Ficção cientifica, especulação, fantasia…neste livro de Naomi Alderman há um pouco de tudo isso. Aqui, as mulheres desenvolveram um novo e estranho poder, que quase nos poderia fazer lembrar os livros de um qualquer super herói da marvel: o poder de dar descargas eléctricas.
Surge aos poucos, primeiro em adolescentes, depois em mulheres adultas. E o que a principio era tido como doença, depressa se torna uma arma. Agora, as mulheres são mais fortes. As revoluções surgem aos poucos um pouco por todo o mundo, as vitimas transformam-se nas vencedoras e os homens tem cada vez mais medo.
Com sabor a distopia este é um livro provocante, que quer pôr e causa o patriarcado e o mundo em que vivemos. A escrita é corrida, facilima de ler e a história não me desiludiu. Tive, em certos momentos, a sensação de estar a ler um livro young adult. Tem muito esse tom, o de algo que já não é para adolescentes mas também ainda não é para adultos. Não adivinharia antes de o ler, mas agora se tivesse de o catalogar, era sem dúvida para esse fundo.
Não acho que seja uma ora que tenha acrescentado alguma coisa ou que seja capaz de nos marcar profundamente e se transformar num livro clássico e extremamente famoso e reconhecido. É um livro bom de ler, mas de que mal me vou lembrar daqui a alguns meses. Ainda assim, dava sem dúvida um óptimo filme.
3*
Recomendado!