Persépolis – Marjane Satrapi

Livro Físico

Marjane era uma criança quando, em 1979, o Irão começa a mudar. O Xá é deposto, nas ruas reina a revolução e começa a instaurar-se o fundamentalismo. Com 10 anos, Marjane é uma menina como outra qualquer, que tem a sorte de ter nascido numa família que a quer salvaguardar, proteger e que quer que ela estude e perceba o mundo onde vive. Mas não é fácil conviver com a sociedade que os rodeia…

Persépolis é uma autobiografia em formato de novela gráfica. É um livro que retrata muito bem a infância da autora e o seu contexto difícil, que nos mostra como é a vida num país em luta contra o fundamentalismo religioso e as dificuldades que há em crescer, em ser mulher e em ser pessoa, naquele meio.

Tenho de admitir que graficamente este não é o meu estilo preferido de novela gráfica. A preto e branco e com um desenho muito mecânico, é um livro em que eu tenho alguma dificuldade de manter a concentração. No entanto, este é sem dúvida um livro extremamente importante, que nos dá a conhecer uma realidade muito díspar da nossa, muito dura e sobre a qual todos deveríamos ler.

Livro recomendado. 4*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s