O País do Medo – Isaac Rosa

Este livro, o quarto de Isaac Rosa, venceu em 2009 o Prémio de Melhor Romance pela Fundação José Manuel Lara.

Conta-nos a história de Carlos, um homem que é exactamente como qualquer um de nós, apenas com uma diferença: Carlos tem medo. Muito, muito medo. Medo de tudo.

Mas não medos vulgares como o medo das alturas ou o medo de cobras, embora muito provavelmente ele também sofra desses medos. Carlos tem medo de violência, um medo extremo de violência e qualquer tipo de conflito que possa levar a ela.

Por isso, quando um miúdo na escola do filho começa a criar problemas, Carlos, em vez de resolver logo a situação (algo que seria fácil para as outras pessoas), piora tudo. Na sua cabeça aquele pequeno conflito vai gerar toda uma violência muito maior. Então, para a evitar, Carlos envolve-se numa teia cada vez mais densa de mentiras.

Este livro é visto sobre o ponto de vista de Carlos. Entramos na sua mente e, deixem-me que vos diga, este autor têm uma escrita impressionante. Somos realmente envolvidos pela história, como se estivéssemos lá.

Entretanto, tenho de dizer isto, se Carlos fosse uma pessoa real, eu provavelmente chegava-me ao pé dele, dava-lhe dois pares de estalos e gritava-lhe “Pára de ser idiota, meu grande idiota!!”.  E olhem que eu sou uma pessoa bastante calma!

Carlos é provavelmente a personagem mais irritante de todas as personagens que já “conheci” até hoje. Se forem uma pessoa que se irrita facilmente e decidirem ler este livro, vão chegar a um ponto em que só vos apetece atirar o livro à parede e gritar “não te leio mais, seu grande estúpido” (a personagem, não o autor, claro). Apesar disso, vão querer saber o final. Mantenham a calma até lá!

Livro recomendado!

Livro na Wook

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s