Livros sobre o ambiente que todos deviamos ler

As alterações climáticas são um tema cada vez mais na ordem do dia, um problema de que não podemos fugir e que ameaça seriamente o nosso futuro. Também os livros reflectem isso, sendo cada vez mais aqueles que pretendem chamar-nos a atenção e explicar-nos a situação.

Por isso hoje trazemos uma pequena lista com alguns livros para quem quer saber mais sobre este tema. Esperamos que possa ser útil!

 

50 Ideias para te livrares do plástico – Isabel Thomas

Wook.pt - 50 Ideias para te Livrares do Plástico

Vocacionado para os mais novos mas nem por isso menos merecedor de destaque, esta obra integra já o Plano Nacional de Leitura, sendo recomendada para crianças e jovens a partir dos 9 anos. Não há muito a dizer acerca do conteúdo que o próprio título não diga já: é um livro para nos dar dicas de como usar menos plástico. E que bem que isso não ia fazer ao ambiente….

 

A Sexta Extinção – Elizabeth Kolbert

Wook.pt - A Sexta Extinção

Nos últimos 500 milhões de anos, a Terra passou por cinco extinções em massa, nas quais a diversidade da vida no planeta se reduziu drástica e subitamente. Actualmente, e pela primeira vez na História, decorre um processo de extinção em massa provocado por uma única espécie: o Homem. Nos últimos dois séculos, provocámos danos irreparáveis no clima e ecossistema global; como consequência directa, mais de um quarto de todos os mamíferos da Terra está hoje em vias de extinção, tal como acontece com 40% dos anfíbios, um terço dos corais e dos tubarões, um quinto dos répteis e um sexto das aves.

 

12 Pequenos Gestos para Salvar o nosso Planeta

Wook.pt - 12 Pequenos Gestos para Salvar o Nosso Planeta

É fácil sentir que não podemos fazer a diferença. Mas há pequenos gestos que, se feitos por pessoas suficientes, podem mover montanhas — e salvar o nosso planeta maravilhoso. Escrito em colaboração com especialistas ambientais da WWF — World Wide Fund for Nature — este livro apresenta mudanças simples que todos podemos implementar nas nossas vidas, de manhã à noite. Não são os únicos gestos que pode adoptar. Nem são coisas que tenha de fazer efectivamente. Mas gestos como reutilizar palhinhas, fechar a torneira quando escova os dentes ou consumir mais vegetais não lhe tomam muito tempo e se alguns se tornarem permanentes, então, os nossos filhos herdarão um mundo melhor.

 

Manual de Combate às Alterações Climáticas – João Camargo

Wook.pt - Manual de Combate às Alterações Climáticas

O mundo já está muito diferente daquele em que a nossa civilização floresceu: mais quente, mais extremo, mais inseguro. Para a frente, muito além da incerteza, ficam certezas: ainda pode piorar mais. O sistema de produção em que vivemos criou uma devastação ambiental e social sem precedentes na nossa história enquanto espécie. De entre todas essas devastações, a alteração da composição da nossa atmosfera e o aquecimento global do planeta destacam-se pelo seu potencial catastrófico, alterando os climas em que a nossa espécie proliferou.
Num mundo cada vez mais desigual, pendem sobre nós crises simultâneas: da banca, do emprego, da produção, do ambiente, do clima, da democracia ou do capitalismo. É a crise do próprio Homo sapiens, com a colisão entre o que é e o que pode ser. Nada ou tudo: a urgência das alterações climáticas é a urgência da Humanidade. Para isso precisa de lutadores, pessoas empenhadas em resgatar o futuro. Por isso, para aprender e ensinar a combater, este livro é um (feroz) guia de combate.

 

Verdade ao Poder – Al Gore

Wook.pt - Verdade ao Poder

Uma Sequela Inconveniente: Verdade ao Poder” é um ousado apelo à acção, que não só descreve como o futuro da civilização se encontra ameaçado, como fornece conselhos concretos para que a sua voz seja ouvida na luta pela resolução da crise ambiental num momento em que as soluções de que necessitamos surgem em todo o mundo. O ex-vice-presidente Al Gore, que nos últimos 40 anos tem mantido o tema das alterações climáticas na linha da frente, reúne investigação científica, histórias pessoais e observações ousadas para documentar a velocidade crescente e o alcance cada vez maior do aquecimento global enquanto debate as muitas soluções agora disponíveis. Revela com uma clareza e uma certeza revigorantes que os dados acerca da crise ambiental não estão em causa e que, se não se agir, as consequências para o mundo serão desastrosas. Al Gore associa com destreza o aumento da temperatura da Terra, às inundações, ao vírus Zika, à agitação política e a outros desastres da década passada, revelando até que ponto podem os efeitos das alterações climáticas ser ainda mais abrangentes do que pensamos. Uma apaixonante viagem que deixa o leitor cheio de esperança, de ânsia de agir e o conhecimento para o fazer, este livro é imprescindível para todos os que gostam profundamente do planeta.

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s