Lançamentos literários debaixo de olho [março 2022]

A Violoncelista
Daniel Silva

Livro Físico

A violoncelista é um novo título impressionante da excecional série de Daniel Silva (revista People) e afiança mais uma vez as suas grandiosas perícia e genialidade para a invenção, demonstrando porque é considerado «a par com Le Carré e Forsyth um dos melhores romancistas de espionagem de todos os tempos (The Real Book Spy)». O mestre da intriga internacional, Daniel Silva, traz-nos um novo best seller para acrescentar aos seus enormes êxitos anteriores, nomeadamente A OrdemA Rapariga Nova e A Outra Mulher, com esta fascinante história de espionagem e suspense repleta de ação protagonizada pelo restaurador de arte e espião, Gabriel Allon. O fatal envenenamento de um multimilionário russo envia Gabriel Allon numa perigosa viagem pela Europa na órbita de uma virtuosa música que pode ter a chave da verdade sobre a morte do seu amigo. A trama descoberta por Allon conduz a canais secretos de dinheiro e influência que atingem o próprio coração da democracia ocidental e ameaçam a estabilidade da ordem internacional.

Quem Traiu Anne Frank?
A investigação que revela o segredo jamais contado
Rosemary Sullivan

Livro Físico

Este livro percorre a história de Anne e revela os grandes mistérios que rodeiam a sua morte, começando por quem a traiu. Mais de 30 milhões de pessoas leram a história de Anne Frank, a menina de treze anos que se escondeu com a respetiva família em Amesterdão durante a Segunda Guerra Mundial, foi descoberta pelos nazis e enviada para um campo de concentração, onde veio a morrer. Mas apesar de todos os artigos, livros, obras de teatro e romances dedicados ao assunto, nenhum deles explicou de modo convincente como os Frank e outras quatro pessoas conseguiram viver escondidos sem serem detetados durante mais de dois anos, e quem ou o que finalmente conduziu os nazis à sua porta. Com um cuidado esmerado, uma equipa de investigadores estudou com afinco dezenas de milhares de páginas de documentos, alguns nunca antes vistos, e entrevistou dezenas de descendentes de pessoas envolvidas, de uma forma ou de outra, com os Frank. Utilizando tecnologia de ADN recentemente criada e técnicas de investigação desenvolvidas pelo FBI, a equipa Cold Case recria os dias e semanas anteriores à detenção dos Frank, e chega a uma conclusão impactante. Mas apesar de toda a análise que contém, a grande conquista deste livro é que transporta os leitores numa viagem de regresso à Amesterdão da guerra, onde, pela primeira vez, chegamos a compreender como era viver num lugar ocupado, um lugar no qual, por muito rico, educado ou cuidadoso que se fosse, nunca se sabia em quem se podia confiar.

Vegetariano nas Quatro Estações
Ana Monteiro

Livro Físico

Quando criou o blogue Laranja-Lima, em 2015, a nutricionista Ana Isabel Monteiro queria provar ao mundo que a alimentação saudável também podia ser deliciosa. Mais tarde, ao tornar-se vegetariana, abraçou o novo desafio de mostrar que a alimentação de base vegetal tem tudo para ser igualmente saudável, saborosa e muito fácil de preparar! da blogosfera para as redes sociais, hoje mais de 100 mil pessoas seguem afincadamente as receitas da nutricionista que sabe (mesmo!) como nos deixar com água na boca. E a magia culinária continua, agora em livro. Vegetariano nas Quatro Estações apresenta-nos 80 pratos saborosos e nutritivos, divididos pelas quatro estações do ano – porque atender aos produtos da época faz toda a diferença no sabor e propriedades dos alimentos. a par disso, a autora descomplica ainda o tema do vegetarianismo num guia completo onde responde a todas as dúvidas, questões e dilemas de quem tem este regime alimentar ou quer começar a comer de forma mais verde. E para quem não se sente pronto para deixar os produtos de origem animal, não há problema. Para Ana Isabel Monteiro, todos os passos contam: introduzir ocasionalmente refeições de base vegetal na ementa já é maravilhoso. Para a saúde e para o planeta!

O Direito ao Sexo
Feminismo no Século XXI
Amia Srinivasan

Livro Físico

Arguto e profundamente humano, O Direito ao Sexo renova a maneira como discutimos ¿ ou evitamos discutir ¿ os problemas e a política do sexo. Das relações entre alunos e professores à legalização da prostituição, dos incels (celibatários involuntários) ao movimento #MeToo, este livro relata-nos a história e o futuro do feminismo, escrito num tom e numa abordagem de grande seriedade intelectual. Não sabemos qual será o futuro do sexo – mas talvez possamos imaginá-lo, com a ajuda deste livro espantoso de Amia Srinivasan. Ela explica o que significa o sexo no nosso mundo atual, animada pela esperança de um mundo diferente. Recupera uma antiga tradição feminista que não receava ver no sexo um fenómeno político. E debate um conjunto de relacionamentos problemáticos, entre discriminação e favoritismo, pornografia e liberdade, violação e injustiça racial, punição e responsabilização, alunos e professores, prazer e poder, capitalismo e libertação. O Direito ao Sexo – Feminismo no Século XXI é uma provocação e uma promessa, que renova muitos dos nossos debates políticos mais urgentes e leva a que nos interroguemos sobre o que significa sermos livres.

