Há uns tempos disse a um colega meu que já tinha lido todos os livros de Paulo Coelho. Ele ficou admirado. Mas a verdade é que li sim, com excepção do último, que saiu recentemente.
Por isso hoje vim aqui falar dos meu 5 livros preferidos de Paulo Coelho, para quem gosta deste tipo de literatura e procura recomendações. Já falei De vários livros dele aqui no blog, pelo que se quiserem saber de outro podem sempre pesquisar ou digam que falo dele, caso ainda não o tenha feito.
Espero que gostem!
1 – Manuscrito Encontrado em Accra
De longe o meu livro preferido deste autor até agora, esta obra não conta com uma história excepcional, mas conta com ensinamentos fantásticos. A premissa é simples: corre o ano de 1099 em Jerusalém e a cidade prepara-se para ser invadida pelos Cruzados. Os habitantes, claramente em desvantagem, sabem que vão perder. Na noite véspera da invasão reúnem-se na praça da cidade e falam. De que se fala quando sabemos que no dia seguinte o mundo como o conhecemos vai acabar? De que se fala quando as nossas vidas estão prestes a mudar? Tudo.
Este é um daqueles livros em que não faz diferença o que eu vá dizer sobre ele. Posso dizer que a história é fantástica, que a escrita é assombrosa, que a leitura é fácil e que é um livro capaz de mudar vidas. Não interessa, porque o que quer que eu diga sobre ele não chega. Ele é melhor!
Com um toque de lenda, um toque de magia e sob uma escrita fantástica, aqui conhecemos a história de Santiago, um pastor andaluz que sonha com um tesouro enterrado debaixo das pirâmides do Egipto e resolve ir à procura dele.
Assombroso!
Este não é um dos livros mais conhecidos do autor, talvez pelo tema que trate. Injustamente, diria eu. Aqui Paulo Coelho conta-nos a história da sua peregrinação no caminho de Santiago. Não acho que o livro seja totalmente perfeito, acho que certas partes poderiam não estar lá que não fazia mal nenhum. Ainda assim a história é fabulosa, a escrita do autor é mais uma vez fantástica e é um livro que nos dá muito em que pensar.
Um escritor que perdeu o entusiasmo e a paixão pela vida resolve ir em busca de um novo sentido. Para isso atravessa três continentes, guiado por sinais, em busca de si mesmo.
Uma história apaixonante, que nos põe a pensar nas nossas próprias vidas. Ainda estamos apaixonados pelos nossos sonhos? Ainda estamos entusiasmados com o que nos entusiasmava antigamente?
Num registo diferente dos anteriores mas ainda assim semelhante em termos de lições e da escrita fantástica, este livro é sobre um tema polémico: adultério. Aos olhos de toda a gente, Linda tem a vida perfeita: o marido perfeito, filhos saudáveis e felizes, um trabalho que gosta. Ainda assim Linda não está feliz. Cada dia é mais doloroso que o anterior. Até ao dia em que reencontra por acaso um velho namorado…
Olá Anabela!
Penso que esse colega era eu. 🙂
Em relação ao Paulo Coelho, sei perfeitamente que é um dos autores mais vendidos em todo o mundo e não belisco minimamente o seu mérito, mas efectivamente li uns três livros dele e, confesso, que nenhum me convenceu.
Agora sei também que destes que enumeras, eu não li nenhum. Portanto, numa ida à biblioteca sou bem capaz de trazer um destes títulos.
GostarLiked by 1 person
Olá Miguel 🙂 eras sim!
Tenho para mim que se ha um livro que mostra o que Paulo Coelho é, é o Alquimista. Se nao gostares desse dele, dificilmente vais gostar de algum.
Só por curiosidade, que livros dele leste?
GostarGostar
Assim de repente li o “Verónica decide morrer” e a “Espia”.
“Verónica”, que li há vários, recordo-me que não apreciei por aí além. A “Espia” achei-o algo frágil, pouco consistente ao nível da pesquisa histórica, um livro que me parece que Paulo Coelho não fez grande pesquisa.
Mas vou aceitar a tua sugestão. No próximo sábado devo ir à biblioteca e trago o Alquimista.
GostarLiked by 1 person