E Se Amanhã o Medo – Ondjaki

Wook.pt - E se Amanhã o Medo

“Eu é que ponho luz nas noites. Eu é que desafio o vento. Vocês repousam nas lareiras quentes das vossas famílias. Meu tremor na mão é já certo, a velhice me acusa todos os dias uma nova pontada nas costas. Estou seco – pele e veias. Não faz mal: meus olhos inda brilham, minha escada inda me perdoa tonturas de todos os anos que eu lhe subi com este carinho teimoso. Eu é que meto medo na escuridão. Meus passos fazem ela recuar velozmente. Eu, o pesadelo do breu, o matador de negrumes!”

“Deus, tu perdoar-me-ias. Saberias compreender o estrondoso frenesi dos meus dedos, a vulcânica e contida necessidade dos meus lábios, o calor e, oh meu Deus, o odor. A pluralidade do odor, a resistência da penugem, o suor, o suor, a mão indelicada, incontida, desarrumada, amarga. A mão amada movendo-se no antro, no pântano do meu ser.”

Resultado de imagem para ondjaki
Ndalu de Almeida, popularmente conhecido como Ondjaki, é um poeta e escritor angolano nascido em 1977 em Luanda. É licenciado em sociologia e doutorado em estudos africanos, já fez teatro e pintura. As suas obras estão traduzidas em diversas línguas.

Em E Se Amanhã o Medo temos um conjunto de pequenos contos e histórias. É um livro muito pequeno, com cerca de 100 páginas, que se lê em menos de nada. Mas é também um livro incrível.

A escrita de Ondjaki nesta obra é verdadeira poesia, apesar de ser uma obra em prosa. Cada palavra é mágica, cheia de silêncios e do que se disse em se dizer. É um livro de pés no chão, um livro de paz mas com um tanto ou quanto de solidão e tristeza nas entrelinhas também. Pequeno, sim, mas muito saboroso.

Livro recomendado!

Livro na Wook

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s