A História das Abelhas – Maja Lunde

Livro Físico

“O Dia do Descanso chegu finalmente. Sem se fazer anunciar, como acontecia todos os anos. Só fomos notificados na noite antes de o Comité ter decidido que os cidadãos tinham finalmente conquistado o direito a um dia de folga. O anúncio oficial foi feito por Li Xiara, a lider do Comité, uma mulher que sempre nos apresentava as mais recentes decisões do comité, pela rádio e em ecrãs informativos em mau estado. A sua voz melodiosa e desapaixonada era a mesma quer a mensagem fosse boa ou má. A polinização terminara, relatava ela, a estação do florescimento chegara praticamente ao fim. Podiam oferecer-nos isto, , disse ela, nós, a comunidade, podíamos oferecê-lo a nós mesmos. Há semanas que esperávamos por este dia. Mais de dois meses tinham passado desde a nossa última folga. Enquanto os tendões dos nossos antebraços ficavam cada vez mais inflamados devidos aos movimentos repetitivos da escobagem, enquanto os nossos braços e ombros ficavam cada vez mais hirtos e os nossos pés perpetuamente cansados por estarmos de pé, trabalhávamos e esperávamos.”

Maja Lunde

Maja Lunde nasceu a 30 de julho de 1975 na Noruega. Escreveu dez livros infantojuvenis e jovem-adulto.A História das Abelhas foi o seu primeiro livro para adultos, que já foi traduzido em mais de 35 países e recebeu diversos prémios.

Neste história conhecemos a história das abelhas em três épocas diferentes. William vive em 1852, é um biólogo sem tempo para os seus estudos após ter tido oito filhos. Até que um dia decide criar uma nova e inovadora colmeia. George é um apicultor de 2007 que constrói as suas colmeias à mão e luta para que o seu filho, Tom, decida tomar conta do negócio da família. Tao é uma mulher chinesa em 2098, que vive numa época em que as abelhas já não existem e a comida escasseia. O seu trabalho é polinizar manualmente árvores de fruto. Até que um dia o filho sofre de um estranho ataque…

A História das Abelhas é um livro distópico mas que, como algumas grandes distopias, podia ser real. Sabemos que as alterações climáticas estão cá e as abelhas são também um dos elementos em perigo. E um dos mais valiosos.

É tocante a forma como este fala deste tema, como alerta para este perigo e nos deixa a remoer no assunto. É ficção mas quase podia não ser. E tem realmente alguns factos de história da apicultura ali no meio. É um livro de leitura fácil, apesar de já ter uma quantidade razoável de páginas, que se lê em menos de nada. Vamos viajando de uma personagem para outra, de um tempo para outro, o que faz com que o leitor nunca se canse da leitura. E é um livro realmente muito bem escrito, de forma interessante, que põe lado a lado grandes questões da humanidade e grandes questões familiares, que acontecem muitas vezes.

Adorei e sem dúvida é um livro que me vai ficar na memória. Um alerta real.

Recomendado. 5*

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s