SINOPSE
Clara é a matriarca esquiva e misteriosa, dotada de poderes sobrenaturais, que prediz as tragédias da família e estabelece o destino da casa e dos Trueba. Blanca, a sua filha suave e rebelde, nutre um amor pelo filho do capataz do seu pai, o que provoca o desprezo de Esteban, mesmo quando deste amor nasce a neta que ele adora: Alba, uma beleza luminosa e uma mulher ardente e voluntariosa.
As paixões da família Trueba, as suas lutas e segredos desenvolvem-se ao longo de três gerações e de um século de violentas mudanças. Num contexto de revolução e contrarrevolução, a autora dá vida a uma família unida por laços de amor e ódio mais complexos e duradouros que as lealdades políticas que a poderiam separar.
*
Este livro tem um pouco de tudo: O sobrenatural, nos poderes de Clara e na lembrança da bela Rosa e de Barrabás, a politica e a revolução onde navega Esteban, o amor de Blanca separado por classes sociais e revoltas…
O livro prende-nos do principio ao fim. Com uma escrita simples vemos o passar de três gerações da mesma família, sempre com foco nas personagens femininas. Não podemos claro esquecer Esteban, o homem da família e da história, que sobe a pulso na vida para ser ver mais tarde afogada em mulheres e politicas.
Neste livro, mais do que tudo, vemos as mulheres como as lutadoras, as que mais sofrem e enfrentam e a magia como uma fuga à realidade. Por muito duro que fosse o mundo dos homens para as personagens que tinham o sobrenatural havia sempre uma esperança, uma luz ao fundo do túnel.
É um livro mais do que recomendado para quem gosto do sobrenatural, para quem gosta de história, para quem gosta de histórias verídicas…enfim, para todos.
Saiu também em filme em 1994, mas o livro é, claramente, muito melhor.