Os Livros da Minha Vida por Vera Gomes

Hoje, na rubrica Os Livros da Minha Vida, conhemos os livros da vida de Vera Gomes, a autora do blog Escadinhas do Quebra Costas. Vamos ler?

***

Chamo-me Vera Gomes e sou a autora do Escadinhas do Quebra Costas. Já vivi no Porto, em Lisboa e agora vivo em Bruxelas, e o Escadinhas acompanhou estas mudanças e também as mudanças que foram ocorrendo na minha vida.

Adoro ler! Mal aprendi a ler, livros tornam-se companhia habitual! Já li centenas se não milhares de livros, mas sem sombra de dúvida que há 4 livros  que guardarei para todo o sempre como sendo …especiais. Já

Quem me conhece dirá que serão 4 biografias (o tipo de livro que mais gosto de ler). Mas não. Surpreendentemente, apenas dois são biografias! Senão vejam:

  1. “O Homem que Queria Salvar o Mundo – Uma biografia de Sérgio Vieira de Mello”, de Samantha Power

Wook.pt - O Homem que Queria Salvar o Mundo

Sérgio Vieira de Mello foi um diplomata brasileiro ao serviço das Nações Unidas que morreu num atentado em Bagdad em 2003. Muitos não se lembram dele nem provavelmente ouviram falar dele.  Sérgio Vieira de Mello foi um homem que de tanto querer salvar o mundo, colocava o mundo acima dele. Com uma vida pessoal… digamos que promiscua, a sua vida profissional era exemplar. Passou por crises políticas e humanitárias, por exemplo no Ruanda , Bósnia e no Camboja, até que foi colocado no Iraque como chefe de missão da ONU. É provavelmente  a melhor biografia que li até hoje, não só pela história de vida do Sérgio Vieira de Mello mas também porque quem a escreveu, escreveu de uma forma brilhante.

 

Wook.pt - Guia de Um Astronauta para Viver Bem na Terra

2. “Guia de um astronauta para viver bem na Terra”, de Chris Hadfield

Chris Hadfield é um astronauta canadiano que viu na televisão o homem a chegar à Lua e soube naquele momento que queria ser astronauta. Por isso, fez da sua vida um treino para estar pronto para quando a oportunidade surgisse. Li o livro em inglês, mas existe também em português. Recomendo vivamente a leitura, mesmo que não tenham qualquer interesse pelo Espaço!

 

3. “Furiosamente Feliz”, de Jenny Lawson

Wook.pt - Furiosamente Feliz

Li este livro numa fase muito particular da minha vida (e que deu origem ao livro que se segue). Furiosamente feliz é uma lição de vida e sobretudo uma perspectiva no mínimo inesperada de ver a vida. Mesmo quando se tem problemas de saúde que nos impedem de sair de casa, a vida pode ser vivida no seu máximo. Nem que para isso se vistam de canguru para viagem de carro pela Austrália!

4. “conViver com as Doenças Inflamatórias do Intestino”, de Vera Gomes

IMG_20190324_185135.jpg

Eu sei que pode parecer esquisito nomear um livro que fui eu que escrevi. Mas este é o livro da minha vida, da vida de mais de 20 mil pessoas em Portugal e mais de 6 milhões no mundo. Infelizmente, o número não para de aumentar. A ideia de escrever este livro surgir na cama do hospital onde fui internada em Outubro de 2016 e onde decidi dedicar parte do meu tempo a lutar pela sensibilização e educação para estas doenças. O livro não conta a minha história: conta a história de muitos heróis anónimos, tem o contributo de outros doentes, médicos e familiares de quem convive com Crohn ou Colite Ulcerosa. E, the last but not the least, um pequeno manual para saberem como lidar com estas doenças.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s