O Visconde Cortado ao Meio – Italo Calvino

Neste livro conhecemos a história de um visconde, habitante da Sardenha, que parte para a guerra contra os turcos. Nessa guerra ele é, literalmente, cortado ao meio: a metade da direita e a metade da esquerda. A metade da direita volta para a sua terra. Mas esta metade está diferente de quando o visconde partiu: é apenas o seu lado malvado. Cruel, esta metade única do visconde, começa a castigar e a sentenciar os seus súbditos à morte, subjugando tudo e todos à sua vontade.

É então que surge na cidade a metade esquerda do visconde, o seu lado bom, pronto para ajudar tudo e todos e dar a sua própria roupas aos pobres. Mas qual destas duas metades será, afinal, a menos prejudicial às pessoas?

Um livro sobre polarização, com uma sinopse que realmente me entusiasmou.

Li este livro durante uns meros 15 minutos, mais coisa menos coisa. E desisti.

E não foi por o livro não ser bom, parece-me a mim. De facto, ele é tão om que eu entrei logo na história, senti-me a cavalgar com aqueles homens para a guerra como se estivesse lá. Uma escrita muito boa!

Eu apenas desisti deste livro porque é realmente um livro sangrendo. Desde os cavalos que morrem antes dos cavaleiros, esventrados, deitados no chão de barriga para o ar para evitar que as suas visceras caissem às aves que seguem os cavaleiros para a guerra para comer a carne a apodrecer dos mortos, o meu estomago não estava a conseguir suportar este livro. De verdade!

Espero tentar de novo lê-lo daqui a algum tempo, quando me sentir mais preparada para tal. Parece-me ser, realmente, uma história muito interessante, apesar do enorme toque de fantasia. Mas esta minha tentativa de leitura claramente falhou.

Livro na Wook

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s