A Alma Trocada – Rosa Lobato de Faria

Livro Físico

Ia a dizer amo-te, mas ainda pensei que não devia pronunciar nenhuma palavra que me comprometesse para além das coisas do corpo, isso quando ainda estava lúcido, porque logo perdi a noção do conveniente, do tempo, do espaço e das palavras e cedo compreendi que amo-te é uma palavra bem pobre, bem pequena no incêndio devorador da paixão, e tudo deixou de ter importância nos braços daquele impetuoso, avassalador amante, doce nos gestos e brutal nas palavras.

e ela abriu todas as portas, descobriu quanto de primário e de sofisticado pode haver na sexualidade de um ser humano, gritou e fez-me gritar de prazer, ensinou-me o incalculável sem contudo mudar em mim o essencial. Fez-me ter saudades e esquecê-las. Fez-me ser outro sem deixar de ser eu, com uma ténue lembrança no muito fundo de mim.

Rosa Lobato de Faria

Teófilo é um homem homossexual. Vindo de uma família tradicional, a sua orientação sexual acaba por obrigá-lo a afastar-se da família. É em Hugo que Téo conhece o amor, mas não só em Hugo. Aos poucos vemos este homem descobrir-se, encontrar-se, encontrar o seu próprio caminho e enfrentar os seus próprios demónios.

Nunca tinha lido Rosa Lobato de Faria e a verdade é que gostei muito. A escrita é maravilhosa, poética e simultâneamente simples, fácil de ler. O tema da homossexualidade nesta obra está tratado de uma forma bastante sensata. É um tema, está lá, mas é tratado de forma tão perfeitamente natural que não se torna o centro da trama. É uma história sobre amor, amizade e família; não uma história sobre homossexualidade.

Depois, esta é também uma história repleta de reviravoltas. Rosa Lobato de Faria era uma senhora das telenovelas; e este livro, em certo ponto, quase parece uma telenovela. Há surpresas atrás de surpresas, mistérios e crimes para vários gostos. Para mim talvez até um pouco demais.

Um livro pequeno de tamanho, mas grande em história.

Recomendado. 4*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s