Dez livros para quem quer escrever um livro

Escrita em Dia
Margarida Fonseca Santos

Livro Físico

O livro que o vai ajudar a trabalhar e a melhorar as suas técnicas de escrita e estilos narrativos. A arte da escrita pode ser trabalhada todos os dias e com os exercícios deste livro o leitor vai aprender a:
– explorar diferentes formas de estruturar um texto
– variar a caracterização das personagens
– enriquecer o seu texto com diferentes estilos narrativos
– criar diálogos mais vivos e ritmados
– encontrar novos caminhos para a sua escrita
Ao longo de 40 níveis, no total de 80 exercícios, poderá expandir, encurtar, revitalizar e repensar a sua escrita, encontrando o outro lado dos textos, manipulando significados até se surpreender, mergulhando nas personagens para lhes dar ainda mais vida e comovendo-se com as soluções. Com o apoio de ideias simples e diretas e conselhos práticos, este livro pretende levá-lo por caminhos que não costuma usar, descobrindo a escrita de forma divertida e sempre diferente. E fica prometido que irá sentir os efeitos destes exercícios!

Escrever
Memórias de um ofício
Stephen King

Livro Físico

Em 1997, Stephen King começou a escrever sobre o seu ofício e a sua vida. A meio de 1999, um acidente muito noticiado quase lhe tirou a vida e, nos meses de recuperação, o nexo entre a escrita e a vida tornou-se mais crucial do que nunca para o escritor. O resultado é uma obra clara, útil e reveladora. Escrever é, assim, um relato fascinante que, partindo da experiência específica do autor, proporcionará aos leitores uma nova perspetiva sobre a formação de um escritor, com conselhos práticos e inspiradores sobre todas as fases, desde o desenvolvimento da intriga e a criação das personagens até aos hábitos profissionais e à fuga ao trabalho. Publicada originalmente na New Yorker e vivamente aclamada, esta obra culmina com um testemunho comovente do modo como a necessidade irresistível de escrever estimulou a recuperação de Stephen King e o trouxe de volta à vida. Brilhantemente estruturado e cativante, este livro ensinará – e divertirá – todos os que o lerem.

Manual de Sobrevivência de um Escritor
ou o Pouco que Sei sobre Aquilo que Faço
João Tordo

Livro Físico

Partindo das suas memórias do ofício, João Tordo esboça neste livro uma espécie de manual para todos aqueles que se interessam pelo mundo da escrita — sejam escritores a dar os primeiros passos ou leitores curiosos. Misturando humor e pragmatismo, memórias de vida e conselhos úteis, o autor abre as portas da sua actividade — e da sua relação com a literatura e a vida — a todos aqueles que experimentam a magia da ficção.
Esta viagem pelos meandros de um ofício que recusa deixar-se ensinar — e de muitas das suas vertentes e consequências, como a técnica, o enredo, as personagens, a edição, a crítica, o fracasso, a sobrevivência — é também uma incursão no lado mais íntimo de um escritor entregue à sua mais dilacerante paixão. Este volume percorre os autores, a tradição e o processo que fazem um autor, mas é também uma confissão dos tempos difíceis, das angústias e das dúvidas que assaltam sem piedade tanto os jovens escritores como os mais experimentados. Manual de Sobrevivência de um Escritor é uma aventura pelo lado menos conhecido de uma forma de arte que encanta a Humanidade desde os seus primórdios. Com coragem e humildade, com ironia e sinceridade, João Tordo conduz-nos nesta viagem, cujas páginas gostariam de ser um guia (ou um amparo) para os amantes de literatura.

Confissões de um Jovem Escritor
Umberto Eco

Livro Físico

O brilhante escritor italiano leva-nos numa viagem aos bastidores do seu método criativo e recorda como arquitetou os seus mundos imaginários: partindo de imagens específicas, fez sucessivas escolhas ao nível da época, da localização e da caracterização do narrador – o resultado foram histórias inesquecíveis para todos os leitores. De forma alternadamente divertida e séria, mas brilhante como sempre, Umberto Eco explora a fronteira entre a ficção e a não-ficção, afirmando que a primeira deve assentar num intricado enredo que requer ao escritor a construção, através da observação e da pesquisa, de todo um universo até ao mais ínfimo pormenor. Por fim, revela ao leitor um precioso trunfo que permite vislumbrar o infinito e alcançar o impossível. Umberto Eco tinha quase 50 anos de idade quando a sua primeira obra de ficção, O Nome da Rosa, o catapultou para a fama mundial e se tornou um clássico moderno. Nestas “confissões”, o agora octogenário faz uma retrospetiva da sua carreira, cruzando o seu percurso como teórico da linguagem com a veia romancista que descobriu mais tarde na vida. Este “jovem escritor” é, afinal, um grande mestre e aqui partilha a sua sabedoria sobre a arte da imaginação e o poder das palavras.

A Grande Magia
Descubra a criatividade e viva em pleno
Elizabeth Gilbert

Livro Físico

Com uma capacidade de empatia notável e uma generosidade ímpar, a autora apresenta-nos a sua visão da misteriosa natureza da inspiração. Mostra-nos como abraçar a nossa curiosidade e largar o sofrimento. Viver a vida com mais paixão, menos angústias, e em toda a sua plenitude: é este o desafio d’A Grande Magia, uma porta aberta para o mundo da inspiração e da felicidade.

