13 Livros Sobre Animais [Especial Dia Mundial do Animal]

Celebra-se a 4 de Outubro o Dia Mundial do Animal. A data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença por este ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.

Nós por cá, que adoramos animais e por acaso até somos devotos do Santo, resolvemos trazer uma lista com histórias…de animais, claro! E que doce lista!

 

Marley e Eu – John Grogan

Wook.pt - Marley & Eu

Esta é a história real de como é viver com o pior cão do mundo. Ou quase. John e Jenny eram jovens e apaixonados quando decidiram adoptar um cachorro. Então, chegou Marley, uma pequena bola de pêlo amarelo que rapidamente se transformou num labrador de 43 kg. Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava-se todo por cima das visitas, roubava roupa interior feminina e abocanhava tudo a que pudesse deitar o dente. Mas Marley era também um cão com um grande coração…
Um livro recomendado pelo plano nacional de leitura para o 7º ano de escolaridade, mas que nós por cá achamos que é para todas as idades. Já ganhou Quill Book Awards na categoria de biografia e promete pôr os leitores a chorar de tanto rir (e não só)…

.

.

As Lições do Pinguim – Tom Michell

Wook.pt - As Lições do Pinguim

Um dia, num passeio à beira-mar, Tom depara-se com um cenário dantesco: o areal está coberto de cadáveres de pinguins, vítimas indefesas de um derrame de petróleo. Mas no meio daquela mancha negra de morte, um pinguim agarra-se obstinadamente à vida. É então que Tom toma a decisão que alterará a sua perceção do mundo para sempre: leva o frágil animal para casa. O seu plano era tratá-lo e devolvê-lo ao mar. O que aconteceu na realidade supera a melhor ficção: na hora da despedida, o pinguim recusou-se a avançar para as ondas e decidiu “adoptar” Tom. Esta é a história real de Juan Salvador Pingüino, o pinguim que tocou o coração de todos aqueles que o conheceram. Livro recomendado pelo plano nacional de leitura para 12-14 anos, mas que nós também lemos! 😉

.

.

Wook.pt - Calvin EspargueteCalvin Esparguete – Filomena Lança

Os gatos não têm dono. Pelo contrário, sempre que podem, eles tornam-se donos de vários humanos que não se importem de lhes dar comida e um sítio para passar a noite. Eis a filosofia do gato desta história, que se recusa a ficar em casa, a dormir no sofá, e que passa os dias em animados passeios pela cidade de Lisboa. Tem na coleira o número de telefone dos donos que, graças aos telefonemas dos novos amigos que vai fazendo, sabem sempre onde é que ele anda. Ou quase sempre. Já ficou meses fora de casa, perdeu-se nos subúrbios, andou de autocarro, passeou-se pelo Metro, foi estrela na internet e fez amigos entre os turistas. Esta é a história das suas aventuras pela cidade, contada como só ele o poderia fazer.

.
.
.

