Os finalistas do Booker Prize 2020

O Booker Prize é um prémio literário criado em 1968 e um dos mais importantes atribuídos anualmente no Reino Unido. A ele apenas podem concorrer obras de romance e ficção redigidas em língua inglesa por autores vivos que sejam cidadãos de um país membro da Commonwealth ou da República da Irlanda ou Zimbabwe. Já venceram este prémio escritores como Nadine Gordimer, William Golding, Margareth Atwood, entre outros.

Foram recentemente conhecidos os finalistas de 2020 e hoje viemos fazer uma pequena apresentação destes seis escritores. Ora vejam lá…

Tsi Tsi Dangarembga

upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6e/Tsi...

Tsi Tsi Dangarembga nasceu a 4 de Fevereiro de 1959 em Mutoko no Zimbabué. É romancista, cineasta e dramaturga. O seu primeiro livro, Condições Nervosas, o primeiro a ser escrito em inglês por uma mulher negra do Zimbábue, foi eleito pela BBC em 2018 como um dos 100 melhores livros que moldaram o mundo. A obra nomeada para o Booker Prize 2020 foi o This Mournable Body.

Maaza Mengiste

Book Maaza Mengiste for lectures, readings and conversations

Maaza Mengiste nasceu em 1974 em Addis Ababa, na Etiópia. É uma escritora etíope-americana e autora dos romances Beneath the Lion’s Gaze e The Shadow King, o último dos quais nomeado para o Booker Prize de 2020. O seu romance traz-nos uma história repleta de personagens femininas fortes.

Brandon Taylor

i.guim.co.uk/img/media/3a00c7de7d21adecc308fcb0...

Brandon Taylor é um escritor norte-americano, e estudou bioquímica. Foi nomeado pelo romance Real Life, uma história sobre as feridas que a vida real nos deixa.

Douglas Stuart

Douglas Stuart on Growing Up Queer Before the Internet | The New Yorker

Douglas Stuart nasceu em Glasgow no Reino Unido. O seu romance nomeado para o Booker Prize, Shuggie Bain, passa-se em 1981 em Glasgow e fala-nos da crueldade da pobreza, dos limites do amor e do perigo do orgulho.

Avni Doshi

About — Avni Doshi

Avni Doshi nasceu em 1982 em Nova Jersey nos EUA, é filha de um casal indiano e licenciada em história. No romance nomeado para o Booker Prize, Burnt Sugar, Avni conta-nos uma história de amor e ódio entre mãe e filha, uma mãe que não criou a filha e uma filha que agora se vê obrigada a cuidar dessa mãe.

Diane Cook

Diane Cook | Author of The New Wilderness and Man V. Nature

Diane Marie Cook nasceu em 1970 e é uma escritora norte americana que vive actualmente em Nova York. O seu primeiro romance, The New Wilderness, foi o nomeado para o Booker Prize e fala-nos de natureza e de maternidade de uma forma ardente e apaixonada. Nesta história Agnes, uma menina de cinco anos, está a morrer devido à poluição excessiva da cidade onde vive. É então que a sua mãe Bea decide participar de uma experiência cientifica, a sua única hipótese de salvar a filha. Mas nem tudo é perfeito…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s