A Volta ao Mundo em Livros

Ler também é, como se costuma dizer, uma forma de viajar. Por isso hoje vim falar um pouco sobre as voltas ao mundo que já dei através dos livros. Um livro por país. Querem ver?

Portugal
Bichos – Miguel Torga

Wook.pt - Bichos

A volta é ao mundo, mas claro que para começar tinha de ser por Portugal. E Bichos foi um dos melhores livros que li nos últimos tempos. Miguel Torga, cujo nome verdadeiro era Adolfo Correia da Rocha, era natural de São Martinho da Anta, do distrito de Vila Real. Bichos é um conjunto de contos completamente comovente, em que cada frase é poesia, e que representa o mais português que há em Portugal. Aqui Torga apresenta-nos um interior onde a vida era dura, um interior que eu conheci na minha infância e que me causa um saudosismo muito português. Sempre, claro está, através de contos sobre animais. É uma obra linda!

 

Brasil
Torto Arado – Itamar Vieira Júnior

Wook.pt - Torto Arado

Já li muitos livros de autores brasileiros, a grande maioria muito bons. No entanto foi o Torto Arado que mais me marcou nos últimos tempos. Aqui Itamar conta-nos a história de duas irmãs, Bibiana e Belonisia e de todos os que as cercam. Uma história de dor, de escravidão, mas também de luta e de sobrevivência. Comovente. Inspirador. Fantástico. De dar um nó no estômago e nos fazer chorar de vergonha por pertencermos à espécie humana.

 

América do Norte
Às Cegas – Josh Malerman

Wook.pt - Às Cegas

De repente, todas as pessoas que olham para a rua começam tornam-se violentas e suicidam-se o mais depressa que podem. O que há na calçada que os faz agir assim? Foi o mundo que mudou? São criaturas? É o sol? Ninguém sabe, porque quem olha não chega a contar…
Josh Malerman é escritor, cantor e compositor e esta foi a sua primeira obra traduzida em Portugal. É um thriller psicológico que nos põem a roer as unhas, que nos angustia, que nos faz até ter medo de olhar. Fantástico!

 

Chile
A Casa dos Espíritos – Isabel Allende

Wook.pt - A casa dos espíritos

Clara é a matriarca esquiva e misteriosa, dotada de poderes sobrenaturais, que prediz as tragédias da família e estabelece o destino da casa e dos Trueba. Blanca, a sua filha suave e rebelde, nutre um amor pelo filho do capataz do seu pai, o que provoca o desprezo de Esteban, mesmo quando deste amor nasce a neta que ele adora: Alba, uma beleza luminosa e uma mulher ardente e voluntariosa.
Esta é a história de três gerações da mágica família Trueba, num Chile em mudança. Um dos mais conhecidos livros da fantástica Isabel Allende e, sem dúvida, um livro que não podem perder!

 

Colômbia
Do Amor e Outros Demónios – Gabriel García Márquez

Wook.pt - Do Amor e Outros Demónios

Esta é a história de Sierva Maria. Filha de uma mãe que a odeia e com um pai que lhe começa a dar valor muito tarde, Sierva cresce no meio dos escravos e é lá que se sente bem. Aprende a sua religião, as suas línguas, as suas canções, os seus costumes…
Quando, ao fazer 12 anos, é mordida por um cão de rua, o espectro da raiva muda por completo a sua vida. Apesar de nunca apresentar realmente sintomas da doença, o medo de todos paira à sua volta e as voltas são tanta que Sierva acaba internada num convento para ser exorcizada. É então que o padre Delaura entra em cena…
Um livro incrível, cheio do realismo mágico que tanto caracteriza este autor, que promete prender os leitores do início ao fim. Se querem começar a ler algo do Gabo que seja bom mas não demasiado complicado, é uma óptima opção.

