Três anos de blog! O que mudou?

Apesar de eu ter criado o Livros e Saltos em 2016, foi só no início de 2018 que o comecei a usar a sério. Foi uma resolução de ano novo que resultou. Coisa rara, não é? Pois bem, podemos dizer que o blog está por estes dias a comemorar três anos de vida! O que mudou nesses três anos?

Leio mais

Sim, leio mais, muito muito mais. E o blog foi um grande empurrão para que isso acontecesse. Afinal, para ter conteúdo para o blog e poder falar aqui de livros, preciso, antes de mais, de os ler. A diferença entre o que li em 2017 e o que li em 2020 é abismal. E isso acaba por não se reflectir apenas no blog, mas também na minha vida pessoal e profissional. A leitura tornou-se um hobbie relaxante, uma fuga. Para além disso, o facto de ler e conhecer mais livros é uma grande ferramenta de trabalho para mim, afinal, sou bibliotecária. É muito mais fácil agora recomendr livros e, diria eu, acerto mais nas minhas recomendações.

Leituras de mais qualidade

Antigamente, eu lia o que me viesse parar às mãos. Agora, tenho cada vez menos tempo e o meu tempo é cada vez mais precioso. Para trazer boas opiniões de bons livros, tenho de escolher muito melhor o que vou ler e é isso que faço. Se repararem, as minhas opiniões negativas sobre livros são cada vez menos. Porque antigamente eu insistia, mesmo que não estivesse a gostar, e lia. Agora, se um livro não me agrada, eu desisto e parto para o próximo. E é muito melhor assim!

Escrevo mais

Embora a diferença da escrita de 2017 para 2020 não seja tão notória quanto a da leitura, a verdade é que escrevo muito mais e sinto-me mais à vontade a escrever. Erros existirão sempre, que ninguém é imune a eles. Mas é um bom exercício de escrita…

O blog evoluiu

O blog evoluiu imenso. Imenso! Agora, quando vejo alguns dos primeiros posts que aqui coloquei, fico quase escandalisada com o quanto parecem amadores. Mas bem, é mesmo assim. A vida é uma constante evolução e aprendizagem. Eu podia simplesmente refazer os posts mais antigos, mas acho que eles também fazem parte da história deste blog e merecem ficar…

Menos apego

O aumentar da velocidade de leitura acabou por fazer também com que eu me tornasse menos apegada ao livro enquanto objecto físico. A minha estante têm actualmente uma rotatividade bastante impressionante. Antigamente, o que estava era o que estava e era para ficar. Agora entram uns, saem outros e só ficam aqueles de que gosto mesmo. Paulo Coelho disse uma vez que os livros eram como as pessoas, cada qual tinha o seu caminho e o seu destino e era preciso deixá-los partir para seguirem o seu próprio destino. Eu acredito muito nisso. Daí os desapegos literários que faço para os seguidores e as doações de livros aqui e ali. Acho que é algo que têm tendência para aumentar cada vez mais.

Mais pessoas

Uma das melhores coisas que este blog me deu foi a oportunidade de conhecer muito e muitos leitores e de falar muito de livros com eles. Conheci pessoas fantásticas, sem dúvida. E é bastante tocante, ainda, quando alguém me diz que adorou o livro que leu por eu ter recomendado. O poder de um blog é algo que não merece ser substimado.

Livros que nunca iria conhecer

Da mesma forma, acabei por conhecer e ler livros e géneros literários que nunca iria ler se não tivesse o blog. E isso deve-se tanto às recomendações dos seguidores como ao querer responder às procuras pelo livro X ou Y. É sem dúvida um grande desafio e uma excelente forma de evoluir.

Continuaremos por cá em 2021, a tentar evoluir ainda mais e trazer-vos muitas e boas leituras! Contamos convosco!

One comment

  1. Tal como tu, livros é um tema que me agrada bastante falar sobre e saber opiniões de outras pessoas sobre eles e, por isso, irei estar mais atenta a este teu cantinho. De facto, é maravilhoso o facto desta plataforma nos permitir olhar um bocado para trás e perceber o quanto evoluímos e crescemos. Beijinhos,

    Six Miles Deep

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s