
Elaine N. Aron nasceu a 1 de Novembro de 1944 e é é psicóloga de pesquisa clínica e autora. Publicou vários livros e artigos académicos sobre temperamento herdado e relações interpessoais, especialmente no assunto da sensibilidade do processamento sensorial.
Neste livro Aron fala-nos sobre aquilo a que ela chama as Pessoas Altamente Sensiveis ou PAS. Segundo ela as PAS são pessoas que têm naturalmente um nível de sensibilidade maior que as outras e que muitas vezes são tidas como timidas, introvertidas e pouco comunicativas, algo que é mal visto na maioria das culturas. Identificando-se ela própria como sendo uma PAS, Aron comenta as dificuldades que pessoas com este tipo de caracteristicas atravessam na maioria dos casos e ensina o leitor (que ela parte do princípio que também é uma PAS) a lidar com essa sua característica da melhor forma. Mostra-lhes que não é uma caracteristica má, muito pelo contrário. Que é apenas uma caracteristica diferente da maioria, que não torna a pessoa nem pior nem melhor.
Quando vi a publicação deste livro, fiquei de imediato curiosa. A sinopse parecia feita para mim! Na verdade, depois de o ler, senti que o livro era feito para mim. Nunca tinha pensado no assunto da sensibilidade da maneira como a autora o põe e foi bastante interessante de ver que, afinal, não era só eu que era assim. Chamou-me a atenção sobretudo os casos reais e as dicas (que não são tantas como eu pensava, mas tudo bem) sobre como lidar com esta sensibilidade. Marcou-me especialmente a comparação que a autora faz da cultura europeia e americana com a cultura japonesa.
Não costumo ler muitos livros deste género, mas este teve de ser e foi uma excelente escolha. É um livro com muita informação e que não se lê de uma hora para a outra, leva o seu tempo, mas vale muito a pena! Com certeza que é um grande apoio para quem tem um nivel de sensibilidade acima do normal ou para quem convive com alguém que tenha. E fala de diversas experiências pessoais, o que é excelente!
5*. Maravilhoso, recomendado!