 

Nigéria
Fica Comigo – Ayòbámi Adébáyò

Wook.pt - Fica Comigo

Fica comigo é a história de Yejide e Akin, um casal nigeriano que não consegue ter filhos. Profundamente apaixonados, a relação é afectada quando Funmi entra na história, a nova mulher que a família de Akin arranja para ele, para que ele tenha descendência. A história começa verdadeiramente com a entrada dessa nova personagem, mas está longe de rodar em torno disso.Até onde pode ir um casal para concretizar o seu desejo mais profundo? Poderá uma relação sobreviver a isso, por mais forte que seja?
É uma história de fé e desespero, da grande dor de uma mulher cujo maior sonho é ser mãe. É a história dos muros que se erguem em torno da dor de cada um, da maneira mais ou menos torta de amar de cada um, de confiança e de mentiras.

 

Rússia
A Morte de Ivan Ilitch – Lev Tolstói

Wook.pt - A Morte de Ivan Iliitch

Neste livro conhecemos a morte – e, sobretudo, a vida – de Ivan Ilitch, um burocrata russo e dos  que o cercam. É um livro em que o tema principal é a morte mas que no fundo nos fala de vida ou, se preferirem, da forma como não a vivemos.

 

Dinamarca
A Criança na Mala – Lene Kaaberbøl e Agnete Friis

Wook.pt - A Criança na Mala

Em A Criança na Mala conhecemos Nina, uma enfermeira que encontra, por indicação de uma amiga chamada Karin, uma criança fechada numa mala, dentro de um cacifo. Sem saber muito bem o que fazer Nina parte em buscas de resposta, atrás de Karin mas rapidamente percebe que o melhor que pode fazer é fugir e esconder-se a si e ao menino que fala uma língua que ela não compreende. Este livro é um thriller bastante intenso, que se passa a um ritmo alucinante. O leitor nunca fica aborrecido. Não sou especialmente fã dos autores nórdicos, mas francamente adorei este livro.

 

Suécia
Regresso de Auschwitz – Göran Rosenberg

Wook.pt - Regresso de Auschwitz

David Rosenberg foi um dos muitos judeus deportados para Auschwitz. Aquela que viria a ser a sua mulher, também. Não esperavam sobreviver, mas sobreviveram. Esta é a história deles e da sua família, contada pelo filho que viriam a ter mais tarde. O  livro que é quase uma carta apaixonada de Göran, o autor, ao pai, o sobrevivente de Auschwitz.

 

Alemanha
O Bestiário – Franz Kafka

Wook.pt - Bestiário de Kafka

Neste livro encontramos os contos A Metamorfose (de que já falei aqui), Chacais e Árabes, Relatório a uma Academia, Um Cruzamento, Fábula Breve, Investigações de um Cão, O Animal na Sinagoga, A Toca e Josefina, a Cantora ou O Povo dos Ratos. Alguns são a primeira vez que são traduzidos em Portugal. Podia ter referido aqui apenas o clássico A Metamorfose, mas este é sem dúvida um livro que vale a pena ser lido, na integra. Muito bom!

 

Áustria
O Homem em Busca de um Sentido – Viktor E. Frankl

Wook.pt - O Homem em Busca de um Sentido

Viktor E. Frankl era ainda um jovem psicoterapeuta quando foi obrigado a entrar no comboio que o levaria para o temido campo de concentração. Mas o que podia ter sido o fim da vida de Viktor foi, na verdade, um aprendizado. Nos dias mais negros da sua vida Viktor conseguiu ver a esperança nas pequenas coisas, encontrar o humor nos piores momentos, aceitar e respeitar o sofrimento. Não se revoltou e, ao não se revoltar, sobreviveu. Perdeu tudo o que mais amava mas conseguiu seguir em frente, com uma nova compreensão da raça humana, do seu sofrimento e das suas motivações. Nesta obra Viktor conta-nos a sua experiência.

 

Espanha
Marina – Carlos Ruíz Záfon

Wook.pt - Marina

Óscar Drai, de 15 anos, passa todo o seu tempo livre a andar pelas ruas, a observar os antigos casarões. É num desses casarões que um dia conhece Marina, a jovem de olhos cinzentos que o leva a um cemitério, onde uma mulher coberta por um manto negro visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora. Um livro de suspense maravilhoso, que li já há imenso tempo mas me ficou na memória.

