Dez personagens femininas que marcaram a literatura

Todos conhecemos grandes personalidades que marcaram a história. Pois hoje vamos inverter um pouco esse tema e vamos falar de dez personagens femininas inesqueciveis que marcaram a literatura. Que tal?

Madame Bovary – Gustave Flaubert

Clube do Autor | Livraria Online

Livro Físico
Post no Blog

Emma Bovary é jovem, bela e casada. Mas o casamento dela não é igual aos que ela conhece dos livros e ela quer algo mais. É então que começam as suas aventuras extraconjugais que a vão levar à ruína. Madame Bovary é considerado um dos romances pioneiros do realismo e, por causa desta obra, Gustave Flaubert acabou processado por ofensa à moral e à religião. Sem dúvida uma obra (e uma personagem!) que deu muito que falar!

Lolita – Vladimir Nabokov

Wook.pt - Lolita

Livro Físico
Post no Blog

Se há um livro que sem dúvida é polémico, esse livro é Lolita. E percebemos porquê: aqui conhecemos a história de Dolores, uma menina de doze anos que acaba por se tornar uma vitima sexual do seu padrasto. O padrasto, Humbert Humbert, é o próprio narrador da história que quase consegue convencer os leitores mais desavisados de que aquilo não é abuso sexual mas sim uma história de amor. Perverso, pesado e duro e sem dúvida um livro marcante.

Anna Karénina – Lev Tolstói

Wook.pt - Anna Karénina

Livro Físico

Anna Karénina vive na Rússia no fim do séc. XIX. Casada, acaba por se envolver numa relação extraconjugal e pede o divórcio mas isso pode ser algo bastante dificil de alcançar para uma mulher na situação dela.

Helena – Machado de Assis

Wook.pt - Helena - Edição De Bolso

Livro Físico

Um homem rico morre e no seu testamento refere à familia a existência de Helena, sua filha ilegitima, pedindo-lhes que a aceitem e integrem na familia. Tudo corre bem até que um amor proibido é revelado… Helena é um romance que traz à tona questões essenciais e temas tabus.

Iracema – José de Alencar

Wook.pt - Iracema

Livro Físico

Iracema é uma índia, uma “virgem de lábios de mel” que vive um amor com um homem branco, Martim, um colonizador. Um romance que mostra uma realidade diferente daquela que conhecemos actualmente e que é também uma metáfora para o nascimento do Brasil. Bonito, porém trágico.

Júlia
A Mulher de Trinta Ano – Honoré de Balzac

Wook.pt - A Mulher de Trinta Anos

Livro Físico

Em A Mulher de Trinta Anos conhecemos a história de Júlia, uma mulher que mesmo do alto dos seus trinta anos tudo o que quer é amar e ser amada. Um livro que foi contra as convenções do seu tempo, que Balzac usou como forma de mostrar que uma mulher é mais do que só uma esposa ou uma mãe, mas que ainda assim traz marcas do seu tempo. Um livro que deu origem à expressão Mulher Balzaquiana, que se popularizou profundamente.

Mrs Dalloway – Virginia Woolf

Wook.pt - Mrs Dalloway

Livro Físico

Clarissa Dalloway vive na Inglaterra após a I Grande Guerra Mundial. É uma viagem entre o passado, o presente e o futuro das personagens e também um retrato do pós-guerra. Um livro repleto de perspicácia e sensibilidade.

Gabriela, Cravo e Canela – Jorge Amado

Wook.pt - Gabriela, Cravo e Canela

Livro Físico

Quem nunca ouviu falar de Gabriela, a mulata da cor do cravo e com cheiro de canela? Gabriela é uma personagem que quase todos conhece, que é quase uma pessoa viva. Bela, simples e espontânea, Com Gabriela conhecemos o progresso brasileiro e o amor de Nacib.

Hermione Granger
Saga Harry Potter – J. K. Rowling

Wook.pt - Harry Potter e a Pedra Filosofal

Livro Físico

Na saga Harry Potter Hermione é uma jovem feiticeira com muitos dons. É a mais recentemente criada desta lista, mas nem por isso fica atrás das outras. Inteligente e estudiosa, Hermione sabe o valor do esforço e do trabalho, tem coragem e lealdade para dar e vender e não fica nada atrás das personagens masculinas da história.

Jo
Mulherzinhas – Louisa May Alcott

Wook.pt - Mulherzinhas

Livro Físico
Post no Blog

Qualquer uma das Mulherzinhas deste livro poderia figurar nesta lista, no entanto Jo é, provavelmente, aquela que mais se destaca. Nesta obra conhecemos a história das quatro irmãs Meg, Jo, Beth e Amy e da sua mãe. Quando o pai delas parte para a guerra, numa época em que ainda são os homens o maior (senão o único) sustento de uma família, estas mulheres vêem-se a braços com sérias dificuldades financeiras. Ainda assim conseguem prosseguir sem nunca perder a vontade de viver, a alegria, a esperança e sem nunca desistirem dos seus sonhos. Jo é uma personagem verdadeiramente cativante.

3 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s