Já ouviram falar no projecto Hogarth Shakespeare? Trata-se de um projecto que pretende trazer Shakespeare de volta, adaptando as suas obras ao público contemporâneo. Nós por cá achamos que Shakespeare estava bem como estava, mas bons livros também nunca são de mais.
Até agora foram publicados sete livros neste projecto, sendo que o oitavo será de Gillian Flyin e será publicado em 2021.
Querem saber o que saiu até agora? Ora vejam lá…
Macbeth – Jo Nesbo
O original Macbeth de Shakespeare conta-nos a história de um regicidio e das suas consequências. Já o Macbeth de Jo Nesbo é, claro, um thriller. Macbeth é um inspector de policia a trabalhar e viver numa pequena cidade, assolada pelo problema das drogas.
O Novo Aluno – Tracy Chevalier
O original é Otelo, de William Shakespeare, uma história sobre traição, inveja e rivalidade que gira em torno de quatro personagens: Otelo, Desdémona, Lago e Cássio. Já a versão de Tracy Chevalier leva-nos a uma escola nos anos 70, onde um novo aluno negro trava amizade com a menina mais popular da escola.
Semente de Bruxa – Margareth Atwood
Baseado na obra A Tempestade de William Shakespeare, uma peça que nos conta como Próspero, Duque de Milão, tenta que a sua filha Miranda retorne ao poder. Uma história sobre manipulação e usurpação. Já em Semente de Bruxa de Margareth Atwood, também autora da famosa História de uma Serva, conhecemos Felix, um director artistico que está no auge da sua carreira. Mas há algo que não o larga: o desejo de vingança pela morte da sua filha, Miranda, há doze anos…
Amarga como Vinagre – Anne Tyler
Na obra de Shakespeare O Amansar da fera conhecemos Catarina, uma jovem insubmissa que seria então aquela que tinha de ser amansada. Já em Amarga como vinagre Anne Tyler conta-nos a história de Kate, uma jovem que se ente encurralada por ter de cuidar do pai e da irmã mais nova. Então, pedem-lhe algo verdadeiramente impensável: que case para evitar que o futuro marido seja deportado. Será ela capaz de dizer não?
Shylock é o meu nome – Howard Jacobson
Em O Mercador de Veneza conhecemos Shylock, um judeu, e António. Quando António se vê obrigado a pedir um empréstimo a Shylock, a resposta é insólita. Shilock aceita, mas se o empréstimo não for pago de acordo com o combinado, António vai ter de pagá-lo dando-lhe uma libra de carne do próprio corpo. Já na história de Howard Jacobson conhecemos Simon Strulovitch um homem com problemas familiares que um dia encontra por acaso Shylock num cemitério e o convida para sua casa, dando origem a uma estranha amizade…
O Intervalo do Tempo – Jeanette Winterson
Em O Conto de Inverno conhecemos a história de um rei que, devido ao ciúme, acaba por perder a mulher e a filha bebé, que é criada por um pastor da Boémia. Em O Intervalo do Tempo conhecemos novamente uma história sobre ciúme, salvação, amor e uma criança perdida, passada numa cidade americana chamada Nova Boémia.
Dunbar e as suas filhas – Edward St Aubyn
Em O Rei Lear o rei enlouquece após ser traídos por duas das suas filhas. É uma das obras mais reconhecidas e lidas de Shakespeare. Em Dunbar e as Suas Filhas, Henry Dunbar dúvida da decisão que o tomou ao entregar o seu império empresarial às duas filhas mais velhas. Agora sozinho, velho e enclausurado numa casa de repouso decide fugir e a família parte em busca dele.