 

França
Madame Bovary – Gustave Flaubert

Resultado de imagem para madame bovary clube do autor

Aqui conhecemos Ema,  uma jovem sonhadora que gostava de ler histórias de amor. Ora como qualquer boa mulher romântica, Ema casa-se. O marido adora-a. Depois, nasce a filha deles. Até que um dia Ema, a sonhadora Madame Bovary, começa a olhar em volta e apercebe-se de que não vive numa dessas grandes histórias de amor que passa o tempo a ler. Na verdade, ela nem gosta assim tanto do marido, que é meio tonto. E então, Ema arranja um amante. Um livro que chocou a sociedade da época.

 

Itália
A Amiga Genial – Elena Ferrante

Wook.pt - A Amiga Genial

O facto de ser italiana é, na verdade, uma das poucas certezas que se tem sobre a misteriosa autora de A Amiga Genial. Neste conjunto de obras conhecemos a história de Elena e Lila, duas amigas de infância, e a forma como as suas vidas vão divergindo ao longo do tempo. A escrita de Elena Ferrante é uma escrita seca, directa, os factos estão lá e pronto. É assim e acabou. Eu não costumo gostar disso mas para esta história em particular essa é uma grande vantagem. É um livro duro, puído como seria a calçada do bairro de Elena e Lila. Excelente. Não se deixem enganar pela capa!

 

Inglaterra
Orgulho e Preconceito – Jane Austen

Wook.pt - Orgulho e Preconceito

Um dos maiores clássicos da literatura inglesa, esta obra conta a história das 5 irmãs Bennet, nascidas numa família remediada. Quando um solteirão rico se muda para uma mansão perto dos Bennet, quase todas as irmãs ficam em alvoroço, até porque, no meio do sofisticado círculo de amizades dele, haverá certamente outros pretendentes. Mas um deles, o atraente e snob Mr. Darcy, vai dar luta.

 

Austrália
A Rapariga que Roubava Livros – Markus Zusak

Wook.pt - A Rapariga que Roubava Livros

Quando a morte nos conta uma história temos todo o interesse em escutá-la. Assumindo o papel de narrador em A Rapariga Que Roubava Livros, vamos ao seu encontro na Alemanha, por ocasião da segunda guerra mundial, onde ela tem uma função muito activa na recolha de almas vítimas do conflito. E é por esta altura que se cruza pela segunda vez com Liesel, uma menina de nove anos de idade, entregue para adopção, que já tinha passado pelos olhos da morte no funeral do seu pequeno irmão. Foi aí que Liesel roubou o seu primeiro livro, o primeiro de muitos pelos quais se apaixonará e que a ajudarão a superar as dificuldades da vida, dando um sentido à sua existência.

 

Polónia
Maus – Vladek Spiegelman

Wook.pt - Maus

Nesta obra de banda desenhada os judeus são desenhados como ratos e os nazis ganham feições de gatos; os polacos não-judeus são porcos e os americanos, cães. Trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. Vencedora de um Prémio Pulitzer, esta obra de banda desenhada é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para leitores entre os 12 e os 14 anos.

 

Coreia do Sul
A Vegetariana – Han Kang

Wook.pt - A Vegetariana

Eu pessoalmente não gostei deste livro, mas não o desmereço. É um daqueles livros que ou se ama ou se odeia, não existe meio termo. Aqui conhecemos a história de uma mulher absolutamente normal, submissa, que nunca se tinha revoltado com nada nem feito nada de especial. Tinha um trabalho sem emoção, um casamento sem amor e não discutia com o marido, deixando-o viver a sua vida como bem entendesse, limitando-se ao seu papel de esposa submissa. Até ao dia em que tem um sonho e resolve tornar-se vegetariana.

 

 

 

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s