Sugestões de Livros para Prendas de Natal 2: Os clássicos!

Ao rever o post anterior apercebi-me que, na minha lista de sugestões para prendas de Natal, me esqueci dos clássicos! E como melhor que um livro só mesmo um livro clássico, aqui ficam algumas dicas para oferecer a quem gosta deste género de literatura.

 

Um Cântico de Natal – Charles DickensUm Cântico de Natal

E já que estamos em época natalícia, vamos começar com este famoso clássico de natal. Aqui conhecemos a história de Scrooge, um velho rico avarento que, na noite de Natal, é visitado por 3 espíritos: O Espírito do Natal Passado, O Espírito do Natal Presente e o Espírito do Natal Futuro. Uma obra que vem mesmo a calhar, para nos relembrar o verdadeiro significado do Natal.

 

 

Mrs. Dalloway

 

Mrs. Dalloway – Virginia Woolf

A I Guerra terminou, o Verão apodera-se de Londres e Clarissa prepara-se para dar mais uma das suas festas. Mas o aparecimento de Peter Walsh, o seu primeiro amor, vai atiçar o passado, trazendo-lhe à memória os sonhos de juventude. E de súbito, Clarissa Dalloway toma consciência da força da vida em seu redor.

 

 

O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald

O Grande Gatsby

Escrito em 1925, O Grande Gatsby simboliza o sonho americano e reflecte acerca dos loucos anos vinte do século passado. Por muitos considerado o melhor livro de Scott Fitzgerald, é um romance sobre o amor e o desamor, sobre a maldade e as ambições humanas, sobre triunfos e deslumbramentos, sobre modas e excessos.  Uma incursão pelos loucos anos vinte e pela era do jazz, o retrato fiel dos excessos e prazeres de toda uma década. Fitzgerald construiu neste livro uma história que retrata a decadência da sociedade e a impossibilidade do sonho americano, ao mesmo tempo que transmite uma poderosa mensagem de exclusão e fraude, que pressagiou a Grande Depressão dos anos 30.

 

Terra Abençoada – Pearl S. BuckTerra Abençoada

No reinado do último imperador da China, uma criada casa com um homem humilde. Juntos dão início a uma família e encetam uma viagem épica, envolvente e inesquecível. O-lan é uma criada na maior casa da aldeia. Quando casa com Wang Lung, um humilde agricultor, labuta arduamente ao longo de quatro gravidezes pela sobrevivência da sua família. Ao princípio, as recompensas são poucas, mas o trabalho é fonte de esperança e há sustento na terra. Até a fome chegar e mudar a vida de todos. Tudo parece perdido, até que a boa sorte e a determinação de O-lan conjuram-se para os levar de volta a casa com uma riqueza inimaginável.

 

Noites BrancasNoites Brancas – Fiódor Dostoiévski

Numa noite luminosa, numa ponte sobre o rio Neva, um jovem sonhador depara-se com uma mulher em lágrimas. Petersburgo está mergulhada em mais uma das suas noites brancas, um fenómeno que faz as noites parecerem tão claras quanto os dias e que confere à cidade a atmosfera onírica ideal para o encontro entre essas duas almas perdidas.

 

 

 

Madame Bovary

 

Madame Bovary – Gustave Flaubert

Ema Bovary é uma jovem bonita e requintada para os padrões provincianos da sociedade em que vive. Presa num casamento que a aborrece, aspira às grandes emoções que encontra nas páginas dos livros que lê compulsivamente. A vida, o marido e a sua imaginação não são suficientes; arranja um amante, e mais outro, mas nenhum é capaz de satisfazer os seus anseios. Revoltada com a sua vida, Ema perseguirá os seus sonhos, com consequências trágicas.

 

 

Utopia
Utopia – Thomas More

Ao descrever a sociedade perfeita, forjada com base na razão humana, Thomas More recorre ao princípio da racionalidade política, por um lado, mas, por outro, alimenta-se da imaginação e da fuga para um mundo irreal. Nesta ilha não há propriedade privada, os governantes são escolhidos pelo voto popular, existe o direito ao divórcio e à eutanásia, os hospitais são gratuitos e a liberdade religiosa é uma realidade.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s