
“Quando duas pessoas destruídas estão à beira de um abismo…
…a tentação de saltar torna-se ainda mais irresistível.”

Filipe Melo nasceu a 13 de setembro de 1977 em Lisboa. É pianista, realizador de cinema e autor de banda desenhada. Juan Cavia nasceu a 14 de janeiro de 1984 na Argentina e é designer, diretor de arte e ilustrador.
Julien Dubois sonhava ser pianista e desde cedo a sua vida girou em torno da música. Era o melhor. Até que surge François e Julien percebe que não é assim tão bom. Acaba a tocar música banal, de que não gosta mas que o vai enriquecendo. E acaba apaixonado por Anne-Marie, a mulher de François. Ao longo desta história vemos o velho músico, já reformado e a viver numa grande mansão com uma governanta e um gato, contar a história da sua vida a Adeline, uma jornalista. Mas, afinal, quem é Sophie…?

Balada para Sophie é um livro pura e simplesmente brilhante. É uma história de amor, de desilusão, de alegrias e tristezas. É a história de um músico e da sua música e também a história da Europa, entrelaçadas uma na outra. É sobre traumas e novas esperanças, sobre maldade e bondade, sobre superação e perdão.
É um livro que nos deixa com um nó no estomâgo. Sentimo-nos no lugar daquele personagem e… bem, o que fariamos? Ele comete erros, imensos erros, como todos nós. Mas continuamos a gostar dele.
O final do livro é lindíssimo. Não posso dizer que me tenha surreendido, mas posso dizer que era exactamente assim que queria que terminasse. Maravilhoso!
A ilustração é também incrível, e a composição final difícil de igualar. Sem dúvida um livro para ter na prateleira.
5*. Livro muito recomendado e favorito!