Afinal, o que faz um bibliotecário?
Recentemente fomos contactados por um conhecido que nos pôs numa curiosa situação.
Contou-nos que, há vários anos, encontrou três livros à beira de um caixote do lixo. Sim, os livros das fotos. Sim, num caixote do lixo. Vamos passar esta parte à frente.
São três livros de direito, dos séculos XVII e XVIII, sem quaisquer marcas de posse e em muito bom estado. Ele guardou-os, mas não sabia o que fazer com eles. Agora, sabendo que nós por cá somos ambos bibliotecários, resolveu dar-nos os livros para que nós decidissemos o destino deles.
Acontece que os livros vinham pejados de bicheza/pragas dos livros. Cheios, carregados, a abarrotar de bichos. Mas uma praga recente, a avaliar pelas folhas pouco roídas.
Nas bibliotecas há formas de resolver este tipo de situação, mas na nossa casa não. Por isso, tivemos de improvisar. Colocamos os livros dentro de sacos de plástico, aspiramos o ar lá de dentro o melhor possível e depois metêmo-los na arca congeladora durante 15 dias.
Resultou. Agora, os livros só têm pó e cadáveres de bichos. Segue-se uma limpeza página a página, com um pincel, e depois logo se decidirá o destino “final”. Possivelmente, irão integrar a coleção da #melhorbibliotecadomundo
Vida de bibliotecário tem destas coisas. Agora, digam lá se não são lindos?!
(nas fotos estão apenas dois dos três livros, porque o terceiro está um pouco mais atrasado no processo)