e todos os outros homens da sua família e com os seus 23 irmãos. Em tempos, foram 26 rapazes. Hoje, são apenas 24, todos criados para se tornarem prodígios em algo. Mas a perfeição tem um preço caro e o que os rapazes não sabem é que são vitimas do desejo de perfeição da sua família. J não sabe o que é uma mulher. Não conhece sequer a palavra ela, porque as mulheres distraem os homens dos seus objectivos e tudo o que o P.A.I. não quer são distracções. Nunca passou para lá do pequeno pomar que cerca a sua torre e teme, afincadamente, O Canto, que lhe levou os irmãos A e Z. Mas até quando pode esta situação continuar assim? Os rapazes estão a crescer…  Uma leitura que não me agarrou logo nas primeiras páginas mas em que me viciei um pouco mais à frente. Uma obra excepcional, onde impera não só o suspense mas também várias questões éticas. A melhor leitura deste mês.

 

Maus – Art SpiegelmanResultado de imagem para art spiegelman maus

Maus significa ratos em alemão. Nesta obra os judeus são ratos, os polacos são porcos, os alemães são gatos, os americanos são cães, entre outros. Tudo isso devido à propaganda nazi em que os judeus eram comparados a ratos por terem “invadido o mundo” e por “transmitirem doenças”. Nesta obra ficamos a conhecer a história de Vladek Spiegelman, um judeu polaco sobrevivente de Auschwitz, narrada por si próprio ao filho, o cartoonista Art Spiegelman. Este é um livro triste e comovente, uma maneira diferente de revisitar aquela que foi a época mais negra da humanidade. Não nos traz meias palavras, está tudo ali, nu e cru. É também, sem dúvida, um excelente relato histórico, mesmo sendo banda desenhada. Recomendado!

 

A Maldição de Hill House – Shirley Jackson

Resultado de imagem para a maldição de hill house

A Maldição de Hill House é já considerado um dos grandes clássicos de terror, bem como uma das melhores oras do género escrita no séc. XX. Aqui conhecemos Eleonor, uma mulher que passou os últimos anos a cuidar da mãe doente e agora dorme de favor numa cama no quarto da sobrinha; Theodora, que aparenta uma alma artistica e gostos caros; Luke, que é sobrinho da dona da casa e tem tendências pouco dignas; o Drº Montague, que quer escrever um livro sobre o paranormal e reúne as três personagens anteriores na misteriosa Hill House; e mais algumas caricatas personagens. Toda a obra passa-se durante uma semana na casa. A descrição da casa é algo que eu particularmente adorei, os pormenores, as explicações. As relações entre as personagens desenvolvem-se estranhamente depressa, não sei se uma semana com desconhecidos seria realmente o suficiente para certas situações mas tudo bem. O fim desapontou-me um pouco, apesar de ser bom esperava mais, ficou um pouco aquém da história. Ainda assim é um livro muito bom, eu gostei e devorei-o em menos de nada.

 

Astrologia Kármica – Sussuca Ferreira

image (1)

Nesta obra Sussuca começa por fazer uma espécie de introdução sobre os signos, os karmas e mais um ou outro pormenor importante. Depois, apresenta-nos a tabela da qual vou colocar parte (em seguida). E depois, apresenta-nos todos os karmas dessa tabela, explicando-nos o que são, o que essas pessoas foram mais vezes em outras vidas, como são os extremos do karma, como são os homens e as mulheres que lhe pertencem e que caminho devem idealmente seguir. Por último fala também dos dharmas que cada um deve seguir para “curar” o seu karma. Uma obra muito interessante, que recomendo muito!

 

Sempre Vivemos no Castelo – Shirley Jackson

Wook.pt - Sempre Vivemos no Castelo

Em Sempre Vivemos no Castelo conhecemos as irmãs Mary Katherine Blackwood e Constance Blackwood e o seu tio idoso e doente, que vivem numa velha mansão. Em tempos a mansão da família Blackwood  foi um dos mais imponentes edifícios da zona e a sua família era considerada uma das melhores e mais antigas e muito bem vista. Mas aconteceu uma tragédia na casa que vitimou os pais de Mary, o seu irmão e a esposa do seu tio. No tempo em que decorre a acção Constance e o tio não saem de casa e Mary apenas o faz para ir buscar comida quando é preciso. Não posso dizer que o mistério deste livro seja difícil de descobrir, conseguimos percebe-lo claramente bem antes de nos ser revelado, mas acho que era mesmo essa a intenção da autora. Este não é um livro de mistério. É um daqueles livros que nos fica a martelar na cabeça dias e dias depois de os lermos, como se a história não quisesse entrar. Uma obra muito boa!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s