O Dia Mundial da Saúde Mental celebrou-se no passado dia 10 de outubro. É um dia instituído com o intuito de consciencializar para a importância da saúde mental.
Recentemente trouxe aqui ao blog o livro 13 anos para sempre, Marion. Foi um livro que me impressionou bastante, principalmente por ser uma história verídica escrita por uma mãe claramente em sofrimento. O tema da saúde mental nas crianças e jovens está cada vez mais presente. O bulliyng sempre existiu, mas é também um tema cada vez mais atual, principalmente se considerarmos o aumento do ciber bullying que temos visto. E é também um tema preocupante.
Hoje trazemos uma lista de livros com casos verídicos e não só, sobre questões de bullying e saúde mental nas crianças e jovens. É principalmente uma lista de livros para os pais, profissionais e educadores que queiram entender mais sobre este assunto e assim ajudar na prevenção de problemas e na melhoria da saúde mental das crianças e jovens.
Se quiserem algo mais específico sobre o tema do Bullying, recomendamos a nossa lista de Dez livros sobre bullying.
Esperamos que seja útil!
13 anos para sempre, Marion
Nora Fraisse
No dia 13 de fevereiro de 2013, aos 13 anos, Marion suicidou-se. A mãe encontrou-a enforcada no seu quarto. Simbolicamente, tinha “enforcado” o telemóvel junto de si. A mãe de Marion escreve este livro, em sofrimento e perplexidade, como um tributo à filha, mas também como um alerta para os perigos do bullying e das pressões das redes sociais nos jovens. Um livro comovente e alarmante, que nos faz pensar num dos maiores perigos da nossa sociedade relativamente aos mais jovens. Relato recolhido por Jacqueline Remy
Saúde Mental na Escola
O que os Educadores Devem Saber
Gustavo M. Estanislau e Rodrigo Affonseca Bressan
Como promover a saúde mental de crianças e adolescentes? Como diferenciar transtornos mentais, como o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, de características do desenvolvimento normal, como agitação? Qual o papel da escola, em particular o do professor em sala de aula, no auxílio a alunos e famílias com problemas no âmbito da saúde mental? Estas e outras questões são abordadas neste livro, repleto de dicas e exemplos que auxiliarão os profissionais da educação a compreender e lidar com questões de saúde mental na escola.
Problemas de Saúde Mental em Crianças e Adolescentes
Identificar, avaliar e intervir
Maria do Carmo Santos
De acordo com os estudos epidemiológicos, a prevalência de perturbações psiquiátricas na população infantojuvenil é cerca de 20%. Os problemas de saúde mental são de menor gravidade, mas mais frequentes e também requerem intervenção.
– Como distinguir um problema de saúde mental em crianças ou jovens, de um quadro psiquiátrico?
– Como identificar quando uma criança é vítima de abuso emocional?
– Como suspeitar de um abuso sexual?
– O que significam as perturbações do espetro do autismo?
– Como ajudar uma criança com problemas de ansiedade?
– Por que têm os problemas de comportamento frequentemente uma trajetória crónica?
– Qual o papel dos pais na rivalidade entre irmãos?
– Quais os dados mais recentes acerca das consequências do divórcio nas crianças?
Este manual, agora em terceira edição com um novo capítulo sobre separação e divórcio, continua a ter por objetivo contribuir para melhorar as competências dos profissionais de saúde, da educação e técnicos de saúde mental que lidam com crianças e adolescentes, na identificação, avaliação e intervenção em problemas de saúde mental. Baseado em conhecimentos científicos sólidos e na experiência clínica da autora, esta obra dá respostas a estas e outras questões ligadas aos problemas emocionais e do comportamento infantojuvenis.
A Criança Que Não Queria Falar
Torey Hayden
Era uma criança de seis anos insociável, violenta, perdida num mundo de raiva e sofrimento… até encontrar uma jovem e brilhante professora.
Esta é a história verídica e comovente da relação entre uma professora que ensina crianças com dificuldades mentais e emocionais e a sua aluna, Sheila, de seis anos, abandonada por uma mãe adolescente e que até então apenas conheceu um mundo onde foi severamente maltratada e abusada. Relatada pela própria professora, Torey Hayden, é uma história inspiradora, que nos mostra que só uma fé inabalável e um amor sem condições são capazes de chegar ao coração de uma criança aparentemente inacessível. Considerada uma ameaça que nenhum pai nem nenhum professor querem por perto de outras crianças, Sheila dá entrada na sala de Torey, onde ficam as crianças que não se integram noutro lugar. É o princípio de uma relação que irá gerar fortes laços de afecto entre ambas, e o início de uma batalha duramente travada para esta criança desabrochar para uma vida nova de descobertas e alegria. Desde a sua publicaçã o, em 1980, o livro já vendeu 8 500 000 exemplares no Reino Unido e foi traduzido em 27 línguas, tendo sido um bestseller em vários países.
O que se Passa na Cabeça do Meu Filho?
Cristina Valente
Não consigo entender esta miúda, anda sempre descontente. Não sei como falar com a minha filha, não ouve nada do que lhe digo. Quem nunca sentiu a angústia e o desespero de não compreender um filho? A cabeça dos mais jovens é um mistério, imprevisível e fascinante mas, na maioria das vezes, frustrante. E um dos maiores desafios da educação é conseguir entender e descodificar as atitudes e comportamentos dos filhos. Perceber o que se passa nas suas cabeças, para criar relações mais felizes. Neste livro, a psicóloga Cristina Valente apresenta ferramentas úteis para entender os estados mentais e as necessidades emocionais dos filhos, desde as primeiras birras à adolescência. Numa abordagem original e muito prática, a autora identifica diferentes situações com que os pais se defrontam no dia-a-dia, de três perspetivas diferentes: o que a criança está a pensar ou a sentir, o que os pais estão a pensar e as chaves para resolver com calma e eficácia todos os desafios. A forma como a criança se comporta pode prever-se e explicar-se, pois processa-se de acordo com determinadas leis. Se as conhecermos, poderemos atuar de acordo com elas, tornando-se mais fácil descodificar, aceitar e controlar comportamentos.
O Demónio da Depressão
Andrew Solomon
O grande tratado sobre a depressão, numa leitura envolvente e acessível a todos os leitores. Um relato pessoal da batalha de um homem contra a depressão crónica. Partindo da sua própria batalha contra a depressão, Andrew Salomon constrói um monumental retrato da doença que assola os nossos tempos. As medicações, os tratamentos alternativos, o impacto deste distúrbio nas várias populações, as implicações históricas, sociais, biológicas, químicas e médicas da depressão: um dos maiores tratados já escritos sobre o tema. Um livro obrigatório para todos aqueles que sofrem ou conhecem alguém que sofre de depressão.
As Mil Faces da Adolescência
Daniel Marcelli e Alain Braconnier
Autónomos e dependentes, individualistas e fascinados pelo grupo, peremptórios e sujeitos à dúvida, os adolescentes são os campeões do paradoxo. Como delimitar as suas «mil faces» e ajudá-los a vencer esta etapa crucial da vida? Como poderão os pais não abusar da autoridade sem se tornarem cúmplices? E quanto à vida amorosa? Quando se inquietar acerca das manifestações ansiosas ou depressivas? O que é um adolescente «com problemas»? Que fazer face ao perigo da droga e ao risco da sida? Depois da sua primeira publicação, em 1988, este livro tornou-se um clássico. Inteiramente actualizado para esta edição, fornece dados epidemiológicos aprofundados e propõe uma nova visão da depressão na adolescência e das relações entre o adolescente e a sua família.
[Sinopses de wook.pt]