Hoje voltamos para vos trazer mais algumas sugestões de livros do plano nacional de leitura, desta vez para crianças dos 6 aos 8 anos! Vamos aproveitar a quarentena para pôr os mais novos a ler?
Coração de Mãe – Isabel Minhós Martins
Esta história fala-nos de um cordão umbilical entre a mãe e os filhos que nunca se corta, apenas estica. Assim se desvendam alguns mistérios das mães. O olhar os filhos com uma centelha nos olhos, o cuidar deles – no fundo tudo o que acontece ao filho – espelha-se no coração da mãe.
Os Adultos? Nunca – Davide Cali
Os adultos são sempre bons. Nunca se atrasam. Nunca fazem ou dizem asneiras. São calmos, arrumados e reciclam sempre. Enfim, verdadeiros exemplos de bom comportamento. Ou será que não? A dupla imbatível Davide Cali e Benjamin Chaud volta a surpreender-nos e a virar o mundo às avessas para nos desvendar a mais pura realidade: os adultos são tal e qual as crianças! Um livro insólito e muito divertido para miúdos e graúdos.
Aqui Estamos Nós – Oliver Jeffers
Bem-vindos ao planeta Terra!
O mundo pode parecer muito confuso, sobretudo se acabámos de aqui chegar. Para melhor compreendê-lo, vamos explorar o nosso planeta e ver como vivemos. Estes apontamentos são um guia para essa viagem…
Escrito por Oliver Jeffers nos dois primeiros meses de vida do seu filho, e procurando explicar-lhe as várias coisas que achava que ele precisava de saber, este é um livro vivo e afectivo sobre o modo como o planeta e os seres humanos devem ser amados e respeitados.
O Leão que Temos Cá Dentro – Rachel Bright
Não tens de ser grande nem valente para encontrares a tua voz.
Nem sempre é fácil ser pequeno.
Mas quando o Rato parte em viagem à procura do seu rugido, descobre que até a mais pequenina criatura pode ter um coração de leão.
Estás Tão Crescida – António Jorge Gonçalves
Era uma vez uma menina que não parava de crescer. Cresceu tanto que, a certa altura, isso se transformou num problema: a menina não cabia em lado nenhum… Todos pasmavam e comentavam o seu tamanho. E até chegaram a construir uma casa à sua medida. Um dia, lembraram-se de que, afinal, podia ser útil em algumas situações…
Onde Vivem os Monstros – Maurice Sendak
Na noite em que Max vestiu o seu fato de lobo e começou a fazer travessuras a torto e a direito, a mãe chamou-lhe: – MONSTRO! E Max respondeu-lhe: – VOU-TE COMER! Então ela mandou-o para a cama sem jantar. Naquela mesma noite, no quarto de Max surgiu uma floresta…
Publicado pela primeira vez em 1963, “Onde vivem os monstros” provocou alguma polémica pela forma nada exemplar com que as crianças eram retratadas. Não obstante, tornou-se um clássico da LIJ e uma referência imprescindível, sendo hoje uma das obras mais vendidas de sempre, com tradução em inúmeras línguas. Castigado pelas suas travessuras, indo para a cama sem jantar, Max empreende uma viagem simbólica desde o seu quarto até um lugar fantástico, atravessando um tempo/espaço mítico e enfrentando os seus medos. Depois de se tornar no rei de uns monstros tão ferozes quanto amistosos, regressa ao ponto de partida, onde o espera o jantar. Uma travessia de ida e volta, desde a realidade até à ficção, sem que nada nem ninguém explique se essa metamorfose foi ou não produto de um sonho.
Um Gato Tem 7 Vidas – Luísa Ducla Soares
Dizem que um gato tem sete vidas. O gato desta história também as tem.
Pode meter-se em brincadeiras e aventuras, pode ver muitas vezes a morte à sua frente, mas escusa de se esconder, pois ela deixa-o gozar o esplendor da vida, e ser feliz como só os gatos sabem ser. Até que acaba de viver plenamente as suas sete vidas. Então, velho e cansado, deixa-se adormecer. Para sempre.
