A Parteira Alemã – Mandy Robotham

Wook.pt - A Parteira Alemã

Livro Físico

“Tinha uma profundo inveja das pessoas dotadas da capacidade e esvaziar a mente para ter paz, de entrar numa arena vazia onde portas levavam a mais e mais vazio. Paz? A simples perspectiva, universal ou pessoal, parecia infinitamente remota.”

“Impossível voltar atrás. Aquilo era a guerra, não havia meias medidas, nem barreiras, nem «vamos esperar para ver». Amor ou luxúria? Quando há pouco tempo para analisar qualquer deles, inventamos qualquer coisa no meio e vivemos o momento.”

Em A Parteira Alemã conhecemos a história de Anke Hoff, prisioneira do campo de concentração de Ravensbrük. Parteira, Anke faz o que pode para manter vivas as suas companheiras grávidas e os bebés recém-nascidos. Mas quando o seu trabalho é notado, é escolhida para uma tarefa bem mais perigosa: trazer ao mundo o filho do próprio Hitler. Anke vê-se então perante uma escolha impossível, dividida entre o dever de parteira e o ódio pelo regime para o qual agora trabalha.

Eu diria que há dois tipos de livros no que toca à 2ª Grande Guerra Mundial: os verídicos, aqueles que são baseados em testemunhos e histórias de quem viveu aqueles tempos, e os ficcionais, mais leves. Este é claramente um livro do segundo tipo. Apesar da época que retrata e da história e dos sentimentos fortes que tenta passar, é um livro que não se torna demasiado cruel para ser lido. Não que não tenha cenas bastante cruéis, têm. Mas todos os livros deste tema têm.

É um livro de leitura fácil e rápida, um daqueles livros que pode facilmente tornar-se num bestseller. A história é forte e tocante, como se espera num livro deste género. As personagens são muito humanas, com o seu lado bom e mau, e o leitor facilmente consegue criar empatia com elas. Até com aquelas com que menos esperaria criar empatia. Admito que já esperava o que ia acontecer perto do final bem antes de lá chegar, mas isso não lhe tirou mérito. Aquele final é, como se costuma dizer, “a cereja no topo do bolo”. Perfeito!

Um livro que é doce e amargo ao mesmo tempo, que traz consigo muitas memórias más da nossa história mas que também está repleto de histórias de amor, capaz de pôr a chorar os mais sensíveis. Um livro que, no fundo, é sobre amor. Bonito, muito bonito.

Livro recomendado!

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s