Manual de Sobrevivência para o Mundo Corporativo
Joana Garoupa

Livro Físico

Joana Garoupa foi eleita Marketeer do Ano em 2020, e considerada uma das melhores marketeers com quem trabalhar em Portugal (Scopen). O universo empresarial pode ser um lugar difícil. Os níveis de exigência são altos, o ritmo é imparável, o stress acumula-se, cada decisão tem impacto no contexto em redor (assim como na nossa própria vida), e tudo isto faz com que, por vezes, seja fácil perdermos o rumo — sejamos nós gestores, colaboradores ou estagiários. Joana Garoupa não é estranha a esse mundo. Iniciando-se desde cedo na vida corporativa, a sua experiência em empresas de destaque, como a Galp, a Siemens ou a Sonaecom, serviu-lhe para, lição a lição, compreender o que é necessário para vingar nesse meio. Este manual de instruções, criado a partir da sua própria vivência, é o guia necessário para todos aqueles que se veem diante desse universo tão particular e que procuram alcançar sempre o melhor, tanto das oportunidades que surgem, como de si mesmos.

Um Amor do Passado
Kristin Hannah

Livro Físico

Madelaine Hillyard é uma cirurgiã cardiovascular mundialmente famosa, com um desempenho profissional irrepreensível. Já na sua vida pessoal não é tão bem-sucedida. Uma mãe dedicada, mas soterrada pelo trabalho, está constantemente em xeque perante a filha, que cria sozinha. Com 16 anos, Lina é uma adolescente confusa e zangada – como todos nós fomos -, e, a cada dia que passa, cada vez mais distante da sua mãe: uma rebelde desesperada por encontrar o pai que nunca conheceu. Igualmente complicados para Madelaine são os irmãos DeMarco: enquanto o padre Francis DeMarco está sempre disponível para a ajudar, o seu irmão, Angel, há muito escolheu o caminho de mau rapaz. Foi Angel quem, anos atrás, abandonou Madelaine – e uma Lina por nascer -, partindo numa busca muito pessoal pela fama e glória. Madelaine ficou destroçada, mas agora ele reaparece na sua vida… e procura ajuda junto daqueles que antes traiu.

A Rapariga que Desapareceu
Leslie Wolfe

Livro Físico

A sua filha… onde se encontrava a sua filha…? Pânico. Silêncio terrível. O único som que ouvia era o do próprio coração, a bater freneticamente contra o peito. Saiu a correr da sala e deteve-se bruscamente no cimo da escada enquanto olhava em volta, para todos os lados. Ficou atordoada, o sangue gelou-se-lhe. Estava desesperada. A sua filha?… alguém a tinha levado.
Depois do desaparecimento de uma menina de apenas oito anos, a agente especial do FBI Tess Winnett foi chamada ao local para investigar um dos raptos mais sinistros que alguma vez lhe passara pelas mãos. Como fora possível desaparecer uma criança à vista de tanta gente? Ao iniciar a investigação, as pistas surgem a conta-gotas. Entretanto, os pais da menina são confrontados com um pedido de resgate de soma avultada. As primeiras vinte e quatro horas são críticas. A cada momento, o enredo entrelaça-se mais. Desesperada por respostas e dolorosamente ciente de cada minuto que passa, Tess tem de fazer uma escolha: confiar no instinto e seguir as pistas que parecem indicar uma ligação com o crime organizado… ou ceder às exigências dos raptores e ao desespero dos pais e viabilizar o pagamento do resgate.
As hipóteses de encontrar Paige com vida diminuem a cada segundo. Fazer a escolha errada selará o seu destino.

A Hora do Vampiro ‘Salem’s Lot
Stephen King

Livro Físico

Ben Mears regressou a Jerusalem’s Lot com a esperança de que entrar na Casa Marsten, uma velha mansão há muito alvo de rumores obscuros – e Ben já atravessou aquela porta, ainda criança -, o ajude a exorcizar os seus próprios demónios e lhe forneça inspiração para o seu próximo romance. ‘Salem’s Lot é uma pequena cidade em New England, as casas revestidas com ripas de madeira pintadas de branco, as ruas ladeadas por árvores, os sinos no topo da igreja… No entanto, quando dois rapazes se aventuram no bosque próximo e apenas um deles sai, Ben suspeita que a povoação possa estar rodeada por algo mais sinistro. Na verdade, a sua cidade está sitiada por forças obscuras muito para lá da imaginação e apenas ele e um pequeno séquito de aliados podem fazer frente ao Mal que cresce em ‘Salem’s Lot.

