Este livro conta a história de August Pullman, um rapaz que nasceu com uma grave deformação no rosto, causada pela junção de duas sindromes.
August passou por diversas cirurgias e tratamentos, sendo considerado um caso único na medicina. Nunca foi à escola, tendo estudado sempre em casa. Até que a mãe decide que não lhe consegue continuar a dar aulas e August começa a ir à escola.
Vemos então a sua luta para se adaptar a um novo mundo completamente diferente daquele a que estava habituado. Mas se ser um aluno novo numa escola nova já não é fácil para ninguém, ainda menos o é para August, para quem todos olham e de quem muitos fogem de medo…
A história deste livro é bonita, profunda. É uma história de coragem, da imensa coragem de um simples rapazinho em enfrentar o mundo. É fácil de ler, lê-se em menos de nada e é fácil entrarmos no mundo daquelas personagens.
É um livro com muitas lições importantes, algumas mais simples, outras mais complexas.
Mas com tanta conversa sobre adolescentes, namoros e aulas misturada numa escrita tão leve, não consegui largar a sensação de que estava a ler um livro de literatura juvenil.
Livro recomendado.