O Que Veem as Estrelas – Nuno Camarneiro
Quando uma menina chamada Rita, um cão chamado Bernardino e um cientista chamado Alfredo se encontram num jardim, todas as perguntas são possíveis. De olhos fechados e com as ideias muito abertas é possível observar o universo inteiro, mesmo planetas em forma de cachimbo, girafas marrecas e jardins onde crescem livros.
Ser Pequeno na Cidade – Sydney Smith
Pode ser um pouco assustador estarmos sós na grande cidade. Há sempre movimento, muito barulho, pessoas que andam apressadas, animais e lugares que nos metem medo… Mas há sempre uma maneira de chegarmos mais tranquilos e seguros para junto daqueles que gostam de nós. Da partilha da sensação de ser pequenino na grande cidade às dicas e conselhos a quem também se pode estar a sentir assim perdido e desamparado, este é um livro intimista que traduz esse sentimento que é real e que todos, em alguma altura da nossa vida, já sentimos. Edição de capa dura, com ilustrações de Sydney Smith, autor multipremiado, que acompanham e complementam a história.
Dez Minutos e Cama… Parabéns Pequeno Unicórnio!
Rhiannon Fielding
É o aniversário da Faísca, o pequeno unicórnio, e ela não podia estar mais excitada! Mas ainda faltam dez minutos para a cama… Será que ela vai conseguir adormecer a tempo? Descobre que surpresas lhe prepararam na nova aventura desta coleção encantadora! Estão todos a chegar para a festa de aniversário da Faísca. Vai haver jogos, presentes, bolo, balões e até fogo de artifício! Mas enquanto o pai da Faísca faz a contagem decrescente para a hora de ir dormir, ainda há muita coisa a acontecer… Numa clareira mágica, lia-se entre as árvores: Parabéns! Gnomos apressados tratavam de tudo, em vaivéns. Até que, ao som de músicas festivas, alguém exclama:
– Onde está a Faísca? Só faltam dez minutos para ir para a cama!
Princesas
A vida das princesas é incrível. Participam numa caça ao tesouro no jardim, organizam um baile divertido e fazem um piquenique com os animais da floresta. É uma autêntica festa! Junta-te a elas!
Piratas Pré-Históricos – Nuno Caravela
(Bando das Cavernas vol. 32)
Este livro, vindo dos confins do tempo, está repleto de aventuras e gargalhadas. Tudo por causa de um grupo muito especial de amigos: o Tocha, a Ruby, o Menir, o Kromeleque, o Tzick e o Sabre. Eles são o Bando das Cavernas! O Bando das Cavernas e o Bando dos Que Têm a Mania Que São Bons preparavam-se para participar no desfile de piratas quando um inesperado amigo vindo do espaço tornou o jogo «Confusão Naval», inventado pelo Kromeleque, digamos… demasiado realista. Resultado: quando deram por si já andavam todos a navegar em barcos piratas, por entre criaturas estranhas, nevoeiros misteriosos e, claro, muitas e muitas gargalhadas! Diverte-te com eles e… Junta-te ao Bando!
O Macaco Rabugento Não Quer Dormir – Suzanne Lang
Desta vez, o Quim Panzé, o chimpanzé, está de bom humor! Hoje vai a uma festa de pijama na árvore dos pais e não podia estar mais entusiasmado com todas as atividades que a família planeou. Vão pescar térmitas, fazer um banquete noturno e contar histórias assustadoras. O Quim mal pode esperar para ficar acordado a noite toda! Será que a falta de sono não o vai deixar rabugento?
A Mensagem Secreta de Aniversário – Eric Carle
Prestes a fazer anos, Tim depara inesperadamente com uma emocionante aventura, ao encontrar uma carta cifrada que o levará ao seu presente. Porém, para o conseguir, terá de seguir uma série de misteriosas pistas em forma de lua, estrela ou rocha… Passo a passo, acompanhamos o protagonista ao longo de diferentes momentos da noite e de estranhos lugares que se vão tornando cada vez mais temíveis a cada virar de página. Mas até onde nos levará esta intrigante peripécia? Publicada pela primeira vez em 1972, «A mensagem secreta de aniversário» é uma obra em cartão duro para primeiros leitores que se destaca pelo formato recortado das suas páginas interiores, que reproduzem parte dos contornos do objeto que representam. Trata-se de uma obra ideal para reconhecer a respetiva forma geométrica – círculo, quadrado, retângulo, triângulo… – e a orientação espacial: em cima, em baixo, subir, descer, atrás, até, através… Em suma, uma nova abordagem a conceitos úteis para que os mais pequenos aprendam a conhecer o espaço que os rodeia e a desenvolverem-se nele. Sempre com o seu característico e inconfundível estilo artístico, Eric Carle recorre aqui à técnica da colagem, à base de papéis pintados à mão, logrando ilustrações plenas de colorido, dinamismo e expressividade.
**Sinopses de wook.pt**