Wook.pt - A minha História com Bob

Quando James Bowen encontra um gato alaranjado no prédio onde vive, não faz ideia do quanto a sua vida irá mudar. Lutando por sobreviver como músico de rua na cidade de Londres, a última coisa de que precisa é um animal de estimação. No entanto, incapaz de resistir ao animal doente, acolhe-o em sua casa. Quando Bob recupera a saúde, James deixa-o à porta do prédio, imaginando que nunca mais o voltará a ver. Todavia, Bob tinha outros planos. Dentro de pouco tempo, os dois tornam-se inseparáveis e as muitas aventuras que irão viver transformarão para sempre as suas vidas, curando lentamente as cicatrizes do passado atribulado de ambos.
.
.
.
Wook.pt - A Minha Gata Jessi
Esta é a história duma amizade extraordinária e de como o laço entre um menino autista e uma gata mudou as suas vidas para sempre. Lorcan Dillan era um menino adorável, com um sorriso malandro e olhos claros, mas sofria de autismo e mutismo selectivo. A sua condição impedia-o de comunicar normalmente, expressar emoções simples e desfrutar de abraços ou contacto humano. Mas tudo isto mudou radicalmente com a chegada da gatinha Jessi. A ligação extraordinária entre Lorcan e a gata foi imediata. Tornaram-se inseparáveis: quando Lorcan gritava e chorava, a gata sentava-se junto a ele até que se acalmasse; à noite, deitava-se na cama até que ele adormecesse; e brincavam juntos todo o dia. Depressa os pais se aperceberam de que Lorcan estava finalmente a expressar as suas emoções, algo que nunca conseguira. Hoje, é um rapaz que consegue comunicar com toda a gente, desenvolver e manter amizades, falar com desconhecidos e até participar em peças de teatro. Este livro conta a experiência de uma família na vida contra o autismo: é a história comovente da gata que nasceu para mudar a vida deste menino para sempre, e provar que os animais de estimação podem ter efeitos reais no combate a doenças e perturbações socialmente limitadoras.
.
.
.
Wook.pt - O meu amigo Billy
Fraser é uma criança autista de três anos, tensa e ansiosa, com acessos de raiva tão súbitos quanto incontroláveis. A vida dos Booth, numa pequena casa na herdade de Balmoral, a residência de verão da rainha de Inglaterra, é dura e muitas vezes desesperante. Para Louise, a mãe de Fraser, o futuro parece pouco animador. É então que o filho conhece Billy, um gato cinzento e branco, e a amizade que nasce entre os dois irá mudar para sempre as suas vidas. Os dois tornam-se inseparáveis e, com a ajuda do seu novo amigo de quatro patas, Fraser começa a fazer progressos: pequenas coisas que, somadas, dão vida a um verdadeiro milagre.
.
.
.
Resultado de imagem para livro sempre do teu lado
Recomendado pelo plano nacional de leitura para o 6º ano de escolaridade, esta obra é uma carta de Félix, um cão, ao seu dono, Guilherme! Félix acompanha Guilherme desde os 12 anos, nos melhores e nos piores momentos da sua vida. Tornam-se amigos de verdade e grandes confidentes. Mas a vida de Guilherme evolui, este cresce, sai de casa dos pais, e a Feliz resta-lhe esperar que um dia o seu amigo regresse…
.
.
.
Wook.pt - Molly e Eu
Molly é uma cadela incrível e a sua história vale a pena ser lida. Molly e Eu conta a emocionante história da equipa de detectives, Colin e Molly. Aqui ficamos a saber como o homem começou por resgatar a cadela e como a cadela acabou por encontrar e salvar muitos mais animais de estimação perdidos. Juntos, Colin e Molly são o Sherlock e o Watson dos animais de estimação perdidos. É a história de uma cocker spaniel salvadora com um passado difícil que, graças ao amor e devoção do seu dono, encontra uma nova vida, um propósito e um amigo para sempre.
.
.
.
.
Wook.pt - Naná, o Meu Amor de Quatro Patas
Há um elo único e insubstituível entre um dono e o seu cão. Esta é a história de um homem e da sua última companheira de viagem. Uma vida em comum de dezasseis anos, repleta de traquinices, momentos de alegria e de tristeza, provas de fidelidade e companheirismo. E de amor, muito amor. Ruy de Carvalho aprendeu mais do que ensinou, recebeu mais do que deu. E partilha connosco esses momentos de ouro da sua vida.
.
.
.
Wook.pt - Bichos
Também incluído no Plano Nacional de Leitura, Bichos é um dos mais lidos e mais famosos livros de Miguel Torga. Um livro lindo e comovente, onde cada frase é poesia e com histórias que prometem deixar-nos com uma lágrima no canto do olho. Um dos meus livros preferidos. Eu arranjo sempre forma de falar desta obra no blog, não é?
.
.
.
Wook.pt - Juntos para Sempre
Quantas vidas temos de viver para encontrar o amor?
Toby persegue um sonho: amar e ser amado. Serão necessárias várias reencarnações, mas o seu destino está escrito há muito e vai ser cumprido. Em cada reencarnação, ele aprende algo novo. Mas conseguirá a resposta para a grande questão: qual o sentido da vida? Após uma curta e trágica vida de cão vadio, o cachorro Toby fica surpreendido ao perceber que lhe foi dada uma nova oportunidade: o nosso herói nasceu de novo e tem um mundo de possibilidades pela frente. Esperam-no ainda muitas emoções fortes e provações até o verdadeiro desígnio da sua vida lhe ser revelado. No seu desejo de amar e ser amado, Toby protagoniza uma jornada universal. Toby somos todos nós. E todos nós nascemos com um destino para cumprir. Comovente e inesquecível, Juntos Para Sempre relembra-nos o que é essencial nas nossas vidas: o amor e a amizade, os momentos de felicidade e partilha, sonhos que acalentamos e as memórias que guardamos no coração.
.
.
.
Wook.pt - Tu és o Meu Coração
O maior receio do dono de um cão, de certa forma ainda pior do que o da morte de um animal de estimação querido, é que ele se perca, que desapareça durante dias, depois semanas, talvez para sempre. Tu És o Meu Coração é a história de Nelson, um cão que se deixa levar pela sua curiosidade e se perde, separando-se assim da sua dona. Esta comovente história segue Nelson na sua caminhada de oito anos longe de casa até ao dia em que, milagrosamente, se reúne com a sua família. Durante esta jornada, Nelson conserva o espírito optimista e o desejo de reencontrar o seu Grande Amor, a sua primeira dona, uma pianista de nome Katey. Nelson nunca deixa de suspirar por ela e, por sua vez, Katey nunca deixa de o procurar. O talentoso retrato que Alan Lazar faz das capacidades e da vida emocional de Nelson enaltece os extraordinários poderes mágicos dos cães, mostrando o quanto este pequeno rafeiro desengonçado, com um coração corajoso, nos pode ensinar, a nós, humanos. Esta história enternecedora sobre a família, a condição humana e a saudade, vai tocar bem fundo no coração de cada leitor e recordar o poder cicatrizante da sobrevivência e do amor persistente.
.
.
.
Wook.pt - O Cão do Filósofo

O que pensam e sentem os animais? Será um erro atribuir os conceitos de amor, devoção, lealdade, pesar, coragem ou amizade aos animais? Uma clara e apaixonada reflexão sobre as relações humanas, através do nosso relacionamento com os animais. Um livro comovente, que apela à reflexão. Nesta obra maravilhosa, Raimond Gaita, um amante de cães e filósofo, conta histórias inspiradoras, e por vezes divertidas, de cães, gatos, abelhas e borboletas. Muitos desses relatos referem-se a animais que conheceu: Jack, a catatua, Gypsy, a cadela e Tosca a gata vadia. Mas, longe de se centrar só na sua experiência, a reflexão de Raimond Gaita abarca autores como J.M. Coetzee e Hannah Arendt e filósofos como Wittgenstein e Descartes. Interroga-se sobre o que pensam e sentem os animais. Será um erro atribuir os conceitos de amor, devoção, lealdade, pesar, coragem ou amizade aos animais? Porque nos importamos tanto com algumas criaturas e tão pouco com outras? Ao proporcionar uma forma diferente de pensar os animais, sugere que será o amor a fornecer-nos o melhor modelo do respeito que lhes devemos.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s