A Filha do General
Nelson DeMille

Livro Físico

Começa um novo dia em Fort Hadley, mas um dos seus soldados não o verá… A capitão Ann Campbell formou-se em West Point, e é filha do lendário general Joe Campbell, cujo percurso heroico no Exército faz antever uma brilhante carreira política que o poderá levar à Casa Branca. É também o orgulho de Fort Hadley até que, uma manhã, o seu corpo é encontrado, nu e amarrado, na carreira de tiro. Paul Brenner é membro da unidade de investigação secreta do Exército e o homem responsável por este caso politicamente explosivo. Juntamente com Cynthia Sunhill, especialista em casos de violação e com quem teve um caso tempestuoso e condenado ao fracasso, Brenner está prestes a descobrir quantas pessoas estavam sexual, emocional e perigosamente envolvidas com a coqueluche do Exército. O escândalo é potencialmente colossal e Brenner promete a Campbell que o caso será resolvido longe dos holofotes da comunicação social. Mas em breve irá descobrir que é muito difícil cumprir a promessa…

Sabedoria Zen para Mentes Ansiosas
Conselhos simples de um monge budista
Shinsuke Hosokawa

Livro Físico

Não existe cura para a ansiedade Porque não existe cura para a vida. Não há remédio para a mente inquieta Porque a mente é inquieta por natureza. Há apenas duas coisas: O Aqui. O Agora. Uma recolha de ensinamentos simples que permitirão reencontrar a calma e a harmonia que já residem no fundo do seu coração, e estão apenas obscurecidas pela ansiedade e pelo excesso de pensamentos.

A Pequena Livraria dos Recomeços
Jenny Colgan

Livro Físico

Nas Terras Altas, há uma pequena livraria à sua espera… Zoe e o seu filho necessitam desesperadamente de uma mudança. Ela quer deixar Londres e construir uma nova vida. Entre o minúsculo estúdio que mal pode pagar e as buzinas que os mantêm acordados, Zoe sente que está prestes a enlouquecer. Num impulso, ela aceita um emprego nas Terras Altas. A função exige alguém capaz de cuidar de três «crianças dotadas», duas das quais se comportam como pequenos animais selvagens. O pai está de rastos, e os filhos correm livremente pelo enorme castelo em ruínas nas margens de um lago repleto de urzes. Com a ajuda de Nina, a simpática livreira local, Zoe começa a criar raízes na comunidade. Serão os livros, o ar fresco e a bondade suficientes para curar uma família destruída?

Pensamento Branco
Lilian Thuram

Livro Físico

«Este livro conta a história do pensamento branco, da sua origem e do seu funcionamento, da forma como cria divisões e se espalhou pelo mundo até se tornar universal, ao ponto de contaminar o próprio ar que respiramos. O pensamento branco é, há séculos, uma norma, uma fossilização de hierarquias, de esquemas de dominação, de hábitos que nos são impostos. Diz aos brancos e aos não-brancos o que devem ser, qual o lugar que ocupam. Tal como o longo domínio dos homens sobre as mulheres, o pensamento branco está profundamente enraizado nas nossas mentalidades e manifesta-se quotidianamente. É fundamental que o questionemos se queremos avançar para outro paradigma. Não se trata de culpabilizar ou de acusar, mas sim de compreender os mecanismos do pensamento branco, de estarmos conscientes e construirmos novas formas de solidariedade. Não estará na hora de alargarmos os nossos pontos de vista para nos considerarmos todos, finalmente, seres humanos?» (LILIAN THURAM)

A Tatuadora de Jaipur
Alka Joshi

Livro Físico

Aos dezassete anos, Lakshmi foge de um casamento arranjado e ruma a Jaipur, a vibrante metrópole cor-de-rosa. É lá que se reinventa como artista, conseguindo tornar-se tatuadora de hena das mulheres mais ricas da cidade, que a buscam atraídas pelo talento mas também pelos seus poderes de curandeira e pela sua discrição como confidente. Mas embora muitos segredos lhe sejam revelados, os dela têm de permanecer guardados a sete chaves. À medida que a popularidade de Lakshmi aumenta, também os seus esforços para proteger a reputação e a carreira se intensificam. A ameaça, porém, não tarda a bater-lhe à porta: o marido encontrou-a, tem um plano, e não está sozinho, vem acompanhado de uma menina de treze anos, Radha, a irmã que a Lakshmi não sabia ter. Radha é curiosa e rebelde, uma combinação perigosa que preocupa Lakshmi. Agora que as vidas de ambas estão intrinsecamente ligadas, será ela capaz de manter a liberdade que conquistou a pulso e, ainda assim, proteger a irmã? Exótico e envolvente, A Tatuadora de Jaipur é um retrato fulgurante de um país e de uma mulher. Há algo de mítico (e místico) na sabedoria ancestral de Lakshmi e na sua ânsia por liberdade numa sociedade que oscila ainda entre as velhas tradições e a modernidade, um mundo que é simultaneamente sumptuoso e fascinante, austero e cruel. Esta é uma história de amor-próprio e perseverança, de vingança… e perdão.

[Sinopses de wook.pt]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s