Resumo de Leituras [Julho de 2018]

 

Chama-me Pelo Teu Nome – André Aciman

Imagem relacionada

A primeira leitura deste mês foi um livro que, mais do que causar polémica, promete desmistificar preconceitos. Retrata a história de amor entre dois jovens rapazes, Oliver e Elio. É um livro que fala de amor, mas também de desejo e de sexo, sem tabus nem meias palavras.
Já deu origem a um filme vencedor de um óscar e tem dado muito que falar. Este livro é, provavelmente, um dos melhores na luta contra o preconceito dos últimos tempos.
Livro recomendado.

 

 

O Terror – Arthur MachenResultado de imagem para arthur machen o terror

Este livro, de um dos grande autores de terror do séc. XX, inclui três contos: O Terror (que dá nome ao livro), A Mão Vermelha e O Grande Retorno.
Tenho de admitir que não foi ua das minhas leituras preferidas deste mês. O terror é o terror clássico, com pássaros mortos nas janelas, a tradicional investigação de um assassinato e pouco mais. A leitura não é fácil, tornou-se para mim um pouco fastidiosa. Ainda assim, recomendo, para quem gosta de livros de terror. Mas não entrem na leitura com grandes expectativas.

 

 

A Questão Finkler – Howard Jacobson

Resultado de imagem para a questão finkler

Julian Treslove é um homem perfeitamente vulgar, que nasceu para sofrer desastres e desgostos. No entanto essa infindável lista de desgraças para rodeá-lo sem nunca o atingir realmente, como o poste que lhe cai quase em cima, mas que não lhe chega a acertar.
Até ao dia em que Treslove é assaltado por uma mulher. Ao partir, ela chama-lhe Judeu. E é a partir daí que Treslove, que não é judeu nem tem qualquer opinião ou conhecimento sobre o judaismo, começa a questionar a sua identidade. E toda a sua vida muda.
Um óptimo livro que eu não consegui ler até ao fim, mas a que pretendo sem dúvida retornar. Falei dele aqui.

 

 

 

Resultado de imagem para se isto e um homem

Se Isto é um Homem – Primo Levi

De longe o meu livro preferido deste mês, este é o testemunho de Primo Levi da sua passagem pelo campo de concentração na II Guerra Mundial. Não é uma leitura leve, mas é uma leitura impressionante. Não se passou assim tanto tempo desde o holocausto e já o tratamos como se fosse apenas um filme, como se não tivesse sido no nosso mundo. Mas foi e o testemunho de Primo Levi é impressionante exactamente por isso: Serve para nos lembrar a fome de quem não tem nada que comer, o frio de quem não tem agasalhos que cheguem, o aspecto do arame farpado do lado de dentro. Um livro que todos devíamos ler, em algum momento das nossas vidas.

 

 

Resultado de imagem para hippie paulo coelhoHippie – Paulo Coelho

Neste livro, já conhecido como o mais autobiográfico de Paulo Coelho, o autor conta-nos a sua própria experiência enquanto hippie e durante parte da sua viagem pelo mundo.
Achei-o um pouco menos profundo do que outros livros deste autor, mas ainda assim é um bom livro. Escrita leve, leitura fácil e rápida, bons ensinamentos apesar de em menor quantidade. Não se tornou, para mim, um dos meus livros preferidos deste autor. Ainda assim vai ter lugar nas minhas estantes e é bem provável que o venha a reler. Boa leitura para o Verão, que finalmente parece ter chegado!

 

 

A Ilha dos Segredos – Nadia MarksResultado de imagem para a ilha dos segredos nadia marks

Neste romance ficamos a conhecer a história de Anna e da sua família grega. Anna é uma mulher londrina que após anos de um longo e forte casamento fica em choque com a noticia de que o marido tem uma amante. Parte então com o pai para a ilha grega de onde a sua família veio, numa tentativa de clarear as ideias. Aí volta a descobrir o amor nas suas muitas forças, reaprende a viver e fica a conhecer a história da sua família e as feridas com que a vida os marcou.
Uma leitura fácil e leve com sabor a Verão, que não nos ensina nada de especial nem nos marca por aí além mas que ainda assim serve para ler à beira-mar.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s