Este foi um daqueles livros que eu comecei a ler meio por impulso, sem pesquisar primeiro sobre ele. Como é costume, deu asneira, que comecei pelo volume 5 sem sequer saber. Neste caso acaba por não fazer grande diferença, uma vez que são contos.
Este livro traz-nos um conjunto de variações de contos de fadas já nossos conhecidos, cada um com a respectiva análise. Bastante interessante quando a intenção é mesmo a análise, pois torna-se uma grande ajuda à interpretação do conto. O tema principal deste volume é o noivo animal, como por exemplo o Príncipe Serpente e o Noivo Sapo…
Acho que para quem é amante de literatura de quando em vez torna-se interessante este género de leitura, em que além de ler ficamos a compreender melhor o que lemos. Considerei este livro um pouco repetitivo em alguns momentos, porque alguns dos contos são muito semelhantes entre si, mas consegue-se compreender o intuito do autor ao apresentá-los todos.
No geral, acho que foi uma boa leitura, instrutiva e que recomendo para quem quiser ficar a conhecer melhor os contos tradicionais. Fiquei curiosa sobre os outros volumes, parece-me que lê-los na integra fará muito mais sentido.
Recomendado.