Gabriela e a Espreitadela – Jim Helmore
Gabriela não se importava de ver coisas anormais. De espiar é que ela gostava, por isso espreitava mais e mais. Monstros, bruxas e dragões são uma maçada, comparados com o que há atrás de uma porta fechada! Até que, um dia…
A Charada da Bicharada – Alice Vieira
Neste livro Alice Vieira leva-te a conhecer um mundo mágico, em que cada página encerra um enigma e esconde um habitante do reino da bicharada. Depois de leres cada um dos textos, descobre os animais que se escondem nas imagens e delicia-te com as descrições que te ensinam a reconhecê-los. Cada charada abre-te a porta para um mundo cheio de cores e fantasia, sempre com um ou mais animais à espreita.
Ovos Verdes e Presunto – Dr. Seuss
«Será que gostas de ovos verdes e presunto?»
Esta é a pergunta que o Sam faz insistentemente ao amigo, procurando convencê-lo a provar algo novo. Apesar das suas tentativas, o amigo teima em dizer que não gosta, sem nunca ter provado… Com muita imaginação, o Sam fará de tudo para convencer o amigo. Será que vai conseguir? Uma história muito divertida que mostra aos mais pequenos que experimentar coisas novas pode acabar por revelar-se uma agradável surpresa.
Nicomedes: o Careca – Pinto & Chinto
Nicomedes não encontra nenhuma solução perfeita para a sua calvice prematura. A cada alternativa para voltar a ostentar a sua abundante cabeleira, sucede-se um inesperado e incómodo inconveniente, cada um mais surrealista que o anterior, que o deixa novamente calvo: desde um cabeleireiro que lhe aparece na cabeça e lhe corta a cabeleira a uma velhinha que dela se aproveita para tricotar… Mas felizmente, e antes de eventualmente perder a paciência – e a cabeça -, ocorre-lhe uma ideia muito prática.
A Cruzada das Crianças – Afonso Cruz
O que farão os adultos se milhares de crianças saírem à rua para reclamar os sonhos que eles se esqueceram de continuar a sonhar, de pedir a justiça em que há muito deixaram de acreditar? Continuaremos a ignorar estes cruzados com o mesmo cinismo, descrença ou inércia com que tantas vezes olhamos para o mundo que nos rodeia? Ou terá chegado a hora de darmos ouvidos aos sonhos das crianças?
Quando Abel descobre, junto ao pontão, uma garrafa com um pedido de socorro, estava longe (muito longe!) de imaginar as voltas que a sua vida daria. Na companhia da sua avó e de dois gansos-patolas muito especiais, Abel parte de barco em busca das coordenadas indicadas na mensagem. Coordenadas que o levam a conhecer inúmeras espécies marinhas ameaçadas pela sobrepesca e pela pesca acidental, pela destruição dos seus habitats e pela poluição causada pelo Homem. A garrafa mágica que Abel encontrara continha, na verdade, um pedido de ajuda dos mares e oceanos. Um pedido urgente, a que ninguém pode ficar indiferente… A equipa da Sailors for the Sea conta com Abel para levar a cabo esta missão: proteger e explorar de forma sustentável o nosso mar, fonte de riqueza e fonte de vida. Mas conta também contigo… Junta-te a nós nesta aventura e vamos transformar o planeta num lugar mais limpo e sustentável.
A Princesa Baixinha – Beatrice Masini
Podes ser baixinho como um cogumelo ou um tufo de erva, e ser mais corajoso do que 100 cavaleiros. Pelo menos, é o que se passa com a princesa Catarina que não tem medo de nada!
Curupira Pirapora – Tatiana Salem Levy
Curupira Pirapora vive sozinho na floresta. Cabelos vermelhos, pelos verdes, olhos amarelos, pés virados para trás, parte-se a rir quando assusta os visitantes. Janaína é uma menina da cidade, cheia de pulseiras e brincos. Passa as férias com os avós índios, mas sempre cheia de medo dos bichos, das plantas, do barulho… Só não tem medo de pessoas! Certo dia, estes dois tropeçaram um no outro. Imaginam o susto? Apesar das suas diferenças, Pirapora — figura do folclore brasileiro — e Janaína — mameluca, isto é, mistura de brancos e índios — vivem uma mirabolante aventura pela Amazónia!