Desafios de Escrita Criativa
Paula Pessanha Isidoro

Livro Físico

Escrever não é tarefa fácil, especialmente numa língua estrangeira, mas com uma boa dose de criatividade, tudo se torna mais simples. E porque é que um aluno de PLE deve estar interessado em treinar a sua criatividade escrevendo? Porque isso o vai ajudar a encontrar mais alternativas para a resolução de qualquer problema comunicativo. Com os 20 Desafios de Escrita Criativa, e as respetivas atividades de preparação e expansão, destinados a aprendentes com vários níveis de proficiência (de A1 a C1), estes têm a oportunidade de realizar, de forma autónoma ou guiada, exercícios de escrita criativa que põem à prova não só os conhecimentos linguísticos, mas também a imaginação. Além dos desafios e exemplos de textos que servem de inspiração, os aprendentes irão encontrar várias sugestões de atividades dinâmicas, que podem ser realizadas quer na sala de aula quer em estudo autónomo, e que permitirão exercitar não só a expressão escrita como também a expressão oral.

Manual de Escrita Criativa
João de Mancelos

Livro Físico

Tem talento para as letras, mas faltam-lhe as técnicas e os exercícios para o desenvolver?
Não dispõe de tempo ou paciência para frequentar oficinas de escrita criativa? Então, este livro bem-humorado e prático é para si. Nele, João de Mancelos explica as técnicas fundamentais para escrever um conto, novela ou romance. Propõe ainda alguns exercícios úteis e divertidos, que pode fazer individualmente ou em grupo. Aprenda a recolher ideias, desbloquear a inspiração, gerar suspense, construir uma personagem irresistível, criar uma atmosfera mágica, e muito mais! Manual de Escrita Criativa constitui o livro ideal para autores aprendizes, amantes da leitura, jornalistas, publicitários e formadores de Escrita Criativa.

Curso de Escrita Criativa
Pedro Sena-Lino

Livro Físico

Sente que há outras vozes a falar dentro de si? Precisa urgentemente de lhes dar vida, densidade, um lugar no mundo? Só tem de ter presente que as personagens são “tão naturais como uma árvore, um parlamento ou uma biblioteca” (parafraseando Álvaro de Campos). E, depois, é só exalar o sopro vital! Organizado entre perigos (as nossas formas de prender personagens) e estratégias (para as libertarmos), este curso assenta em teoria, prática, exercícios e exemplos; e vem acompanhado de um breve capítulo extra para poder escrever as suas personagens em formato de conto ou romance. O Curso de Escrita Criativa II – Uma Costela de Quem? pretende libertar todos os Adões e Evas das suas costelas, para gerar personagens fortes, porque autonómicas do criador, e representantes das aspirações e sonhos de cada um. No fundo, este livro pretende libertar a nossa força criativa em seres que falem profundamente de nós. Porque é uma bomba de humanidade. Pedro Sena-Lino é também autor do outro livro da coleção: Curso de Escrita Criativa I – Criative-se: usar em caso de escrita.

A Arte da Criatividade
7 hábitos poderosos para estimular o seu potencial
Susie Pearl

Livro Físico

Pensa que não é criativo? Engana-se. Todos nós podemos descobrir novas fontes de inspiração, perder o medo de arriscar e potenciar a nossa habilidade intrínseca de criar, reinventar e inovar. Ser criativo é isto mesmo e todos podemos aprender a ser mais criativos. Este livro, além de incendiar a sua veia criativa, vai ajudá-lo a: – Vencer os medos e ultrapassar os bloqueios
– Meditar e trabalhar a concentração
– Maximizar o mapeamento mental
– Alinhar mente, corpo e alma
– Estimular o espírito crítico, rebelde e fora da caixa
– Olhar para o futuro e aproveitar as oportunidades
Destinado a todos os que desejam potenciar a sua originalidade, mesmo aqueles que acreditam ter pouco talento inato, A Arte da Criatividade é um guia essencial para os leitores que procuram dicas práticas, exemplos e ferramentas que permitam aperfeiçoar a arte de criar.

Criatividade
Como vencer as forças que bloqueiam a inspiração
Ed Catmull e Amy Wallace

Livro Físico

Criatividade é um livro inspirador que ensina a construir uma cultura criativa e de permanente inovação, qualquer que seja a área de trabalho. Durante quase vinte anos, a Pixar dominou o mundo da animação. Nasceram na empresa filmes tão adorados como a trilogia Toy StoryMonstros e CompanhiaÀ Procura de NemoOs Incríveis ou Up – Altamente, que bateram recordes de bilheteira e conquistaram trinta Óscares. Nesta obra, Ed Catmull partindo da experiência da Pixar e da Disney Animation revela os princípios e as técnicas que tornaram a empresa tão admirada, e rentável, e como podem ser aplicados por outras pessoas e setores. Criatividade revela de que forma a empresa alcançou o reconhecimento e o sucesso que todos conhecemos, incentivando nos a aprender com as suas lições. Repleto de casos práticos e bons exemplos, este é um livro essencial para quem quer ser mais inovador.

[Sinopses de wook.pt]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s