Mulheres que escrevem vivem perigosamente – Stefan Bollman

Mulheres que Escrevem Vivem Perigosamente

Livro Físico

“Que se passa, afinal? Que leva certas mulheres, por sinal as mais inteligentes, criativas e dotadas, a desesperar-se para a vida ao ponto de deixarem de a suportar? É evidente que o que dá asas aos homens e lhes permite voar – viver um amor e, em simultâneo, afirmar-se do ponto de vista artístico – destrói as mulheres. Acresce a isto algo muito simples, absolutamente intolerável: as mulheres governam o quotidiano dos homens, proporcionando-lhes as condições que lhes permitem escrever (ou fazer qualquer outra coisa, seja lá o que for). E quem governa o dia-a-dia delas? Ninguém tem pejo em as qualificar de musas inspiradoras dos homens, mas quem são, onde estão, as musas inspiradoras das mulheres? A mulher tem de ser musa de si própria.”

Stefan Bollmann

Stefan Bollmann nasceu a 21 de março de 1958 na Alemanha. Estudou Germânicas, Teatro, História e Filosofia e é autor e editor de livros em Munique.

Mulheres que escrevem vivem perigosamente não é um livro fácil de comprar, mas como me ficou debaixo de olho assim que soube da sua existência não havia por onde fugir. Esperei ainda algum tempo que ele chegasse. Mas valeu a pena.

Com um prefácio fantástico de Elke Heidenreich, numa edição magnífica e muito cuidada da Quetzal nesta bra o autor Stefan Bollmann fala-nos sobre algumas das maiores e melhores autores que conhecemos e sobre as dificuldades que passarem por serem mulheres que ativamente reivindicavam o seu lugar no mundo artistico. Um livro que fala sobre tudo, desde as suas obras, a sua vida familiar e, muitas vezes, as suas dores e os seus suícidios. Sempre acompanhado com fotografias belíssimas, que tornam esta edição ainda mais especial.

Tenho de admitir que este livro me marcou muito, tendo-se tornado sem dúvida uma das melhores leituras deste ano. É verdadeiramente impressionante conhecer aquilo que estas mulheres enfrentaram, só pelo facto de serem mulheres. E como, mesmo assim, conseguiram alcançar tudo o que alcançaram. É um livro incrivel também do ponto de vista dos estudos literários. Muito útil, instrutivo e lindissimo.

Fiquei verdadeiramente apaixonada. Com dor de alma pela quantidade de injustiça, mas apaixonada pela obra.

Livro preferido. 5*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s