1984 [Novela Gráfica] – George Orwell, Fido Nesti

Wook.pt - 1984

Livro Físico

George Orwell - Grupo Companhia das Letras
George Orwell

George Orwell, pseudónimo de Eric Arthur Blair, nasceu a 25 de junho de 1903 em Motihari na Índia e faleceu a 21 de janeiro de 1950 em Londres. Foi escritor, jornalista e ensaísta político e escreveu os aclamados A Quinta dos Animais e 1984.

Fido Nesti nasceu em São Paulo em 1971 e trabalha com ilustração e banda desenhada há mais de trinta anos. Esta obra é a adaptação, feita por ele, da obra 1984 de Orwell, para novela gráfica.

Fido Nesti - Autores no SKOOB
Fido Nesti

Quem segue o meu blog sabe que tenho andado de olho em alguma banda desenhada nos últimos tempos. Este 1984 foi um livro que me chamou a atenção logo de início. As ilustrações são fantásticas, pesadas tal como pede esta história.

Eu ainda não li a versão original, mas vou ler nos próximos tempos, até porque, a bem da verdade, não consegui terminar esta novela gráfica e agora quero mesmo saber o fim. Do que li, a história é impressionante, pesada, densa e muito, muito forte. Uma daquelas distopias que quase podia ser o nosso amanhã.

Agora, porque é que não terminei a leitura se gostei tanto da história, perguntam vocês. A verdade é que ler este livro foi um verdadeiro desafio. Vejamos.

É um livro de 223 páginas, de capa dura, que está encadernado de uma forma muito “apertada”. É difícil mantê-lo aberto e lê-lo numa posição confortável. Eu não o li todo e ainda assim a lombada e a capa do meu exemplar já estavam a ficar todas marcadas. Este constante “segura assim” “afinal segura ali” até me diminuiu a concentração na leitura. Para mim, isso foi terrível!

As ilustrações de facto estão bem feitas e bem escolhidas. Muitos tons de cinzentos e castanhos e pretos, que mostram bem o peso e a densidade desta história. Combina. O que não combinou foi o tipo de letra. É uma banda desenhada com muito texto, que acaba por ficar pequeno para conseguir “caber” nas ilustrações. Depois, letras pretas em ilustrações cinzentas e com um tamanho de letra pequeno? Para quem (como eu) tem problemas de visão e para quem (como eu) têm tendência para dores de cabeça e enxaquecas é terrível. Vi-me obrigada a desistir da leitura, apesar de estar a adorar a história e as ilustrações, simplesmente porque não aguentava mais.

Se o livro fosse feito num formato maior, com as ilustrações e a letra maiores e, quem sabe, fosse mais fácil de abrir, seria um livro verdadeiramente incrível. Mas eu pessoalmente tenho de admitir que nunca nenhum livro me causou tanto desconforto físico como este. Fiquei com uma verdadeira dor de cabeça e não cheguei nem a metade da história. Tenho muita pena, sinceramente.

A sensação que me dá é que quiseram fazer uma edição bonita mas não pensaram nos leitores que iriam ler a obra. De todo.

Lamento, mas não recomendo. 2* porque a história é incrível e porque a edição é bonita, mas vai ficar mesmo só a enfeitar a estante.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s