Literatura infantil: história, curiosidades e sugestões

Hoje viemos falar convosco sobre a literatura infanto-juvenil.

A Little Pretty Pocket-book

Porquê? Porque apesar de ainda ser uma literatura muito desconsiderada nos meios intelectuais, ela é uma literatura de enorme importância! Ajuda a criar e formar leitores, melhora as capacidades intelectuais e comunicativas das crianças, aumenta o seu vocabulário e facilita a sua aprendizagem e pode até mesmo ser uma forma de criar e estreitar laços com a criança, através de momentos de leitura conjuntos/em família.

No inicio os livros vocacionados para crianças eram criados principalmente com o intuito de instruir, moralizar, ensinar alguma espécie de lição a estes jovens leitores. Eram maioritariamente edições simples, de capa cartonada e em que o texto e a ilustração eram dois elementos separados.

Aquele que se considera como o primeiro livro infantil da história é o A Little Pretty Pocket-book: Intended for the Instruction and Amusement of Little Master Tommy, and Pretty Miss Polly...
Publicado em 1744 na Inglaterra, é um livro de rimas simples sobre crianças e as suas brincadeiras/jogos.

Entre os autores mais conhecidos contam-se Charles Perrault, escritor francês que criou os contos de fadas; os irmãos Grimm que compilaram alguns dos mais famosos contos infantis que conhecemos; e Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês que trouxe os contos de fadas para a ribalta numa altura em que estavam em desuso e em que os livros voltados exclusivamente para crianças eram raros.

Mais recentemente contamos com nomes como Oliver Jeffers e Eric Carle ou em Portugal José Jorge Letria, Álvaro Magalhães, Luísa Ducla Soares e muitos outros.

Com a melhoria das capacidades gráficas e de impressão, a evolução do design e o aumento da formação e capacidade de autores e ilustradores, os livros infantis hoje em dia são muito mais do que simples livros. Como exemplo de um livro infantil capaz de nos mostrar a evolução das ilustrações eu costumo destacar a Branca de Neve criada por Benjamin Lacombe, que eu acho belíssimamente ilustrado.

A Viagem dos ArgonautasUMA NOVA VISÃO DA “BRANCA DE NEVE”, A de BENJAMIM  LACOMBE por clara castilho
Ilustração do livro Branca de Neve de Benjamin Lacombe

Atualmente os livros infantis são muitas vezes verdadeiros brinquedos, os chamados livros-objeto, que permitem uma maior interação da criança com o livro, criam uma melhor relação com o leitor e facilitam a promoção da leitura. Querem ver alguns exemplos?

Livros Pop-Up

Uma breve história dos livros 'pop-up' 7
‘Catoptrum microcosmicum’. Acervo: Biblioteca Nacional da Espanha

Os livros pop-up remontam à idade média, época em que eram criados como forma de explicação para fenómenos naturais e histórias religiosas, livros de estudo de medicina e astrologia e não enquanto livros infantis. Foi no século XVIII que John Newbery, editor inglês, começou a publicar fábulas para crianças em formato pop-up.

Com o passar do tempo, a maior alfabetização e interesse pela eitura principalmente nos países desenvolvidos e a maior facilidade nas técnicas de impressão, os livros pop-up vulgarizaram-se e tornaram-se cada vez mais complexos, com melhores imagens e formas de recorte.

Alguns bons livros pop-up de literatura infantil:

A Lagartinha Muito Comilona – Eric Carle
Oceano
Animais do Mundo
Universo
Branca de Neve e os Sete Anões
Caracóis Dourados e os Três Ursos
O Principezinho
O Monstro das Cores

Livros Carrossel

5 livros para fazer as crianças refletirem - Revista Crescer | Livros

Parecidos com os livros pop-up mas ainda mais conplexos, nos livros em carrosel a história anda à roda. Muitos parecem quase o palco de um teatro, que facilmente apaixona e empolga as crianças. Também não são, surpreendentemente, algo recente, embora também eles tenham evoluido muito com o decorrer dos anos.

Alguns bons livros carrossel de literatura infantil:

Branca de Neve
O Capuchinho Vermelho
Os Três Porquinhos
Cachos Dourados

Livro-Jogo

Multiverso X: Livros-Jogos - Para conhecer vá para a página 46

Se há outro género de livro que prende os leitores mais novos são os livros jogos, que permitem uma maior interacção leitor-livro e são uma excelente forma de agarrar e criar novos leitores. E há jogos de todos os géneros.

Alguns bons livros jogo:

Colecção Aventuras Fantásticas
Jogos de Animais
Os primeiros jogos do bebé
Os 10 Melhores Jogos do Mundo
Os 10 Melhores Jogos de Sempre

Podem ver todos os livros infantis de que já falamos por aqui clicando neste link.

E todas as nossas listas/sugestões de livros infantis aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s